Fatos Históricos de hoje, 11/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 11 de maio, segunda-feira. — Vigésima semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 131 dias. Faltam 234 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono. –– Signo de Touro.  — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NANAEL e devem rezar o Versículo 75 do Salmo 118 para obter maior proteção.
Na programação da  135ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio,  ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Farroupilha (RS), neste dia 11 de maio será realizada a 7ª Romaria dos Jipeiros

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA  – O município de Coronel Pilar foi criado em 1996, tem cerca de 1.700 habitantes e 1.600 eleitores. Integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário da Região dos Vinhedos e sua renda anual per capita é de cerca de dez mil reais.
O DIA DE HOJE, 11 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
330 D.C.- Em 11 de maio do ano de 330, inauguração de Nova Roma ou Constantinopla, antiga Bizâncio, hoje Istambul.  Foi capital do Império Romano do Oriente, o império bizantino, até ao ano de 1453, quando Maomé II a conquistou, trocando-lhe o nome para Istambul.

1858 – MINESOTTA – ESTADOS UNIDOS - Minnesota se torna o 32º estado norte-americano.
1927 – CALIFÓRNIA – ESTADOS UNIDOS – Fundada a  “The Academy of Motion Picture Arts and Sciences”  organização que elege e premia com o “Oscar”.  A avaliação de seus membros anônimos vai tornar-se o grande parâmetro da produção cinematográfica internacional.
1936 – LISBOA – PORTUGAL – Salazar assume a pasta da Guerra até 1944. Antônio de Oliveira Salazar  nasceu em Santa Comba Dão, em 28 de Abril de 1889 e foi estadista, político português e professor catedrático da Universidade de Coimbra. Morreu em Lisboa, em 27 de Julho de 1970.
1949 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Israel é o 59º país membro das Nações Unidas
1995 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Divulgada a prorrogação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, assinado em 1970, agora ratificado por  por 178 países.
1997 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – O “Deep Blue” da IBM se torna o primeiro computador a derrotar  o campeão mundial de xadrez,  vencendo Gary Kasparov.
O DIA DE HOJE, 11 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL 
1852 – RIO DE JANEIRO – Inauguração das primeiras linhas de telégrafo, da Quinta da Boa Vista ao Quartel General, com telegramas entre o imperador Dom Pedro II, em São Cristóvão, e Eusébio de Queirós, no ministério da Guerra. O melhoramento deveu-se ao monarca, e ao interesse do ministro em ter rápidas comunicações com o litoral, a fim de reprimir o tráfico de escravos. As últimas conquistas da tecnologia eram colocadas a serviço da justiça e da liberdade.
1881 – RIO DE JANEIRO – Fundação da Igreja Positivista do Brasil, mediante a transformação da Sociedade Positivista do Rio de Janeiro em Centro Positivista Brasileiro. O templo existe ainda hoje e se encontra em funcionamento.
1902 – RIO DE JANEIRO – Nasce Bidu Sayão, soprano brasileira, ‘’ no mundo inteiro, a mais famosa e conhecida cantora lírica brasileira do século passado’’. Além de exitosas apresentações no Brasil, cantou em  Roma (1926), Buenos Aires (1928); e em seguida no ‘’Scalla de Milão’’, na Academia Santa Cecília, Roma, e em Paris; Nova York  (1929) e novamente em 1937,  no Metropolitan Opera Hous. Manteve sempre estreita ligação com os meios artísticos nacionais.
1905 – RIO DE JANEIRO – Nasce Augusto Hamann Rademaker Grünewaldd, o Almirante Augusto Rademaker, 38º Presidente do Brasil, como membro da Junta Militar do Governo Provisório do Brasil – 31/08/1969 a 30/10/1969.
2007 – GUARATINGUETÁ – SÃO PAULO – O Vaticano consagra Frei Galvão de Guaratinguetá (1739-1822) como o primeiro santo brasileiro. As pílulas de Frei Galvão são distribuídas pelas igrejas de Guaratinguetá e, simples pedaços de papel benzidos, favorecem curas e milagres.
O DIA DE HOJE, 11 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL  
1837 – PORTO ALEGRE – REVOLUÇÃO FARROUPILHA – Na Revolução Farroupilha, Antônio Neto, general da República Rio-Grandense, e 2.000 homens, cercam Porto Alegre, e intimam à rendição o Presidente General Chagas Santos, que com 1.000 homens e 22 canhões, repele a intimação. Os contendores entregam o destino da bela cidade à sorte das armas.
1832 – PELOTAS  – Nasce Antônio Ferreira Viana, jornalista e político.
1909 – SÃO GABRIEL – Nasce Argemiro de Assis Brasil, militar, autor de Nós e a Ditadura.
1925 – PELOTAS  – Nasce João Francisco Ferreira, ensaísta e poeta.
SANTOS DO DIA DE HOJE, 11 DE MAIO  – DIA NACIONAL DIA DE LOUVOR A  FREI GALVÃO – DIA DE LOUVOR A  SANTA JOANA DE PORTUGAL –  DIA DE LOUVOR AOS SANTOS ABADES DE CLUNY – De 926 a 1156, a abadia de Cluny, na França, teve a direção de abades santos: Santos Odon, Majolo, Odilon, Hugo, e Pedro, o Venerável. A Abadia viveu anos de esplendor espiritual e influência em toda a Europa. Chegou a coordenar dois mil mosteiros, que se destacaram pela vida religiosa nas comunidades.
O DIA DE HOJE, 11 DE MAIO,  NA HISTÓRIA REGIONAL   
1884 – BENTO GONÇALVES - Fundação  da Sociedade Filarmônica Italiana ‘’Giuseppe Verdi’’.
1886 – PORTO ALEGRE - Recomendação do Presidente da Província ao Engenheiro Chefe da Comissão de Medição de Lotes em Caxias: ‘’Quanto possível, preserve, na medição de lotes, as matas de pinheiros, segundo determinação do Ministro da Agricultura.’’
1911 – ANTÔNIO PRADO - Numa eleição, ocorre incidente entre governistas e maragatos, em que é morto  um professor, de sobrenome Castilhos. É preso, sem qualquer culpa, o hoteleiro Pedro Gazola e encarcerado.  José Dotti, homem influente,  de alta estatura e força descomunal, foi à prisão e libertou o detido. Novamente preso, José Dotti perdeu a paciência. Sozinho, voltou ao cárcere, fez saltar nos gonzos a porta, e saiu com Pedro Gazola, sem que os guardas atônitos, em número de três, esboçassem qualquer gesto.
1924 – SERAFINA CORRÊA - Reúne-se a comunidade, para apresentar candidatos às eleições municipais de 1 de janeiro de 1925. O intendente de Guaporé reage, com  perseguição política.
1932 – CAXIAS DO SUL - Fundação do Sindicato dos Empregados no Comércio.
1942 – NOVA PRATA - Dom José Barea benze a Igreja matriz. Projeto de Ticiano Betanin.
1946 – CAXIAS DO SUL - Festiva inauguração da Praça Vestibular Abramo Eberle,  também foi inaugurada uma herma do homenageado. Fica em frente ao Monumento Nacional ao Imigrante.
1953 – CAXIAS DO SUL - O  município  doa o terreno  para a construção da Escola Normal Duque de Caxias, em que funcionará o Colégio Cristóvão de Mendoza.
1966 – SÃO MARCOS - Morre o Pe. Antônio Rizzotto, italiano de nascimento e sacerdote zeloso e dedicado. Só teve um hobby: ler. Deixou uma grande e valiosa biblioteca. Seu nome foi dado à Biblioteca Pública de São Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...