FESTA DA UVA: 10 CANDIDATAS JÁ ESTÃO NA BRIGA PELO TÍTULO DE RAINHA


BOA EXPECTATIVA – A Festa da Uva contabiliza dez inscrições à rainha e princesas da edição de 2016. Outras sete meninas agendaram a inscrição para os próximos dias. Com isso, já são 17 candidatas dispostas a participar do concurso.
O diretor social, Roberto Delazzeri, afirma que esse número é considerado muito bom pela comissão responsável pelo concurso. “Estamos levando em conta que temos mais 12 dias pela frente para que outras meninas se inscreverem”. Delazzeri acrescenta que é expressivo o número de possíveis candidatas que tem entrado em contato com a Festa da Uva para obter informações e algumas que estão ainda procurando uma entidade ou empresa para representar, antes de formalizar a inscrição.

As inscrições prosseguem até 10 de junho. Para se inscrever, é necessário que a candidata faça o agendamento prévio, através do telefone (54) 30212137 e apresente, no ato da inscrição, na Casa 4 da réplica do Parque da Festa da Uva, a ficha de inscrição preenchida e assinada com seus dados e da(s) entidade(s) que representa e a documentação prevista no regulamento, que junto com a ficha de inscrição, está disponível no site www.festanacionaldauva.com.br.
Um dos itens do regulamento prevê que, neste concurso, o limite de candidatas inscritas será de 30 participantes, número esse que observará a ordem de inscrição das mesmas.
Laura Denardi Fritz que realizou inscrição hoje, 28 de maio, foi recepcionada na Casa 4 do Parque pelo presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo; o diretor social, Roberto Delazzeri, acompanhado de outros integrantes da Comissão Social, além de familiares da candidata e integrantes das entidades que ela representa.
PERFIL DA CANDIDATA
Laura Denardi Fritz
Entidade(s)/empresa(s): Prevensistem Sistema de Detecção e Extinção de Incêndios e Guarida Imóveis Agência Caxias do Sul
Idade: 26 anos
Filiação: Álvaro Maurício Fritz e Maria Isabel Denardi
Escolaridade: Superior Incompleto – Cursa Fisioterapia na UCS
Profissão:  Administradora
Foto Laudir Dutra

FESTA DA UVA CONSOLIDA A NONA INSCRIÇÃO DE CANDIDATA À RAINHA


MAIS UMA PRA CONTA – A Festa da Uva realizou hoje dia 27/05 a inscrição de mais uma candidata à rainha e princesas. Trata-se de Giovana Caregnato Orsso, que representa no concurso a S.E.R. Caxias. Com isso, já são nove candidatas inscritas. Outras oito agendaram a inscrição para os próximos dias. Nesta semana, estão previstas uma jovem nesta quinta e duas na sexta-feira.
As inscrições prosseguem até 10 de junho.  Para se inscrever, é necessário que a candidata faça o agendamento prévio, através do telefone (54) 30212137 e apresente, no ato da inscrição, na Casa 4 da réplica do Parque da Festa da Uva, a ficha de inscrição preenchida e assinada com seus dados e da(s) entidade(s) que representa e a documentação prevista no regulamento, que junto com a ficha de inscrição, está disponível no site www.festanacionaldauva.com.br.

Na inscrição da Giovana compareceram, na Casa 4 do Parque, o presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo; o diretor social, Roberto Delazzeri, acompanhado de outros integrantes da Comissão Social, além de familiares da candidata e representantes da S.E.R Caxias.
PERFIL DA CANDIDATA
Giovana Caregnato Orsso
Entidade(s)/empresa(s):  S.E.R. Caxias
Idade:  21 anos
Filiação: Itacir Orsso e Vera Caregnato Orsso
Escolaridade: Superior incompleto  – Cursa Ciências Contábeis na UCS
Profissão:  Estudante
FOTO LAUDIR DUTRA

GIOVANA ORSSO REPRESENTA A SER CAXIAS


SER CAXIAS – Mais uma menina oficializa sua candidatura para a escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva 2016, ela é Giovana Caregnato Orsso, que representa a SER Caxias.
Giovana, 21 anos, olhos verdes, cabelos ruivo natural, manequim 36, 1,58m, sapato 34. No sangue a paixão pelas cores grená, no coração a paixão pela família e o sonho aquele de toda menina que nasce nessa terra, participar e vivenciar toda a magia que faz da Festa da Uva, o momento máximo de celebração dos motivos da vinda dos colonizadores italianos a esta terra.
Giovana quer manter a tradição da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias de sempre estar representada por uma bela candidata e quer fazer história, assim como a inesquecível Rainha da Festa da Uva de 2002 Juliana Marzotto.

