Fatos Históricos do dia 09/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 9 de maio, sábado. — Décima nona semana. — De janeiro a hoje passaram 129 dias. Faltam 236 dias para o fim do ano.– Estação: Outono. –– Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAHASIAH e devem rezar o Versículo 32 do Salmo 103 para obter maior proteção.
Pensamento do dia: ” O que não vemos com os olhos, não testemunhamos com a boca.”
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A Universidade de Caxias do Sul, lança, neste Vestibular de Inverno de 2014, uma nova opção: Tecnologia em Dança. O curso tem como objeto de estudo a dança enquanto linguagem da arte, fenômeno comunicativo e expressivo. O aluno estuda anatomia humana, fisiologia do movimento, neuromecânica da dança, linguagem visual, semiótica aplicada, economia da cultura, além de conteúdos específicos da história e teoria da dança, práticas corporais em dança, laboratórios de pesquisa e de criação, composição coreográfica, dança e tecnologia, elementos compositivos da cena, entre outros.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 9 DE MAIO – DIA MUNDIAL DO CONGRESSO MARIANO – A União Europeia, criada em 1950, comemora o DIA DA UNIÃO EUROPEIA.

O DIA DE HOJE, 9 DE MAIO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1386 – WINDSOR – INGLATERRA – D. João I de Portugal e Ricardo II de Inglaterra, ratificam o Tratado de Windsor, firmando uma aliança e amizade permanente entre os dois países.
1502 – MADRI – ESPANHA – Inicia a 4ª viagem de Colombo, até à costa de Honduras. Buscará, em vão, uma saída para o Oeste. Volta à Espanha, enfermo, em 7 de novembro de 1504.
1901- MELBOURNE – AUSTRÁLIA – Aberto o primeiro parlamento da Austrália em Melbourne.
1926 – CÍRCULO ÁRTICO – POLO NORTE – Os exploradores norte-americanos Richard E. Byrd e Floyd Bennett se tornam os primeiros a sobrevoar o Pólo Norte.
1936 – ROMA – ITÁLIA – A Itália oficialmente anexa o país que é hoje conhecido como a Etiópia.
1945 – MOSCOU – RÚSSIA – Dia da Vitória na atual Rússia, que comemora a vitória sobre a Alemanha nazista e lembra a morte de mais de 20 milhões de pessoas na antiga União Soviética.
1946 – ROMA – ITÁLIA – O Rei Vitor Emanuel III da Itália abdica e o sistema monárquico italiano é substituído por uma república.
1967 – NOVA DEHLI – INDIA – Zakir Hussain é eleito presidente da Índia.
1978 – ROMA – ITÁLIA – Aldo Moro, ex-primeiro ministro italiano, é assassinado a tiros após sequestro em 16 de março de 1978, pelas Brigadas Vermelhas. Moro foi deputado em 1945, ministro da Justiça, da Educação e das Relações Exteriores. Financiou a compra de terra os agricultores sem condições favorecidas. Em 1967, criou um Plano Econômico quinquenal.
O DIA DE HOJE, 9 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1624 – SALVADOR – BAHIA – Esquadra holandesa, sob o comando de Jacob Willekens, entra na Baía de Todos os Santos e ataca Salvador. Iniciam as Guerras Holandesas em terras brasileira.
1895 – RIO DE JANEIRO – Circula o primeiro número da revista A CIGARRA. Redator chefe: Olavo Bilac. Colaboradores: Filinto de Almeida, Artur Azevedo, Coelho Neto, Emílio de Menezes, João Ribeiro e outros.
1895 – PALMARES – PERNAMBUCO – Nasce Ascenso Ferreira, famoso pela linguagem exótica, elementos regionais e pitorescos. Autor de ‘’Catimbó’’, ‘’Cana Caiana’’ e ‘’Poemas’’.
1982 – SÃO PAULO – TERMINAL TIETÊ – É Inaugurado o NOVO TERMINAL RODOVIÁRIO TIETÊ. É o segundo maior do mundo, menor apenas que o de Nova York .
