Fatos Históricos do dia 10/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 10 de maio, domingo. — Décima nona semana. — De janeiro a hoje passaram 130 dias. Faltam 235 para o fim do ano. — Estação: Outono.  –– Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO IMAMIAH e, para obter maior proteção, devem rezar o Versículo 18 do Salmo 7.
Na programação da 135ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Farroupilha (RS), neste 10 de maio será realizada a 21ª Cavalgada da Fé.
Pensamento do dia: Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Em 1959, em Caxias do Sul, era lançada a pedra fundamental da Igreja de São Pio X. Estava à testa da paróquia o Padre Ênio Tarrasconi, que é exemplo maior de zelo, fé e espírito comunitário.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 10 DE MAIO – DIA DA CAVALARIA, data de nascimento, em Conceição do Arroio (Osório), em 10 de maio de 1808, do Marechal de Exército Graduado Manoel Luís Osório, Marquês do Herval, o General Osório, Patrono da Arma da Cavalaria.
– DIA DA COZINHEIRA – DIA DO GUIA DE TURISMO – DIA DO CAMPO
O DIA DE HOJE, 10 DE MAIO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1933 – BERLIM – ALEMANHA – Nazistas queimam livros de Karl Marx, Sigmund Freud, Bertolt Brecht, Albert Einstein e outros autores condenados como sendo decadentes ou “ anti-alemãs ”.
1940 – BERLIM – ALEMANHA – Tropas nazistas iniciam a ofensiva contra Luxemburgo, Holanda e Bélgica, na Segunda Guerra Mundial, com pleno êxito. Em 25 de junho é assinado o cessar fogo.
1940 – LONDRES – INGLATERRA – Com a renúncia de Neville Chamberlaine, Winston Churchill se torna o novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha.
1655 – JAMAICA – A Grã-Bretanha conquista a Jamaica, que foi colônia da Espanha por 161 anos.
1963 – VATICANO – ROMA – O Papa João XXIII é anunciado como vencedor do Premio de Paz Balzan. É o primeiro papa a receber um prêmio de paz.
1994 – PRETÓRIA – ÁFRICA DO SUL – Nélson Mandela é o 1º presidente negro da África do Sul.
O DIA DE HOJE, 10 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1624 – SALVADOR – BAHIA – ‘’Os holandeses comandados por Jacob Willekens ocupam a cidade de Salvador, Bahia, e prendem o governador Diogo de Mendonça Furtado.’’
1789 – RIO DE JANEIRO – Joaquim José da Silva Xavier -Tiradentes, é preso.
1808 – RIO DE JANEIRO – Nasce a Casa de Suplicação do Brasil, o Supremo Tribunal de Justiça.
1831 – RIO DE JANEIRO – É instalada a Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional. Foi seu primeiro presidente Odorico Mendes e Evaristo da Veiga ocupou a secretaria.
1912 – GUARATINGUETÁ – SÃO PAULO – Nasce Euryclides de Jesus Zerbini, grande médico e introdutor da cirurgia cardíaca no Brasil
1946 – RIO DE JANEIRO – Morre Catulo da Paixão Cearense, autor de Meu Sertão e Sertão em Flor. Suas canções tornaram-se conhecidas no Brasil, com destaque para ‘’Luar do Sertão’’.
O DIA DE HOJE, 10 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1808 – OSÓRIO – Nasce Manuel Luís Osório, marechal graduado do Exército Brasileiro, patrono da Arma da Cavalaria, Barão, Visconde e Marquês do Herval, senador e ministro do Império, político de prestígio; no coração, porém, do povo sempre foi o ‘’General Osório’’ ou simplesmente’ ’Osório’’, cavaleiro imbatível e modelo de coragem leonina.
1881 – URUGUAIANA – Nasce Antônio Messias, jornalista e teatrólogo.
1881 – SANTANA DO LIVRAMENTO – Nasce Adolfo Jardim do Prado, poeta.
