Fatos Históricos do dia 07/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 7 de maio, quinta-feira. — Décima nona semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 127 dias. Faltam 238 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono. Lua crescente a partir das meia noite e 16 minutos . –– Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO VEHUEL e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 144 para alcançar maios proteção.
Pensamento do dia:  Rico que fica pobre também perde os amigos.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A história brasileira relembra o dia  7 de maio de 1880, quando, no Rio de Janeiro, morria o Duque de Caxias, cujo nome foi dado à Colônia Caxias, que tornou-se Caxias do Sul. O Duque empresta seu nome à nossa Universidade. Conhecido como “O Pacificador”,   Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi  Marechal do Exército, conselheiro e Presidente do Conselho de Estado.  Personagem de admirável  vigor nas lutas pela Independência, nos tumultos da regência, na pacificação das províncias e na defesa da honra nacional no decorrer das guerras do Prata, é um herói nacional. Relembrar sua trajetória como líder militar e homem de destacada atuação política faz parte da formação da cidadania brasileira. Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor da UCS.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 7 DE MAIO  - DIA DO OFTALMOLOGISTA, médico especialista em oftalmologia, ‘’ciência que se ocupa da estrutura e do funcionamento dos olhos e das moléstias que os atingem’’. Oftalmologia compõe-se das palavras gregas oftalmós, que significa ‘’vista, olho’’ e lógos, ‘’ciência, tratado’’. – DIA DA SAÚDE OCULAR  - DIA DO SILÊNCIO, definido como  ausência de qualquer ruído; portanto, sossego, repouso, tranquilidade, criando um ambiente propício à meditação.

O DIA DE HOJE, 7 DE MAIO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1429 – ORLEANS – FRANÇA – Joana D´ Arc lidera tropas francesas no cerco à Orleans.
1828 – GENEBRA – SUIÇA – Nascimento do Dunant (Jean Henry Dunant), idealizador da Cruz Vermelha Internacional, Jean Henry Dunant. A Cruz Vermelha é respeitada em todo o mundo.
1928 – LONDRES – INGLATERRA – Mulheres após 21 anos podem votar na Grã-Bretanha.
1945 – REIMS e KARLSHORST – Nos dias 7 e 8 de maio o general alemão Alfred Johl assina a rendição incondicional da Alemanha às Forças Aliadas. Termina a Segunda Guerra Mundial.
1951- MOSCOU – RÚSSIA – A Rússia recebe autorização do Comitê Olímpico Internacional para participar dos Jogos Olímpicos de 1952. Começa uma trajetória de grandes campeões olímpicos.
1954 – VIETNÃ DO NORTE – Tropascomunistas de Ho Chi Minh derrotam as tropas francesas em Dien Bien Phu. A vitória de Ho Chi Min  marcou o fim do colonialismo francês na Indochina.
1975 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – O presidente Ford declara oficialmente o fim da “era Vietnã”. Na cidade de Ho Chi Minh, anteriormente Saigon, os vietcongs  celebram sua tomada.
1975 – MADRI – ESPANHA – Nasce Enrique Iglesias, cantor e astro do cinema internacional.
1994 – PRETÓRIA –  ÁFRICA DO SUL – Tem início a era democrática da África do Sul, e os negros tomam o poder político pela primeira vez em mais de três séculos.
2000 – MOSCOU – RÚSSIA – Vladimir Putin é o 1º Presidente da fase democrática do país.
O DIA DE HOJE, 7 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1880 – RIO DE JANEIRO – Morte De Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que empresta seu nome à cidade de Caxias do Sul e à UCS.
1887 – ESTÃNCIA – SERGIPE – Nasce Gilberto Amado, político e diplomata, autor de ‘’Inocentes e Culpados’’, ‘’Histórias da minha infância’’ e ‘’ Minha formação no Recife.’’
1927 – PORTO ALEGRE –  Fundação da VARIG  (Viação Aérea Rio Grande).
1900 – SÃO PAULO – A primeira linha elétrica de bondes em SP une o Centro à Barra Funda.