RENATA É SÃO LUIZ NA FESTA DA UVA


Cada localidade tem a sua força, suas tradições, sua história e belas representantes. Não poderia ser diferente lá em São Luiz da 6ª Légua, onde acima de tudo, a união é fator preponderante para o seu crescimento.
Renata Rodrigues Correa, 17 anos, 1,62, calçado 36, manequim 40, 68 quilos, olhos e cabelos castanhos chega para dar continuidade a tantos legados de bonitas participações em eventos esportivos e sociais de Caxias do Sul.
A menina sabe que a Festa da Uva é algo grandioso, por isso mesmo, promete se empenhar ao máximo no pré-concurso, dando prioridade total ao evento. “Antes de tudo um sonho de família. Exatamente por representar todas as famílias que vivem especialmente no campo, a mulher guerreira que trabalha incansavelmente para cuidar dos seus filhos que decidi participar da Festa da Uva.
Sei que não será nada fácil, temos que trabalhar com as nossas dificuldades e transformá-las em facilidades”.

Exposição tranquila

“Justamente por esta exposição que teremos a partir de agora é que temos que mostrar o nosso melhor. Fazer tudo com vontade. A hora é de aprendizado, as chances para isso serão imensas, pois vai haver um longo período até a escolha lá no início de setembro”.

QUEM SOU

Renata Rodrigues Correa
Entidade(s)/empresa(s): Esporte Clube São Luiz da 6º Légua
Idade: 17 anos – Completa 18 anos no próximo dia 5 de junho
Filiação: Adilson Martins Correa e Silvia Rodrigues
Escolaridade: Superior Incompleto – Cursa Moda na Feevale
Profissão: Estudante universitária
(Foto Laudir Dutra)

UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA PARA NATÁLIA


SONHAR. Mas essas meninas só pensam nisso. Palmas para elas, esse é o elixir da vida. Sonhar. Alcançar novos objetivos, trilhar caminhos que levem ao mais alto dos lugares, a felicidade.
Natália Capelani dos Santos pensou nisso desde pequeninha, embalou sonhos, se vestiu de rainha, de princesa, usou o sapato da mãe, pediu emprestado a maquiagem, batom, escova de cabelo. Pronto! Lá vai ela para encantar.
Não existe uma idade certa, não tem prazo de validade. 19 anos, 1,69 m, 58 quilos, sapato 37, olhos castanhos escuros, este é o momento da menina que enfrenta o seu maior desafio na vida. A família, os amigos, os vizinhos, certamente devem estar orgulhosos por tamanha coragem. Agora está feito, inscrição concretizada, sonho realizado.
“Além de representar meu povo e ficar na história da cidade, levo a minha participação como experiência para a minha vida. Tenho a certeza que vou aprender muito, muitas portas irão se abrir. Quero aproveitar ao máximo, externar os meus sonhos e anseios. Sei que terei o apoio incondicional de todas as pessoas que estarão torcendo para que eu faça e dê o melhor de mim”.

TODA REGIÃO SERRANO ACOLHE LIDIANE


#PARTIUFESTADAUVA – Páreo duro. Lidiane Ramos de Oliveira carrega o peso de uma comunidade que envolve 12 bairros de Caxias do Sul. Se falarmos que a menina é a representante do movimento comunitário na Festa da Uva não seria nenhum exagero. Mesmo não tendo nenhuma procuração para tal, fica a legitimidade e o sentimento dos moradores, familiares, amigos e entidades que asseguraram a sua participação. Este é o momento de união que deve nortear o seu nome em direção ao concurso de escolha da Rainha e Princesas dia 5 de setembro.

Lidiane, 24 anos, olhos castanhos, manequim 36, sapato 35, 52 quilos, ainda se mostra tímida no trato com a comissão social e a imprensa, mas convicta daquilo que quer e precisa para fazer um bonito papel no pré-concurso que se inicia tão logo acabe o prazo para as inscrições, no dia 10 de junho.
“Pode parecer um lugar comum, mas realmente é um sonho de criança. Acompanho desde pequena a evolução da Festa da Uva, a vontade sempre foi muito grande de fazer parte de tudo isso e agora surgiu a oportunidade.
Estou participando pelos meus antepassados e também por receber desde sempre o incentivo da minha família”, ressalta.