1900 – FELIZ – Nasce Alfredo Simon, sacerdote, romancista autor do poema épico”’Cristo venceu”.
1905 – PORTO ALEGRE – Nasce Mem de Sá, deputado estadual, senador, Ministro da Justiça, orador, jornalista e ensaísta.
1915 – PORTO ALEGRE – Morre João Manuel Araújo Filho, poeta, jornalista e dramaturgo.
1930 – ESTRELA – Nasce Rosa Maria Ruschel, professora. Publicou obras didáticas.
1955 – VERANÓPOLIS – Nasce Frei Agemir Bavaresco, capuchinho, Doutor em Filosofia pela Universidade de Sorbonne, de Paris (França). Publicou tese sobre Hegel.
SANTO DO DIA DE HOJE, 10 DE MAIO – DIA DE LOUVOR A SANTO ISIDORO, LAVRADOR – Espanhol, de Madri, nascido em 1081. Casou e foi pai . Gostava de rezar, foi acusado de perder tempo com rezas. Isidoro praticou a caridade, auxiliando os necessitados. Teve vida anônima e foi sepultado com modéstia em 5 de maio de 1170. Foi canonizado em 22 de março de 1622, juntamente com Santo Inácio de Loiola, São Francisco Xavier, Santa Teresa de Ávila e São Filipe Neri. – DIA DE LOUVOR A SANTO UBALDO, santo da caridade e da doçura nos corações.
O DIA DE HOJE, 10 DE MAIO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1879 – PORTO ALEGRE – É sancionada a lei 1.213, que ‘’baixa à categoria de capela curada a freguesia de São Vendelino e eleva à categoria de freguesia a capela curada do Bom Princípio, compreendendo a nova freguesia o território de São Vendelino e do antigo curato do Bom Princípio’’. As duas localidades pertenciam a São Sebastião do Caí.
1900 – FELIZ – Nasce Alfredo Simon, sacerdote e escritor. Deixou Aventuras de João Galope e um poema épico, intitulado Cristo Venceu. Morreu no Rio de Janeiro em 25 de fevereiro de 1988.
1905 – VERANÓPOLIS – É inaugurada a Capela de Santo Isidoro, patrono dos agricultores , na Linha Campos Sales.
1909 – CAXIAS DO SUL – Morre Herculano Montenegro, promotor público, jornalista e portador de grande cultura, dedicou particular atenção a Bento Gonçalves, a que visitava seguidamente.
1919 – BOM JESUS – É eleito intendente municipal Antônio Inácio Velho, que tomou posse no dia seguinte. Licenciou-se pouco depois, assumindo Leovigildo Melo da Fonseca.
1928 – VILA SECA, Caxias do Sul – Bênção da segunda capela da localidade.
1929 – ANA RECHCaxias do Sul. Visita pastoral de Dom João Becker. Demora-se no Colégio Murialdo, colhendo a melhor impressão. Ele muito se empenhou pela vinda à localidade, dos Josefinos de Murialdo, uma congregação italiana, que atuava no Rio Grande do Sul desde 1915.
1933 – CAXIAS DO SUL – Inaugurado o Colégio Júlio de Castilhos, a diretora é Ida Zanelatto.
1937 – CAXIAS DO SUL – Começam as aulas no Colégio São José, das Irmãs de Chambery.
1946 – BOM JESUS – Morre Manuel Inácio Velho. No Registro Paroquial de Óbitos, foi lançada a seguinte observação: ‘’Foi um homem justo que passou pela vida fazendo o bem’’.
1950 – SÃO FRANCISCO DE PAULA – É criado o distrito de Rincão dos Kroeff, pela lei nº 117. Nesse mesmo dia, é criado também o distrito do Juá.
1959 – CAXIAS DO SUL – É benta a pedra fundamental da Igreja de São Pio X., dirigida pelo Pe. Ênio Tarasconi, que a concluiu e dotou de melhoramentos, com o apoio de seus paroquianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...