Fatos Históricos do dia 08/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 8 de maio, sexta-feira. — Décima nona semana.– De janeiro a hoje passaram 128 dias. Faltam 237 dias para o fim do ano.– Estação: outono. ––Signo de Touro.– Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO DANIEL e devem rezar o Versículo 8 do Salmo 102 ou do Salmo 103 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia: Mesmo a mais bonita dentre as cobras será sempre uma cobra.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA -1956 – É oficialmente criada a Faculdade de Ciências Econômicas da Mitra Diocesana de Caxias do Sul. Iniciativa louvável da Mitra, nesse mesmo ato foi empossado o Grande Conselho Pró-Faculdades de Caxias, com o objetivo de dar, à Região Nordeste do Rio Grande do SuI, um conjunto de escolas superiores que preparariam a criação de uma Universidade da Serra, a hoje Universidade de Caxias do Sul.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 8 DE MAIO – DIA DA VITÓRIA: Evoca o final da II Guerra Mundial, com a capitulação das forças alemãs, ocorrida em 8 de maio de 1945. — DIA DA CRUZ VERMELHA, referencia o nascimento de seu fundador Henry Dunantm que nasceu aos 8 de maio de 1828, na Suíça. – DIA DO ARTISTA PLÁSTICO – DIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING.

O DIA DE HOJE, 8 DE MAIO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1794 – PARIS – FRANÇA – Antoine Lavoisier, pai da química moderna, é executado na guilhotina durante o Reino do Terror na França.
1824 – VIENA – ÁUSTRIA – A Nona Sinfonia de Beethoven foi tocada pela primeira em público no Teatro Kärntnertor, em Viena.
1886 – ESTADOS UNIDOS – Farmacêutico Americano inventa o xarope que dá sabor à coca-cola
1945 – BERLIM – ALEMANHA – Em 8 de maio de 1945, é ratificada pelo General Keitel, perante o comandante dos exércitos soviéticos Jukov, o marechal britânico Sir Arthur W.Tedder e o general francês Lattre de Tassigny, em Berlim, a rendição incondicional da Alemanha, na II Guerra Mundial. A rendição alemã, assinada no dia anterior, 7 de maio, em Reims, França, perante Eisenhower, pelo General alemão Alfred Jodl, decretou o fim da Segunda Grande Guerra Mundial.
1977 – AMSTERDÃ – HOLANDA – Começa o julgamento de Peter Menten, contrabandista de artes holandês acusado de assassinar judeus da Polônia para obter suas coleções de obras de arte.
1984 – MOSCOU – UNIÃO SOVIÉTICA – A União Soviética cancela, por motivos de segurança, a participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, Califórnia.
1990 – ESTÕNIA – UNIÃO SOVIÉTICA – O parlamento estoniano vota a favor da alteração do nome do país de República Socialista Soviética Estoniana para República da Estônia.
1996 – ROMA – ITÁLIA – O ex-capitão nazista Erich Priebke é julgado em Roma pela morte de 335 homens e garotos na maior atrocidade ocorrida na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
1996 – PRETÓRIA – AFRICA DO SUL – A Assembleia Constitucional da África do Sul adota permanentemente a constituição pós-apartheid do país.
1997 – TRÍPOLI – LÍBIA – O líder da Líbia Muammar Kaddafi foge para a Nigéria desafiando a proibição imposta pelas Nações Unidas de voos decolarem da Líbia.
O DIA DE HOJE, 8 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO BRASL
1867 – LAGUNA – GUERRA DO PARAGUAI – Começa a ‘’Retirada da Laguna’’, pela expedição do Coronel José da Fonseca Galvão. Ele e 3 mil homens partiram de Uberaba para a fronteira paraguaia. Atingem Miranda, morre o comandante e assume o Coronel Camisão. Transpõe a fronteira e se detém em Laguna. Faltam munições e alimentos, os soldados contraem o cólera morbus. O retorno é um calvário, sistematicamente atacados pelos paraguaios. Morre o Coronel Camisão e o incansável Guia Lopes. Por fim, chega-se a Aquidauana. Dos 3.000 restam 700 homens. As artilharias e as bandeiras, porém, estão intactas. E com elas o orgulho da expedição.