O SONHO DE RAINHA DA DOUTORA


RAFAELLE – Médica. A princípio nada poderia ser mais importante do que cuidar de pessoas, ofício primeiro e principal de qualquer doutor que se preze.
Ah, mas antes da profissão vem o aspecto pessoal, os sonhos de menina, o pensamento voltado para a família e para o lugar que acolhe. No final, é isto que conta, a família, os amigos, a cidade e tudo o que os cercam. Rafaelle Galiotto Furlan decidiu participar da Festa da Uva pelos motivos elencados acima.
As entidades co-irmãs do comércio, CDL, Sindilojas e Sindigêneros por tradição participam entusiasticamente e levam muito a sério, pois em muitas ocasiões realizaram uma espécie de pré-concurso interno na busca daquela que mais se enquadraria com o perfil desejado. Afinal de contas, trata-se de um conjunto de pessoas que opinam e levam muito a sério a Festa da Uva. Não se sabe se é esse o caso, de ter havido uma escolha prévia entre candidatas da cidade para representá-los, mas o fato é que chegam forte, assim como aconteceu com Andressa Grillo Lovato, Rainha da edição 2008 e Kátia Pisetta Weber, Princesa em 2010, apenas para citar duas das brilhantes participações.

Festa da Uva já contabiliza oito candidatas inscritas


MAIS CANDIDATAS – Mais quatro candidatas realizaram na tarde de ontem, dia 22 de maio, a inscrição como candidata à rainha e princesas da Festa da Uva.  Até o momento, oito candidatas se inscreveram e nove estão agendadas para os próximos dias, o que totaliza 17 concorrentes ao título de soberana da edição de 2016. A próxima candidata a se inscrever está agendada para quarta-feira, 27 de maio, às 15 horas.
As inscrições prosseguem até 10 de junho.  Para se inscrever, é necessário que a candidata faça o agendamento prévio, através do telefone (54) 30212137 e apresente, no ato da inscrição, na Casa 4 da réplica do Parque da Festa da Uva, a ficha de inscrição preenchida e assinada com seus dados e da(s) entidade(s) que representa e a documentação prevista no regulamento, que junto com a ficha de inscrição, está disponível no site www.festanacionaldauva.com.br.
Na inscrição das candidatas, nesta sexta-feira, compareceram na Casa 4 do Parque o casal diretor social, Roberto e Vera Delazzeri, acompanhado de outros integrantes da Comissão Social; a rainha da Festa da Uva, Giovana Crosa e a princesa Gabrielle Debastiani, além de familiares das candidatas e dirigentes das entidades que elas representam.

POR ONDE ANDA VOCÊ, LEONIR TAUFE


ENTREVISTA – Às vezes tentamos buscar explicações para a saída de cena de pessoas que fazem parte da história da cidade. No caso específico de Caxias do Sul, de um povo que participa ativamente das mudanças e faz parte delas como uma extensão das suas vidas fica ainda mais evidente que esse distanciamento é mais estratégico do que permanente.
Com o avanço dos meios de comunicação, onde as informações ficam armazenadas em discos rígidos, em arquivos convencionais físicos e imagens com alta resolução, nada se perde. Volta e meia recorremos a esses para avivar a memória das pessoas e chamar a atenção para o fato de que nem sempre se valoriza aqueles que continuam por aí, levando as suas vidas, se esbarrando com a gente e volta e meia, tirando um tempo para trocar algumas palavras com os amigos.
Esse espaço nos permite falar com personalidades, pessoas normais, profissionais de diversas áreas que tiveram a oportunidade de contribuir em algum momento com os rumos da cidade. No caso, Leonir Taufe, advogado, pai de família e que entre outras funções, foi o Diretor Presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae no governo Pepe Vargas.


“Hoje atuo na advocacia e não tenho nenhuma intenção de voltar à vida política. Na verdade saímos da política, mas ela não sai da gente. Faço política na comunidade onde moro. Tive várias oportunidades de voltar, recebi alguns convites. Acredito que dei uma contribuição importante na vida das pessoas, mas no meu horizonte não vislumbro um retorno, o foco hoje é na profissão como advogado, junto à família, que tem uma importância muito grande”.

Momento político da cidade

“Vejo como muito bom, não houve uma descontinuidade nos avanços e nos projetos pensados lá atrás. As coisas que foram feitas são ressaltadas como positivas.
O tempo que estivemos no Samae nos dedicamos muito ao Plano Diretor de Esgoto e isso foi e continua sendo discutido. Mesmo com momentos econômicos diferentes e toda a conjuntura, houve uma continuidade em todo esse cenário, mesmo com todos os pensamentos distintos”.

Discussões ambientais

“Felizmente vejo uma geração mais cuidadora quanto às questões envolvendo o meio ambiente.
As crianças que participavam do Caminho das Águas e do Lixo há 15 anos, hoje são pais de família, adultos mais conscientes, até porque muita coisa mudou nas questões sobre ecologia e meio ambiente.”

