Fatos Históricos de hoje, 13/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 13 de maio, terça-feira. —  Vigésima semana do ano.– De janeiro até hoje passaram 133 dias. Faltam 232 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono.  Lua crescente. –– Signo de Touro. –Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO MEBAHIAH e devem rezar o Versículo 13 do Salmo 101 para obter maior proteção.
Pensamento:  Ser negro não é ser descendente de escravos, é ser descendente de seres humanos que foram, arbitrariamente, escravizados por outros seres humanos.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL –  “Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante” diz o Artigo 5º, inciso III da Constituição Federal do Brasil. Hoje festeja-se a Abolição da Escravatura, gesto do mais alto significado, mas a convivência e o respeito às diferentes etnias no panorama cultural do Brasil deve ser ponto fundamental na educação e na formação de uma verdadeira identidade brasileira. O dia 13 de maio pode ser considerado o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, relembrando a histórica data em que  foi assinada a Lei Áurea, em 1888. Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor da UCS.

- HOJE É O DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 13 DE MAIO – DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NEGRA NO BRASIL – DIA DO AUTOMÓVEL – DIA DO ZOOTECNISTA – DIA DA FRATERNIDADE BRASILEIRA
O DIA DE HOJE, 13 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL 
1607- VIRGÍNIA – ESTADOS UNIDOS –  O capitão John Smith e um grupo de soldados  ingleses desembarcam em Virginia e fundam “Jamestown”— a primeira colônia britânica do “Novo Mundo”.
1830 – EQUADOR –  A República do Equador é fundada e Juan Jose Flores é o presidente do país.
1846 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Declaração formal do governo americano  inicia guerra contra o México pela posse do estado da Califórnia.
1954 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Bomba de hidrogênio são testadas no Pacífico.
1957 – LOS ANGELES – CALIFÓRNIA – Trajeto sem escalas entre Londres e Los Angeles é feito por três pilotos da Força Aérea americana, maior percurso realizada por avião monomotor a jato. 1959 – LONDRES – INGLATERRA - A rainha Elizabeth II concede autonomia de governo à Jamaica, encerrando o comando colonista britânico no país.
1981 – PRAÇA DE SÃO PEDRO – VATICANO - Papa João Paulo II sofre atentado na praça São Pedro, em Roma.             O autor do atentado, Mehmet Ali Agca, é preso.
2002 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – O Protocolo de Quioto, é rejeitado pelo governo americano por interferir no crescimento econômico do país.  
O DIA DE HOJE, 13 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1881- RIO DE JANEIRO – Nasce o escritor pré-modernista Lima Barreto.
1888 – RIO DE JANEIRO – ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL – A Lei Áurea,  assinada   pela Princesa Isabel liberta  600.000 escravos, a maioria trazida da África pelos portugueses. Na contagem oficial, feita em 30 de março de 1887, foram declarados 723.419 escravos, avaliados, segundo critério legal, em 485.225:212$534, quantia simplesmente fantástica para a época.
1926 – RIO DE JANEIRO – É inaugurada a primeira estrada  entre o Rio de Janeiro e Petrópolis.
1971 – BRASÍLIA – O Congresso Nacional aprova o projeto de lei complementar e estabelece o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural.
1976 – ESPÍRITO SANTO – Plebiscito com 150 mil votos de eleitores de Vitória e Vila Velha define rejeição popular ao projeto de fusão dos dois municípios.
1987 – BRASÍLIA -  Divulgação de que a concorrência da ferrovia Norte-Sul era do conhecimento das 18 empreiteiras concorrentes determinou o cancelamento da proposta.
O DIA DE HOJE, 13 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1887 – RIO GRANDE DO SUL - ‘’ No Rio Grande do Sul foram libertados até 1887, pela iniciativa particular, isto é: mediante a propaganda pela imprensa e pelas sociedades abolicionistas, cerca de 57.000 cativos.  Os escravos representavam 15,39 por cento da população rio-grandense em 1872, estavam em 1887 reduzidos a 1,12 por cento. Em 1883 havia no Rio Grande do Sul 5,61 por cento dos escravos existentes no Brasil e em 1887 essa percentagem baixou para 1,37 por cento. Era a província brasileira que menos escravos possuía, então.’’ (Souza Docca).
1894 – PORTO ALEGRE – Nasce Hugo Ribeiro, autor de vários trabalhos sobre medicina e saúde.
1919 – URUGUAIANA - Nasce Márcio Carbonell, especializado em assuntos trabalhistas.
1921 – MONTEVIDÉO – URUGUAI –     Morre Rodolfo Costa, de Livramento, jornalista político.
1925– PORTO ALEGRE – Nasce Maria Dinorah Luz  do Prado, professora, jornalista, poeta, com muitos Livros e trabalhos publicados.
1927 – SANTA MARIA – Nasce Luiza Barreto Leite, teatróloga, atriz de teatro e jornalista.
SANTO DO DIA DE HOJE, 13 DE MAIO  –  DIA DE LOUVOR À NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – Na Cova da Iria, Fátima, Portugal, aparição de Nossa Senhora a três pastorezinhos portugueses: Lúcia, de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7. As aparições se repetem nos meses seguintes e a última ocorre em 13 de outubro e promovem um movimento mundial de penitência, oração  e de renovação da vida cristã.  Francisco e Jacinta foram beatificados pelo papa João Paulo II.
O DIA DE HOJE, 13 DE MAIO,  NA HISTÓRIA REGIONAL 
1792 – NEUNKIRCHEN – ALEMANHA  - Nasce Johannes Weber que, no Brasil, foi pastor em Dois Irmãos, onde prestou excelentes serviços. Na Revolução Farroupilha, sustentou a causa legal.
1850 – PORTO ALEGRE – Pela lei 183 é proibida a presença de escravos nas colônias.
1851 – PORTO ALEGRE - Nasce Carlos de Lavra Pinto, professor público,  escritor, juiz distrital e servidor da Comissão de Terras em Caxias do Sul.
1882 – ANA RECH, Caxias do Sul - Morre Maria Joana Rech, filha adotiva da italiana Ana Maria Paoletti Rech, fundadora da localidade. Era uma pretinha, que fora colocada à porta da casa da imigrante. É o primeiro caso de adoção legal de uma criança preta por uma família italiana.
1913 – CAXIAS DO SUL - Inaugurada a iluminação pública.
1927 – CAXIAS DO SUL - Chega transferido de Pelotas o 9º Batalhão de Caçadores.
1938 – SACRO ÉREMO DE CAMALDOLI – ITÁLIA – Morre o Irmão Hilarião Susin (85 anos). Italiano, migrou para a Colônia Caxias, criou numerosa família. Viúvo, ingressou na Ordem dos Camaldulenses. Voltou á Itália, ao Sagrado Eremitério de Camaldoli. Morreu com fama de Santo.
1956 – VACARIA - Inauguração do Seminário Diocesano, por Dom Cândido Maria Bampi. Orador da solenidade: Arcebispo Dom Vicente Scherer.
1959 – CAXIAS DO SUL – Visita oficial do Ministro Plenipotenciário da Polônia, Coronel  Wojcieh Chabazinski. Foi alvo de excepcional recepção festiva no CTG Rincão da Lealdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...