1969 – BRASÍLIA – DF - O Presidente da República Artur da Costa e Silva decreta a desapropriação de 16.439 hectares, no Rio Grande do Sul, para a reforma agraria.
1990 – BRASÍLIA – A Ministra da Economia  Zélia Cardoso abre importações de 1.800 produtos, de eletrodomésticos a brinquedos.
2003 – BRASÍLIA – DF –  O juiz Joaquim Barbosa torna-se o primeiro negro brasileiro indicado para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
O DIA DE HOJE, 7 DE MAIO, NA HISTÓRIA  DO RIO GRANDE DO SUL
1884 – FELIZ (RS) - Nasce Antônio Jacó Renner, personalidade e  grande empresário industrial do Rio Grande do Sul. Teve começos humildes, foi ourives, viajante, empregado no comércio e auxiliar na fábrica de banha e de conservas, o atual Frigorífico Renner, em Montenegro, fundado por Júlio Renner. ‘’ Antônio Jacó Renner fundou numerosas empresas, publicou artigos na imprensa e foi político,  um dos primeiros deputados classistas. Foi o criador da capa ‘’Ideal’’, hoje incorporada ao trajar rio-grandense.
1848 – SÃO JOSÉ DO NORTE - Nasce Alfredo Luís de Melo, jornalista e economista.
1896 – PORTO ALEGRE – Nasce Rinaldo Pereira da Câmara, historiador, de vasta produção.
1913 – PORTO ALEGRE – Nasce Germano Bonow Filho, sociólogo, teatrólogo e jurista.
1932 – PORTO ALEGRE – Nasce Manuel Sarmento Barata, poeta e crítico literário.
1932 – PORTO ALEGRE – Nasce Helga Iracema Landgraff Piccollo, historiadora e ensaísta.
1934 – SANTA CRUZ DO SUL – Nasce  Lauro Dick, poeta.
1965 – LAJEADO – NasceAna Luísa Bagatini, poetisa.
SANTO DO DIA DE HOJE, 7 DE MAIO  – DIA DE LOUVOR À SANTA FLÁVIA  DOMITILA, Virgem e Mártir.  Descendia dos Flavianos, parente dos imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano. Cristã, foi executada. É a inspiradora da virtude da pureza e da generosidade.
O DIA DE HOJE, 7 DE MAIO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1878 – PORTO ALEGRE - Pela lei 1.141, o novo município de Vacaria é desanexado da comarca de Passo Fundo e elevado à condição de comarca com o nome de Nossa Senhora da Oliveira.
1893 – ANTÔNIO PRADO – É fundada a Capela de Santo Antônio, da Linha Dois de Julho, a capela mais alta do município, a 830 metros acima do nível do mar, em terreno dado por João Andretta, na colônia 48. São fundadores: João Dal Bello, Vitório Chiarello, Luís Borile, José Tártari, João Andretta, Virgínio Pilon, Antônio Pilon, Francisco Dal Bello, Ângelo Dal Bello e João Busetto.
1924 – NOVA MILANO, Farroupilha - Iniciam-se as atividades da Escola Santa Cruz.
1952 – CAXIAS DO SUL - É festivamente instalada a Editora São Miguel, dos Padres Capuchinhos, entidade que, sob todos os pontos de vista, manteve sempre constante atualização tecnológica, especialmente em seu equipamento, o mais moderno. A inauguração ocorreu em 14 de setembro seguinte, sendo orador oficial o poeta e escritor Mansueto Bernardi.
1957 – CAXIAS DO SUL – Solene abertura, em 7 de maio de 1947, no Clube Juvenil, da Exposição de trabalhos artísticos, promovida pela Escola de Belas Artes.
1993 – CAXIAS DO SUL – Cobre-se de luto o Rio Grande. Morre Clóvis Pradel Pinheiro, figura de proa do tradicionalismo gaúcho, homem integro, de extraordinária dedicação à comunidade, recebeu todas as condecorações de Caxias do Sul. Grande colaborador das Festas da Uva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...