Se precaver para o futuro

“O desafio da nossa cidade é represar a água com os pequenos arroios e nascentes que temos e esse custo se eleva muito porque são precisos muitos investimentos.
Infelizmente, em razão da geografia, das pessoas, ainda temos um coeficiente muito grande de desperdício de água. Perder 30%, 40% é inadmissível.
É preciso fazer uma reflexão enquanto gestor público e cidadão para encontrar uma solução para esse problema, caso contrário, o usuário vai continuar pagando essa conta. Existem algumas pessoas que não se enquadram dentro das regras estabelecidas, acabam prejudicando aqueles que querem evoluir, cumprir a lei”.

Voltando no tempo

“Acho que deveríamos ter sido mais ousados com relação à gestão. Não tínhamos capacidade de investimentos, mas acredito que poderíamos ter priorizado projetos à longa distância.
Hoje, com certeza teríamos todas as condições de realizar mais e com mais qualidade, pensando no coletivo que deve ser sempre o foco principal”.
Leonir Taufe é advogado, formado pela UCS em 1995. Casado com Rose Brogliato e tem 3 filhas, 13, 17 e 20 anos.
(Foto Laudir Dutra)

Participação para retribuir todo o carinho e incentivo da comunidade

FESTA DA UVA - Juliana Camazzola foi a quarta candidata em efetuar a candidatura junto à Comissão Social da Festa da Uva. Ela representa a comunidade de Fazenda Souza, juntamente com sua Festa do Agricultor. Coincidentemente todas as inscritas são representantes legítimas de suas origens, fortemente arraigadas na terra de origem.
Juliana tem 1,65, manequim 38, olhos castanhos, pesa 57 kg e faz Mestrado de Educação na UCS, curso este que precisa terminar em 2016. Em 2014 depois de se formar, fez Licenciatura e Bacharelado de Educação Física e em seguida ingressou como bolsista. Não acredita que precise parar agora em função da sua participação como candidata.
Saiba um pouco mais sobre Juliana Camazzola, 24 anos, natural de Caxias do Sul.

“Estou participando pelo orgulho que tenho das minhas raízes e também para valorizar a minha comunidade que fez todo o empenho para que eu participasse como uma das candidatas seja para figurar no trio ou mesmo para ser uma Embaixatriz.
Farei todo o empenho para representar bem a comunidade Fazenda Souza, manter a tradição de sempre termos uma representante na maior festa da serra gaúcha. Isso por si só já é uma grande honra”.

Estar inserida na história

“Sempre participei de alguma forma da Festa da Uva, principalmente depois dos 16 anos, quando comecei a acompanhar mais de perto o evento, seja como uma expectadora ou desfilando em algum carro alegórico ou ala do corso. Nesse último caso como uma das atuais soberanas da Festa do Agricultor de Fazenda Souza.
A integração junto à comunidade acaba por motivar ainda mais o nosso interesse pelas coisas da nossa cidade e região, valorizamos e entendemos a grandiosidade da Festa da Uva”.

É importante a participação

“Mesmo que não venha o título de Rainha ou princesas, imagina todo o conhecimento que adquirimos no pré-concurso, isso vai conosco para a vida toda. Acredito que este propósito da participação pura e simples por entender que sempre acabamos agregando e ganhando algum conhecimento é o mais importante. O que aprendemos levamos para vida toda”.
(Foto Laudir Dutra)

JULIANA MARTINI CAMAZZOLA REPRESENTA FAZENDA SOUZA NA ESCOLHA DA RAINHA DA FESTA DA UVA


FESTA DA UVA - A Festa da Uva iniciou no último dia 05 de maio as inscrições das candidatas ao concurso de Rainha e Princesas da Festa da Uva 2016. Nesta segunda-feira, dia 18, mais uma jovem formalizou a sua inscrição na Casa 4 das Réplicas, no Parque da Festa da Uva. Trata-se de Juliana Martini Camazzola, de 24 anos, representante da Festa do Agricultor e o Distrito de Fazenda Souza.
A candidata estava acompanha pela mãe Anna Dill Martini, pelo namorado Gustavo Boff e pelo representante da Sociedade Amigos de Fazenda Souza, Evandro Mazzochi. “A Juliana é a quarta candidata inscrita. E é a quarta Festa da Uva em que Fazenda Souza participa do concurso”, informou Mazzochi aos presentes, entre eles o presidente da Festa, Edson Nespolo, a rainha Giovana Crosa, o casal diretor Roberto e Vera Delazzeri e demais integrantes da Comissão Social.
O concurso tem até o momento quatro candidatas. Até o final desta semana estão agendadas mais quatro. O período de inscrição se estende-se até 10 de junho. Para se inscrever, a candidata necessita fazer agendamento prévio, em contato pelo fone (54) 3021.2137, além de preencher os requisitos e providenciar na documentação prevista no Regulamento do Concurso e na Ficha de Inscrição, que estão disponíveis no site da Festa da Uva (www.festanacionaldauva.com.br).

