Fatos Históricos de hoje, 14/05 – por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 14 de maio, quarta-feira.  – Vigésima semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 134 dias. Faltam 231 dias para o fim  do ano. –Estação: Outono.  — Signo de Touro. —  Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO POIEL e devem rezar o Versículo15 do Salmo 144 para obter maior proteção. 

Pensamento do dia: Cavalo, com ou sem ferradura,  não desce nem sobe escada.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – O município de Dois Lajeados integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul, através do Núcleo Universitário de Guaporé. Sua  população é de 3.400 habitantes e tem 2.800 eleitores. Criado em 8 de dezembro de 1987, sua renda per capita é de 13 mil reais.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 14 DE MAIO – DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO PARAGUAI – A República do Paraguai,  no centro-sul da América do Sul, e cuja capital é Assunção, comemora, hoje e manhã, a Independência.

O DIA DE HOJE, 14 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL 
1796 – LONDRES – INGLATERRA  – Médico inglês Edward Jenner aplica a primeira vacina contra a varíola em um menino de 8 anos.
1913 –         NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – John D. Rockefeller faz a maior doação em dinheiro de todos os tempos, formando a Fundação Rockefeller, com 100 milhões de dólares.
1948 – TELAVIV – ISRAEL – O mandato inglês na Palestina termina, David Ben Gurion proclama a independência. A Liga  Árabe invade a nova nação. Israel resiste e firma sua independência.
1954 –         PEQUIM – CHINA - Comitê Olímpico Internacional autoriza a  China na Olimpíada de 1956.
1955 – VARSÓVIA – POLÔNIA – Assinado o Pacto de Varsóvia,  de defesa mútua da Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia e Romênia. Era o  rival  da OTAN controlado pela União Soviética. Dissolveu-se em  1º de abril de 1991, na queda do comunismo.
1956– MOSCOU – RÚSSIA - Forças armadas reduzem 1 milhão e duzentos mil homens num ano.
1956 – VATICANO – ROMA – O Papa Pio XII aprova, com louvor,  o transplante de córneas para restaurar  a visão de cegos.
1973 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Laboratório orbital Skylab 1 é lançado com avarias.
1976 – NOVA DEHLI – INDIA - Índia e Paquistão iniciam  relações diplomáticas formais.
1989- BUENOS AIRES – ARGENTINA - Com maioria absoluta, o candidato peronista Carlos Menem vence a eleição presidencial na Argentina. Reeleito na mesma data em 1995.
1990 – LONDRES – INGLATERRA –  O quadro Dr. Gachet, de Van Gogh, é vendida por 75 milhões de dólares, o valor mais alto pago, até então,  por um quadro pintado no mundo.
1992 – GENEBRA – SUIÇA – O Congresso suíço aprova a distribuição de cocaína, morfina e heroína, com o objetivo de estabilizar o número de usuários.
NO DIA DE HOJE, 14 DE MAIO, 1998 EM NOVA IORQUE, EUA MORRIA O CANTOR FRANK SINATRA AOS 82 ANOS DO CORAÇÃO.
O DIA DE HOJE, 14 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1837 – RIO DE JANEIRO – Fundação do Gabinete Português de Leitura, considerado REAL por decreto do Governo de Portugal. Seu nome atual é Real Gabinete Português de Leitura. É a mais antiga associação literária fundada por portugueses na América do Sul.
1973 – BRASÍLIA – Brasil rejeita zona de livre comércio com Portugal, por achá-la prejudicial a sua política em relação à ALALC.
1974 – BRASÍLIA - Brasil reformula a política de colonização da Amazônia, trocando a distribuição de glebas pela implantação de grandes empresas agrícolas.
1989 – MACEIÓ – ALAGOAS –  Fernando Collor de Mello afasta-se do governo de Alagoas para concorrer à presidência do Brasil pelo PRN.
O DIA DE HOJE, 14 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1921 – SÃO PEDRO DO SUL - Nasce Fernando Ferrari, político de expressão,  falecido em 25 de maio de 1963. Desde jovem, em Santa Maria, revelou forte liderança. Em 1945 foi deputado no RS pelo Partido Trabalhista Brasileiro. Fundou o Movimento Trabalhista Renovador.
1810 – PORTUGAL - Nasce João da Cunha Lobo Barreto. Combateu na Guerra dos Farrapos.
1897 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Manoel Cabeda Perez,  do Correio do Povo.
1909 – SANTA MARIA – Nasce Estela Budiansky, médica, com  publicações na sua área.
1914 –          PORTO ALEGRE – Nasce Holi Ravanello, contador, autor de obras técnicas.
1927 –         QUARAI – Nasce Antônio Carlos EIizalde Osório, prosador e poeta.
1942 – LAVRAS DO SUL - Nasce Carminha Maria Folet Venturini, romancista e contista.
1949 – GIRUÁ - Nasce Marco Polo Giordani, poeta regionalista e escritor.
1950 – TAQUARA – Nasce João Hernesto Weber, ensaísta.
SANTOS DO DIA DE HOJE, 14 DE MAIO  - DIA DE LOUVOR AO APÓSTOLO MATIAS  – DIA DE LOUVOR A SÃO MATEUS, apóstolo, companheiro de Jesus na pregação do evangelho. Após a Ascensão, evangelizou na Etiópia, e coroou seu trabalho com o martírio.– Em 258, na França, martírio de São Pôncio, nobre romano.  Em 1863, na Diocese de Bayonne, França, São Miguel Garicoits. Difundiu a Sociedade dos Padres do Coração de Jesus, recristianizadores em regiões em que a fé fora abandonada.
O DIA DE HOJE, 14 DE MAIO,  NA HISTÓRIA  REGIONAL
1820 – HUNSRÜCK – ALEMANHA . - Nasce Johan George Klein que, emigrando ao Brasil,  foi pastor, eleito pela comunidade, em Picada 48 e Picada Café, com geral agrado. Esteve relacionado ao episódio dos Muckers, fato que ele sempre negou, com firmeza.
1824 – GRAVATAI – Nasce Cândida Maria Boeira, que casou com Eliziário de Souza Paim,  de Gravataí, filho de Alexandre de Souza Magalhães, natural de Lisboa, Portugal, e de Ana Joaquina de Andrade, natural de Gravataí.  Deles, há uma grande descendência nos campos serranos.
1845 – SÃO LEOPOLDO – Hillebrand, líder da comunidade, presta às autoridades imperiais detalhadas informações sobre a situação religiosa local.
1877 – PORTO ALEGRE – A lei 1.112 eleva no município de São Sebastião do Caí, à categoria de freguesia, a ex-colônia Santa Maria da Soledade, tendo por orago (santo titular) São Vendelino.
1880 – RIO GRANDE – Nasce Serafina Vieira Castro, Dona Fifina, gerou Serafina Corrêa, cidade.
1911 – BENTO GONÇALVES - Realiza-se o primeiro ‘’reid’’ a pé entre a cidade e Garibaldi. Tomaram parte muitos jovens, entre os quais o juiz distrital Renato Costa.
1917 – CAXIAS DO SUL - Os empregados no comércio endereçam um requerimento à Associação dos Comerciantes, pedindo um dia de folga  semanal. Os comerciários sustentaram uma longa campanha de reivindicações. Nos primeiros tempos, trabalhava-se a horário perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...