Fatos Históricos de hoje, 12/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 12 de maio, segunda-feira.  – Vigésima semana do ano. — De janeiro até hoje passaram 132 dias, faltam 233  dias para o fim  do ano.– Estação: Outono. –– Signo de Touro.– Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NITHAEL e devem rezar o Versículo 19 do Salmo 102 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia: Nos menores frascos estão os melhores perfumes e os piores venenos.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Hoje é o aniversário de Cotiporã, que integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul, através do Núcleo Universitário de Veranópolis.  Foi criado em 12 de maio de 1982, tem 4.600 habitantes e 3.530 eleitores. A UCS saúda Cotiporã, cumprimentando a todos e desejando muito sucesso.

- HOJE É O DIA DO ENFERMEIRO E DA ENFERMAGEM.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 12 DE MAIO – DIA DA ENFERMAGEM E DIA DO ENFERMEIRO, Dec. 2.956/1938, início da Semana da ENFERMAGEM (Decreto 48.202/60).
— DIA DO ENGENHEIRO MILITAR

O DIA DE HOJE, 12 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1820 – FLORENÇA – ITÁLIA - Nasce Florence Nightingale (1820-1910).  Voluntária,  ajudou os feridos britânicos na Turquia, no decurso da Guerra da Crimeia, que decorreu entre 1854 e 1857.
1937 – LONDRES – INGLATERRA - George VI de Inglaterra é coroado rei, em consequência da abdicação de Eduardo VIII, seu irmão mais velho.
1948 – ISRAEL – Nasce o  estado moderno de Israel. Um governo provisório comanda o país.
1959 – LONDRES – INGLATERRA - O governo britânico lança  programa de pesquisas espaciais.
1962 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - O presidente Kennedy envia tropas à Tailândia para defender o país de uma possível incursão de forças comunistas do Laos.
1965 – BERLIM -ALEMANHA – Fontes oficiais de Israel e da Alemanha Ocidental divulgam acordo que estabelece relações diplomáticas formais entre esses dois países.
1971 – SANTIAGO DO CHILE - O Senado aprova a nacionalização da indústria de cobre.
1982  – FÁTIMA – PORTUGAL - O padre espanhol de extrema-direita Juan Fernández Krohn tenta assassinar o papa João Paulo II com uma baioneta, no santuário de Fátima.
1991 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Relatório da ONU informa que o número de habitantes da Terra passou de 5,4 bilhões, em 1991, para 6,4 bilhões em 2000, isto é, na última década do século 20, a  população mundial cresceu em um bilhão de habitantes.
O DIA DE HOJE, 12 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL 
1855 – SÃO GABRIEL (RS) - Nasce Hermes Rodrigues da Fonseca. Como Ministro da Guerra, reorganizou o Exército. Na Presidência da República – 9º Presidente da República, de 15 de novembro de 1911 até 11 de novembro de 1914, foi o primeiro estadista a tratar do ensino profissional,  habitação e alimentação dos trabalhadores. Construiu as primeiras vilas operárias.
1913 – RIO DE JANEIRO – Nasce José Bispo Clementino dos Santos – Jamelão, o Gogó de Ouro. Foi grande intérprete de sambas da Mangueira,  unindo a velha guarda de sambistas de quilate.
1921 – RIO DE JANEIRO – Nasce a atriz negra Ruth de Souza, de grande expressão dramática.
1976 – BRASÍLIA – Brasil prevê produção de trigo capaz de atender a demanda interna do país.
O DIA DE HOJE, 12 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL 
1893 – REVOLUÇÃO FEDERALISTA – COMBATE DE UPAMAROTI –  As tropas do General João Teles, entre Livramento e Dom Pedrito, quase na fronteira uruguaia, tentam impedir a retirada do exército federalista  que contramarchava desde o Inhanduí. Os federalistas conseguiram evitar o combate decisivo. Muitos oficiais e soldados passaram a linha divisória.
1949 – PORTO ALEGRE – Nasce Tizuka Yamasaki, diretora de cinema e de televisão de reconhecida competência, estética refinada e visão particular do universo de seus personagens.
1959 – PORTO ALEGRE - Criação do município de Três Coroas, desmembrado de Taquara. Invocação: Sagrada Família. Nome anterior: Mundo Novo.
SANTOS DO DIA DE HOJE, 12 DE MAIO  – Em Roma, na perseguição de Diocleciano, DIA DE LOUVOR AOS SANTOS NEREU E AQUILES, soldados do império, que preferiram a morte a trair a Cristo. – Em Roma, DIA DE LOUVOR A SÃO PANCRÁCIO,  martirizado na mesma época que Santa Inês. — Na  Palestina, em 403, falecimento de Santo Epifânio, que foi Bispo da Ilha de Chipre. Em Constantinopla, em 733, São Germano, arcebispo. Compôs um dos mais belos hinos em homenagem a Nossa Senhora; o ‘’Akatistós’’.
O DIA DE HOJE, 12 DE MAIO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1875 – PORTO ALEGRE - Pela lei 1.010, a Freguesia de São Francisco de Paula de Cima da Serra é dividida em dois distritos de paz, e fixados os respectivos limites.
1884 – BENTO GONÇALVES - Presta concurso para professor da Escola fundada pela Sociedade de Mútuo Socorro ‘’Rainha Margarida’’, Júlio Lorenzoni, que é aprovado. Ganhará 30 mil réis por mês, dará cinco horas de aula por dia a cinquenta alunos.
1884 – CAXIAS DO SUL - Deixa a direção da Colônia Caxias Manuel Barata Góis. Foi um ótimo diretor. Um dos travessões da Colônia recebeu seu nome.
1889 – VERANÓPOLIS – É instalada a escola de Lajeadinho. Foi seu primeiro professor Eduardo Duarte. Nela será alfabetizado Mansueto Bernardi, o poeta.
1893 – CAXIAS DO SUL – Nasce Alfredo Bacichet que, na Revolução de 1923, se tornou Tenente Granadeiro, por saber fabricar e utilizar granadas. Homem de coragem,  colocou bomba, de efeito moral, na residência do Coronel Franklin, comandante das forças legalistas em Caxias do Sul.
1904 – CAXIAS DO SUL – A Associação dos Comerciantes toma conhecimento das consequências da derrota plebiscitária, entre seus associados, do intendente Campos Júnior: ele não será candidato à reeleição e o novo candidato do Governo do estado é o Dr. Serafim Terra.
1939 – VERANÓPOLIS -  Morre Fiorindo Dalla Colleta,  gênio com  numerosas invenções.
1947 – CAXIAS DO SUL - O Prefeito Dante Marcucci, eleito em 1935, deixa o governo municipal. Para substituí-lo, foi escolhido o Advogado Demétrio Niederauer.
1955 – RIO DE JANEIRO - Armando Antunes, vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, e empresário do ramo do vinho, é condecorado com a Medalha Marechal Hermes.
1966 – ANNECY – FRANÇA – Morre Frei Antelmo de Cruzeilles. Trabalhou na missão capuchinha do Rio Grande do Sul. Lecionou no Seminário de Porto Alegre. Regressou à França em 1914.
1974 – CAXIAS DO SUL - Morre Olmiro de Azevedo, advogado, vereador, escritor e poeta, integrante da Academia Riograndense de Letras. Teve presença constante e atuante na política local. Deixou magníficas produções poéticas. Assinalou várias Festas da Uva com poemas maravilhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...