QUEM SOU

Nome: Juliana Martini Camazzola,
Entidade: Festa do Agricultor e Distrito de Fazenda Souza
Profissão: Bolsista integral de mestrado
Idade: 24 anos
Altura: 1,65m
Peso:57kg
Filiação: Alcides Camazzola e Anna Dill Martini
Escolaridade: Cursando mestrado em Educação
O concurso de Rainha e Princesas da Festa da Uva 2016 será realizado no dia 05 de setembro.
CANDIDATAS INSCRITAS
ELOISE ARMAN – 24 anos
Festa do Vinho Novo de Forqueta
CECILLE FELIPPI – 23 anos
ASSUTRAN, ATELIER MENYDOGGY, Comitê Pró-Desenvolvimento e Região Administrativa de Galópolis
EDUARDA LUIZA BERTOTTI – 21 anos
E2 Network Tecnologia e Telecomunicações Ilimitada e Associação de Moradores do Bairro (AMOB) Desvio Rizzo
JULIANA MARTINI CAMAZZOLA – 24 anos
Festa do Agricultor e o Distrito de Fazenda Souza.
(Foto Antônio Lorenzett)



Fatos Históricos de hoje, 15/05 por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 15 de maio,  sexta-feira – – Vigésima semana do ano. –De janeiro a hoje passaram 135 dias. Faltam 230 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono.  — Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NEMAMIAH e devem rezar o Versículo 19 do Salmo 113 para ter maior proteção.
Pensamento do dia: Aos amigos aplicamos os favores da Lei, aos inimigos os rigores da Lei.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA –  O município de Esmeralda foi criado em 27 de novembro de 1963, tem 3.200 habitantes e 2.700 eleitores. Integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário de Vacaria.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 15 DE MAIO  — DIA DO ASSISTENTE SOCIAL,  na data do decreto que regulamentou a profissão. – DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS, instituído pela ONU. –  DIA DO GERENTE DE BANCO — DIA DE COMBATE Á INFECÇÃO HOSPITALAR — DIA DO PROFESSOR APOSENTADO.

Festa da Uva: Todas as Rainhas, cada uma com sua beleza particular


BELEZA GARANTIDA –  A Rainha Giovana Toscan ainda vai colher muitos frutos junto à Festa da Uva 2016, pela sua representatividade e capacidade de agregar. Esse preparo que ela e tantas outras rainhas que permanecerão na história do evento têm para divulgar e falar com propriedade sobre a cidade de Caxias do Sul deve ser seguido, dado continuidade e será com certeza também pelas meninas que estão aos poucos emprestando seus nomes para a festa. Que tenhamos tantos seres divinos e fora de séries, que a relação abaixo seja ainda mais enaltecida e fique para sempre no imaginário de tantas pessoas, de crianças a adultos.


1934: Odila Zatti
1950: Teresinha Morganti
1954: Maria Elisa Eberle
1958: Zila Turra
1961: Helena Luiza Robinson
1965: Silvia Ana Celli
1969: Elizabeth Maria Menetrier
1972: Margareth Trevisan
1975: Roxane Torelli
1978: Ana Méri Brugger
1981: Marília Conte
1984: Marisa Dotti
1986: Silvia Slomp
1989: Deliz De Zorzi
1991: Catiana Rossato
1994: Cristina Briani
1996: Patrícia Horn Pezzi
1998: Patrícia Roth dos Santos
2000: Fabiane Bressanelli Koch
2002: Juliana Marzotto
2004: Priscila Caroline Tomazzoni
2006: Julia Brugger de Carli
2008: Andressa Grillo Lovato
2010: Tatiane Frizzo
2012: Roberta Veber Toscan
2014: Giovana Crosa.
Fotos: Laudir Dutra.