O DIA DE HOJE, 9 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1774 – SANTOS – SÃO PAULO – Nasce José Feliciano Fernandes Nunes Pinheiro, futuro Visconde de São Leopoldo. Foi deputado geral às Cortes de Lisboa, pela sua província natal e pelo Rio Grande do Sul, representou São Paulo na constituinte brasileira e foi primeiro presidente da Província de São Pedro e acolheu a imigração alemã. Foi administrador, historiador e político.
1882 – PORTO ALEGRE – A lei nº 1.368 cria o município de Lavras do Sul, desmembrado de Caçapava e de Bagé. Invocação: Santo Antônio. Início do povoamento da sede: 1825.
1988 – PORTO ALEGRE – Pela lei nº 8.597, é emancipado o município de Ivorá, integrante da quarta colônia Italiana do Rio Grande do Sul, juntamente com Silveira Martins, Nova Palma, Faxinal do Soturno, São João do Polésine, Dona Francisca e Pinhal Grande.
1865 – PORTO ALEGRE – Nasce Marinha Noronha, cronista.
1873 – RIO GRANDE – Nasce José Afonso Wamosy, jornalista, pai do poeta Alceu Wamosy.
1909– PORTO ALEGRE – Nasce Álvaro Magalhães, autor de obras didáticas.
1912 – GUAPORÉ – Nasce Lídia Mombelli da Fonseca, poetisa, cronista, romancista e tradutora.
1915 – URUGUAIANA – Nasce Ayres da Câmara Cunha, sertanista, viúvo da famosa índia Diacuí. Autor de ”Entre os índios do Xingu”.
1934 – CORONEL PILAR – Nasce Frei Carlos Albino Zagonel, capuchinho, professor doutor em história da Igreja, área em que é reconhecido verdadeiro mestre, na PUC e Estef, Porto Alegre. Presta assessoria no campo religioso e eclesial.
1934 – URUGUAIANA – Morre Ana Cândida Alvim, poetisa, conferencista e contista.
SANTO DO DIA DE HOJE, 9 DE MAIO – DIA DE LOUVOR À SANTA CATARINA DE BOLONHA – Nasceu em 1413, foi superiora de mosteiro em Bolonha. Sua preocupação era servir aos necessitados miseráveis. Teve vida mística intensa. Morreu em 1463.
O DIA DE HOJE, 9 DE MAIO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1916 – ANTÔNIO PRADO – Nasce Vitório Dotti, o Francelino. Foi pintor, fiscal de estradas, capataz de fazenda, motorista de caminhão de transporte de madeiras, comerciante, subprefeito e, em 1972, prefeito de sua comunidade.
1921 – GALÓPOLIS – CAXIAS DO SUL – Morre Ércole Galló, imigrante nascido em 26 de junho de 1869, em Crocemosso, Piemonte. Foi primeiro deputado estadual da região, eleito em 1915.
1921 – São criadas canonicamente as paróquias de Guaporé, Dois Lajeados e Serafina Corrêa.
1944 – RIO DE JANEIRO – Prefeito Dante Marcucci, no RJ, a serviço da Prefeitura, telefona a Caxias. É a primeira ligação direta da antiga capital federal à Pérola das Colônias Italianas.
1945 – PORTO ALEGRE – Morre um dos seus filhos mais cultos, Natal Chiarello, autor de vasta produção literária. Foi colaborador de A Cigarra e O Cruzeiro. Seus escritos continuam inéditos.
1949 – CAXIAS DO SUL – É criada a Escola Municipal de Belas Artes, futura integrante da Universidade de Caxias do Sul.
1954 – FAZENDA SOUZA, Caxias do Sul – Um grupo de jovens dá começo, no Brasil, a Congregação das Irmãs Murialdinas de São José.
1962 – CAXIAS DO SUL – Morre Arthur Perottoni, emigrado ao Brasil com um ano de idade, fixando-se seus pais na Colônia aos Fundos de Nova Palmira, a futura Colônia Caxias. Era cognominado Patriarca do Cooperativismo. Em 1929, liderando um grupo de viticultores, fundou a Cooperativa Vitivinícola Forqueta Limitada, a primeira de um vasto e histórico movimento cooperativista no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...