1908 – RIO DE JANEIRO – Aprovada a lei que torna o serviço militar no Brasil obrigatório, criada pelo ministro da Guerra, marechal Hermes da Fonseca.
1915 – RIO DE JANEIRO – Suicida-se Batista Cepelos, poeta de ‘’Os Bandeirantes’’ (1906). Viveu história trágica, protegido do Senador Peixoto Gomide, na capital. Apaixonou-se pela filha de seu benfeitor e marcou casamento. O senador, intempestivamente, assassina a filha e se mata: os noivos eram irmãos. Cepelos vai para o Rio de Janeiro e, vítima de forte depressão, suicida-se.
1989 – BRASÍLIA – O Brasil estabelece relações diplomáticas com o Vietnã.
1991 – BRASÍLIA – O Presidente Fernando Collor troca Zélia Cardoso por Marcílio Marques Moreira no cargo de Ministro da Fazenda.
O DIA DE HOJE, 8 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1851 – CRUZ ALTA – Nasce José Gomes Pinheiro Machado que, aos 14 anos, foi voluntário na Guerra do Paraguai, retornou por problemas de saúde. Formou-se em direito. Na Revolução Federalista organizou divisão de 3.000 homens e comandou-a, batendo-se contra os revoltosos. Foi eleito senador da República e assassinado, por Manso de Paiva, seu conterrâneo.
1862 – RIO GRANDE – Nasce Eduardo Ernesto de Araújo, poeta.
1866 – PORTO ALEGRE – Nasce Renato Cunha, filho de escrava, jornalista abolicionista e poeta.
1884 – BAGÉ – Nasce Félix Contreiras Rodrigues, economista, jornalista, sociólogo, crítico e poeta.
1888 – SOLEDADE – Nasce Joaquim Maurício Cardoso, jornalista, teatrólogo e poeta.
1912 – RIO GRANDE – Nasce Alberto Pereira Teixeira; foi telegrafista em Caxias do Sul. Poeta.
1915 – PASSO FUNDO – Nasce Múcio de Castro, jornalista, fundador de O Nacional.
1917 – SANTA MARIA – Nasce Antônio Abad Filho, poeta e biógrafo.
1931– PORTO ALEGRE – Nasce Aparício da Silva Rillo, poeta regionalista e teatrólogo.
SANTO DO DIA DE HOJE, 8 DEMAIO – DIA DE LOUVOR A SÃO VÍTOR – Mártir, era africano e soldado da Mauritânia. Em Milão, foi preso e passou dias sem comer e beber, foi flagelado e torturado atrozmente com chumbo derretido derramado sobre as suas chagas e decapitado (303). Foi sepultado por São Materno. São Vítor é santo popular de MiIano, é o patrono dos prisioneiros e dos exilados.
O DIA DE HOJE, 8 DE MAIO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1829 – SÃO LEOPOLDO – Moradores da Colônia, sem frequentar o templo oficial distante demais, solicitam ao imperador remuneração ao pastor Frederico Cristiano Klingelhofer, que os assiste.
1849 – RIO DE JANEIRO – Fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
1918 – BENTO GONÇALVES – A Associação dos Comerciantes sugere a sua similar de Caxias medidas para evitar a escandalosa falsificação de vinhos gaúchos no Rio de Janeiro e São Paulo.
1929 – CAXIAS DO SUL – Morre um dos pioneiros da colonização italiana e da cidade de Caxias do Sul, de nome Giácomo Zatti, tronco de numerosa e consagradora descendência.
1939 – CAXIAS DO SUL – Num gesto nacionalista, cinco ruas têm seus nomes trocados: Veneza, Treviso, Vicenza, Trento e General Cadorna. Foram substituídos por nomes nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...