Luzia representa Caxias do Sul na semifinal do Miss RS 2015


MISS RIO GRANDE DO SUL – No dia 22 de maio às 20h na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo acontece a semi-final do Miss RS 2015 e Caxias do Sul estará representada pela Miss Caxias Luzia Ester Santos Oss, coroada em evento que ocorreu na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim no dia 12 de setembro de 2014.
Nessa etapa serão classificadas 30 meninas que irão para a final em data ainda a ser divulgada pelos organizadores.
Desde já fica o registro e o convite para que os caxienses levem seus incentivos à menina que tem todas as condições de figurara entre as finalistas.
O vestido de gala que Luzia vai usar no dia do evento levará a assinatura de Maicon Sbrissa e o Make da Euro Hair, um dos patrocinadores da menina.
Luzia Ester Santos Oss é natural de Caxias do Sul, nascida em 26 de outubro de 1989, é corretora de imóvel e Acadêmica de Direito, detentora de diversos títulos de beleza, entre eles, Miss Caxias Teen 2002, Miss Caxias Infanto-Juvenil 2002, Musa Brasil do Carnaval Infanto Juvenil – 2003/2004, Musa Verão Caxias do Sul 2003, 1ª Princesa Comunitária UAB de Caxias do Sul – 2004/2005, Garota Verão Capão Novo 2005, 1ª Princesa do Carnaval de Caxias do Sul 2006, 1ª Musa do Samba do RS 2006 e Embaixatriz da Festa da Uva 2008.

Nesta matéria:
Look: Estilo Mulher
Make: Fernando Rodrigues
Foto: Antares Martins

Festa da Uva: Inscrições agendadas foram remarcadas para outra data


FESTA DA UVA - A Festa da Uva iniciou na última terça-feira, dia 05/05 as inscrições das candidatas ao concurso de Rainha e Princesas da Festa da Uva 2016. Nesta semana, mais duas jovens formalizarim as suas inscrições na Casa 4 das Réplicas, no Parque da Festa da Uva.
Mas houve um reagendamento para essas inscrições, na última hora as meninas Lidiane Ramos de Oliveira e Laisa Gasparetto farão seus agendamentos em breve e estaremos divulgando neste espaço seus nomes e respectivas entidades..
O concurso tem até o momento três candidatas (abaixo). O período de inscrição se estende-se até 10 de junho. Para se inscrever, a candidata necessita fazer agendamento prévio, em contato pelo fone (54) 3021.2137, além de preencher os requisitos e providenciar na documentação prevista no Regulamento do Concurso e na Ficha de Inscrição, que estão disponíveis no site da Festa da Uva (www.festanacionaldauva.com.br).
O concurso de Rainha e Princesas da Festa da Uva 2016 será realizado no dia 05 de setembro.
As três candidatas abaixo já fizeram as suas inscrições.
ELOISE ARMAN – 24 anos
Festa do Vinho Novo de Forqueta.
CECILLE FELIPPI – 22 anos
ASSUTRAN, ATELIER MENYDOGGY, Comitê Pró-Desenvolvimento e Região Administrativa de Galópolis
EDUARDA LUIZA BERTOTTI – 21 anos
E2 Network Tecnologia e Telecomunicações Ilimitada e Associação de Moradores do Bairro (AMOB) Desvio Rizzo. (Foto em destaque).
(Foto Laudir Dutra)

Fatos Históricos de hoje, 14/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 14 de maio, quarta-feira.  – Vigésima semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 134 dias. Faltam 231 dias para o fim  do ano. –Estação: Outono.  — Signo de Touro. —  Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO POIEL e devem rezar o Versículo15 do Salmo 144 para obter maior proteção. 

Pensamento do dia: Cavalo, com ou sem ferradura,  não desce nem sobe escada.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – O município de Dois Lajeados integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul, através do Núcleo Universitário de Guaporé. Sua  população é de 3.400 habitantes e tem 2.800 eleitores. Criado em 8 de dezembro de 1987, sua renda per capita é de 13 mil reais.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 14 DE MAIO – DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO PARAGUAI – A República do Paraguai,  no centro-sul da América do Sul, e cuja capital é Assunção, comemora, hoje e manhã, a Independência.

Fatos Históricos de hoje, 13/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 13 de maio, terça-feira. —  Vigésima semana do ano.– De janeiro até hoje passaram 133 dias. Faltam 232 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono.  Lua crescente. –– Signo de Touro. –Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO MEBAHIAH e devem rezar o Versículo 13 do Salmo 101 para obter maior proteção.
Pensamento:  Ser negro não é ser descendente de escravos, é ser descendente de seres humanos que foram, arbitrariamente, escravizados por outros seres humanos.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL –  “Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante” diz o Artigo 5º, inciso III da Constituição Federal do Brasil. Hoje festeja-se a Abolição da Escravatura, gesto do mais alto significado, mas a convivência e o respeito às diferentes etnias no panorama cultural do Brasil deve ser ponto fundamental na educação e na formação de uma verdadeira identidade brasileira. O dia 13 de maio pode ser considerado o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, relembrando a histórica data em que  foi assinada a Lei Áurea, em 1888. Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor da UCS.

