Fatos Históricos do dia 06/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 6 de maio,  quarta-feira.  – Décima nona semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 126 dias. Faltam 239 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono.  — Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO MIHAEL e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 97 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia:  Em público, representante de autoridade maior fala,  mas não opina.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A Universidade de Caxias do Sul, desde sua criação em 1967, consolida a estrutura física e funcional dos seus cursos,  investe em ambientes estruturais e mantém projetos acadêmicos e curriculares compatíveis com a expectativa de seus alunos.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 6 DE MAIO – DIA DO CARTÓGRAFO, inspirado na primeira determinação de latitude em terra brasileira por Mestre João, navegador da frota de Cabral, em 6 de maio de 1500. –  DIA DO INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO – DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – DIA DA CORAGEM  –  DIA DA GUARDA SUÍÇA, Vaticano, Roma, instituída em 1506, com a função específica de guardar e proteger o Sumo Pontífice.

O DIA DE HOJE, 6 DE MAIO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1312 – ROMA – ITÁLIA - O papa Clemente V, por solicitação de Filipe, o Belo, Rei de França, promulga a bula ‘’ Vox in excelsis’’, dissolvendo os Templários. O Grão-Mestre transferiu sigilosamente o cargo, preservando a Ordem que, entretanto, se afastou da Igreja Católica.
1527 – ROMA – ITÁLIA – Saque de Roma pelas tropas alemãs e espanholas de Carlos V, imperador da Alemanha e rei de Espanha, durante as Guerras de Itália.
1856 – FREIBERG – REPÚBLICA TCHECA - Nasce Sigmund Freud em Freiberg, Morávia, na época  Império Austro-Húngaro,  atualmente da República Checa. Foi o fundador da psicanálise.
1937 – NOVA JERSEY – ESTADOS UNIDOS – Hindenburg, o maior dirigível já construído e o orgulho da Alemanha nazista, explode matando 36 passageiros e toda a tripulação. O desastre decretou o fim da utilização comercial dos dirigíveis.
1941 – MOSCOU – RÚSSIA – Joseph Stalin se torna o novo primeiro-ministro da Rússia.
1967 – NOVA DELHI – INDIA – Zakir Hussain se torna o primeiro presidente muçulmano da Índia.
1968 – PARIS – FRANÇA – Os estudantes e policiais lutam no  Boulevard St. German. A Universidade de Sorbonne é fechada.
1981 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS  – Os Estados Unidos expulsam todos os diplomatas da Líbia, em represália ao governo líbio que apoia o terrorismo internacional.
1994 – CANAL DA MANCHA – A rainha britânica Elizabeth II e o presidente francês François Mitterrand abrem oficialmente o Canal da Mancha entre seus países.
1996 – GUATEMALA – Guerrilheiros e governo assinam o encerramento de 35 anos de guerra civil.
1910 – LONDRES – INGLATERRA –  Morre o rei Eduardo VII, filho primogênito da Rainha Vitória e do príncipe Alberto de Saxe Coburgo. Assumiu após a morte da  mãe,  em 22 de janeiro de 1901. Devolveu à corte o esplendor, era soberano de tato e simpático, que conquistou a amizade de seu povo e a consideração dos governantes de outras nações. Nasceu aos 9 de novembro de 1841.
1961 – LEXINGTON – ESTADOS UNIDOS – Nasce George Clooney, astro do cinema internacional.
O DIA DE HOJE, 6 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1736 – RIO DE JANEIRO – É fundada a  Academia dos Felizes (1736-1740), cujo lema latino era ‘’Ignávia fugánda et fugiénda’’ (Não basta fugir da preguiça, é preciso também afugentá-la).
1853 – SALVADOR – BAHIA - Nasce Rodolfo Teófilo, farmacêutico, líder abolicionista, historiador. Escreveu  ‘’História da Seca no Ceará’’ (1877), ‘’Lira Rústica’’ (1919) e os romances ‘’Maria Rita’’ (1897) e ‘’Paroara’’ (1899). Morreu em Fortaleza, Ceará, no dia 2 de julho de 1932.
1895 – RIO DE JANEIRO - Nasce Júlio César de Melo e Sousa, escritor, o Malba Tahan. Engenheiro, foi de grande conceito e seu livro ‘’O homem que calculava’’ teve numerosas edições.
1984 – SÃO PAULO – Depredada a sede da Anistia Internacional,  inaugurada na véspera.
2003 – BRASÍLIA – DF - O Senado rejeita a proposta de abertura de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar contra o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).
2008 – SÃO PAULO – É criado o Instituto do Câncer-SP Octavio Frias de Oliveira, pelo Governo com a Fundação Faculdade de Medicina,, o maior no tratamento de câncer da América Latina
O DIA DE HOJE, 6 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL 
1853 – PORTO ALEGRE - Nasce João Vieira Fernandes. Escreveu Ensaios tímidos, Auroras do Sul, A Musa moderna, Escrínios e Poemetos e Quadros. E em prosa: História de um amor, Noites de verão, Arnaldo, Anália, A Voz de Tiradentes  e Os Gaúchos.
1863 – SÃO JERÕNIMO - Nasce Augusto Daisson, historiador e filólogo.
1871 – PELOTAS – Morre Domingos José de Almeida, (Mariana, MG) Empresário, participou da Revolução Farroupilha e foi  Ministro do Interior e da Fazenda.
1874 –            PALMEIRA DAS MISSÕES –  Criação do município de Palmeira das Missões, desmembrado de Cruz Alta e Passo Fundo. Hoje tem cerca de 36 mil habitantes.
1914 – JÚLIO DE CASTILHOS - Nasce Tarso de Moraes Dutra. Foi ministro da Educação.
1923 – BAGÉ – Nasce José Salvador Pereira, jurista.
1927 – SANTA MARIA - Nasce João Amado Réquia, economista.
1941 – PORTO ALEGRE - Nasce Roberto Brenol de Andrade, jornalista.
SANTO DO DIA DE HOJE, 6 DE MAIO – DIA DE LOUVOR A SANTO EVÓDIO, Bispo e Mártir. Foi sagrado bispo pelo Apóstolo São Pedro, a que sucedeu na sede de Antioquia. Nessa mesma cidade padeceu o martírio. Segundo a tradição, tinha sido discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo. DIA DE LOUVOR A  SÃO LÚCIO DE CIRENE, rezar para ele ajuda a renovar a fé.
O DIA DE HOJE, 6 DE MAIO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1893 – VERANÓPOLIS – As capelas de São Roque e São José vivem momentos de grande alegria. Inauguram seus sinos, longamente tangidos, em sinal de regozijo
1896 – GUAPORÉ – A localidade, chamada Esperança, era elevada a curato e nomeado seu primeiro cura, o Pe. Teodósio Teófilo Sanson, que aí permaneceu diversos anos.
1903 – CAXIAS DO SUL – Morre Abramo Pezzi, austríaco, conhecido pela alcunha ‘’Il Maestro’’.
1934 – CARLOS BARBOSA – Nasce Carlos Albino Zagonel, sacerdote capuchinho,  professor universitário e historiador.
1969 – CAXIAS DO SUL – O Conselho Federal de Educação aprova a reestruturação da UCS.
1984 – BARRA, Bahia – Toma posse, como bispo, Dom Frei Itamar Vian, na Catedral de São Francisco das Chagas. Dom Itamar, capuchinho, é natural de nosso Estado.
1994 – CAXIAS DO SUL – A Universidade de Caxias do Sul assina convênio de cooperação com o Instituto de Capacitação em Turismo do Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...