- HOJE É O DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.

Fatos Históricos de hoje, 12/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 12 de maio, segunda-feira.  – Vigésima semana do ano. — De janeiro até hoje passaram 132 dias, faltam 233  dias para o fim  do ano.– Estação: Outono. –– Signo de Touro.– Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NITHAEL e devem rezar o Versículo 19 do Salmo 102 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia: Nos menores frascos estão os melhores perfumes e os piores venenos.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Hoje é o aniversário de Cotiporã, que integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul, através do Núcleo Universitário de Veranópolis.  Foi criado em 12 de maio de 1982, tem 4.600 habitantes e 3.530 eleitores. A UCS saúda Cotiporã, cumprimentando a todos e desejando muito sucesso.

- HOJE É O DIA DO ENFERMEIRO E DA ENFERMAGEM.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 12 DE MAIO – DIA DA ENFERMAGEM E DIA DO ENFERMEIRO, Dec. 2.956/1938, início da Semana da ENFERMAGEM (Decreto 48.202/60).
— DIA DO ENGENHEIRO MILITAR

Fatos Históricos de hoje, 11/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 11 de maio, segunda-feira. — Vigésima semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 131 dias. Faltam 234 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono. –– Signo de Touro.  — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NANAEL e devem rezar o Versículo 75 do Salmo 118 para obter maior proteção.
Na programação da  135ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio,  ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Farroupilha (RS), neste dia 11 de maio será realizada a 7ª Romaria dos Jipeiros

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA  – O município de Coronel Pilar foi criado em 1996, tem cerca de 1.700 habitantes e 1.600 eleitores. Integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário da Região dos Vinhedos e sua renda anual per capita é de cerca de dez mil reais.
O DIA DE HOJE, 11 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
330 D.C.- Em 11 de maio do ano de 330, inauguração de Nova Roma ou Constantinopla, antiga Bizâncio, hoje Istambul.  Foi capital do Império Romano do Oriente, o império bizantino, até ao ano de 1453, quando Maomé II a conquistou, trocando-lhe o nome para Istambul.

Fatos Históricos do dia 10/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 10 de maio, domingo. — Décima nona semana. — De janeiro a hoje passaram 130 dias. Faltam 235 para o fim do ano. — Estação: Outono.  –– Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO IMAMIAH e, para obter maior proteção, devem rezar o Versículo 18 do Salmo 7.
Na programação da 135ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Farroupilha (RS), neste 10 de maio será realizada a 21ª Cavalgada da Fé.
Pensamento do dia: Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Em 1959, em Caxias do Sul, era lançada a pedra fundamental da Igreja de São Pio X. Estava à testa da paróquia o Padre Ênio Tarrasconi, que é exemplo maior de zelo, fé e espírito comunitário.

Fatos Históricos do dia 09/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 9 de maio, sábado. — Décima nona semana. — De janeiro a hoje passaram 129 dias. Faltam 236 dias para o fim do ano.– Estação: Outono. –– Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAHASIAH e devem rezar o Versículo 32 do Salmo 103 para obter maior proteção.
Pensamento do dia: ” O que não vemos com os olhos, não testemunhamos com a boca.”
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A Universidade de Caxias do Sul, lança, neste Vestibular de Inverno de 2014, uma nova opção: Tecnologia em Dança. O curso tem como objeto de estudo a dança enquanto linguagem da arte, fenômeno comunicativo e expressivo. O aluno estuda anatomia humana, fisiologia do movimento, neuromecânica da dança, linguagem visual, semiótica aplicada, economia da cultura, além de conteúdos específicos da história e teoria da dança, práticas corporais em dança, laboratórios de pesquisa e de criação, composição coreográfica, dança e tecnologia, elementos compositivos da cena, entre outros.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 9 DE MAIO – DIA MUNDIAL DO CONGRESSO MARIANO – A União Europeia, criada em 1950, comemora o DIA DA UNIÃO EUROPEIA.

Fatos Históricos do dia 08/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 8 de maio, sexta-feira. — Décima nona semana.– De janeiro a hoje passaram 128 dias. Faltam 237 dias para o fim do ano.– Estação: outono. ––Signo de Touro.– Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO DANIEL e devem rezar o Versículo 8 do Salmo 102 ou do Salmo 103 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia: Mesmo a mais bonita dentre as cobras será sempre uma cobra.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA -1956 – É oficialmente criada a Faculdade de Ciências Econômicas da Mitra Diocesana de Caxias do Sul. Iniciativa louvável da Mitra, nesse mesmo ato foi empossado o Grande Conselho Pró-Faculdades de Caxias, com o objetivo de dar, à Região Nordeste do Rio Grande do SuI, um conjunto de escolas superiores que preparariam a criação de uma Universidade da Serra, a hoje Universidade de Caxias do Sul.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 8 DE MAIO – DIA DA VITÓRIA: Evoca o final da II Guerra Mundial, com a capitulação das forças alemãs, ocorrida em 8 de maio de 1945. — DIA DA CRUZ VERMELHA, referencia o nascimento de seu fundador Henry Dunantm que nasceu aos 8 de maio de 1828, na Suíça. – DIA DO ARTISTA PLÁSTICO – DIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING.

Fatos Históricos do dia 07/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 7 de maio, quinta-feira. — Décima nona semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 127 dias. Faltam 238 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono. Lua crescente a partir das meia noite e 16 minutos . –– Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO VEHUEL e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 144 para alcançar maios proteção.
Pensamento do dia:  Rico que fica pobre também perde os amigos.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A história brasileira relembra o dia  7 de maio de 1880, quando, no Rio de Janeiro, morria o Duque de Caxias, cujo nome foi dado à Colônia Caxias, que tornou-se Caxias do Sul. O Duque empresta seu nome à nossa Universidade. Conhecido como “O Pacificador”,   Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi  Marechal do Exército, conselheiro e Presidente do Conselho de Estado.  Personagem de admirável  vigor nas lutas pela Independência, nos tumultos da regência, na pacificação das províncias e na defesa da honra nacional no decorrer das guerras do Prata, é um herói nacional. Relembrar sua trajetória como líder militar e homem de destacada atuação política faz parte da formação da cidadania brasileira. Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor da UCS.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 7 DE MAIO  - DIA DO OFTALMOLOGISTA, médico especialista em oftalmologia, ‘’ciência que se ocupa da estrutura e do funcionamento dos olhos e das moléstias que os atingem’’. Oftalmologia compõe-se das palavras gregas oftalmós, que significa ‘’vista, olho’’ e lógos, ‘’ciência, tratado’’. – DIA DA SAÚDE OCULAR  - DIA DO SILÊNCIO, definido como  ausência de qualquer ruído; portanto, sossego, repouso, tranquilidade, criando um ambiente propício à meditação.

Fatos Históricos do dia 06/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 6 de maio,  quarta-feira.  – Décima nona semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 126 dias. Faltam 239 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono.  — Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO MIHAEL e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 97 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia:  Em público, representante de autoridade maior fala,  mas não opina.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A Universidade de Caxias do Sul, desde sua criação em 1967, consolida a estrutura física e funcional dos seus cursos,  investe em ambientes estruturais e mantém projetos acadêmicos e curriculares compatíveis com a expectativa de seus alunos.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 6 DE MAIO – DIA DO CARTÓGRAFO, inspirado na primeira determinação de latitude em terra brasileira por Mestre João, navegador da frota de Cabral, em 6 de maio de 1500. –  DIA DO INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO – DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – DIA DA CORAGEM  –  DIA DA GUARDA SUÍÇA, Vaticano, Roma, instituída em 1506, com a função específica de guardar e proteger o Sumo Pontífice.

FESTA DA UVA 2016: UMA IDADE CERTA PARA CONCRETIZAR SONHOS


EDUARDA LUIZA BERTOTTI, 21 anos vem para disputar o título e de cara mostra determinação e atitude de quem já conhece bastante os caminhos que deve percorrer até o dia do concurso. “Quando comecei a estudar sobre a história de Caxias do Sul, sempre tive a motivação e me chamou a atenção que a Festa da uva faz parte disto tudo. Não é lugar comum, mas evidentemente que é um sonho de verdade que estou concretizando ao realizar a minha inscrição. O mais importante agora é me preparar muito para não desapontar aqueles que estão comigo nessa corrida. Assim, é bem tranqüilo participar, nada vai influenciar, temos a nossa vida pessoal, namorado, trabalho, estudo, mas esse é o momento de união e concentração em torno de algo maior. Sou caxiense com muito orgulho e só pelo fato de estar aqui inserida neste contexto, já é muito gratificante”.
QUEM SOU EU
Nome: Eduarda Luiza Bertotti
Entidade: E2 Network Tecnologia e Telecomunicações Ilimitada, AMOB Desvio Rizzo
Idade: 21
Altura: 1,63
Peso: 56
Filiação: Eduardo Luiz Bertotti e Angela Maria Panassol Bertotti
Escolaridade: cursa Marketing na Ftec
Trabalho: secretária (da empresa que representa)

Foto: Laudir Dutra
Clique e confira mais sobre a Festa da Uva 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...