Fatos Históricos de hoje, 15/05 por Valdir dos Santos

Hoje é o dia 15 de maio,  sexta-feira – – Vigésima semana do ano. –De janeiro a hoje passaram 135 dias. Faltam 230 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono.  — Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NEMAMIAH e devem rezar o Versículo 19 do Salmo 113 para ter maior proteção.
Pensamento do dia: Aos amigos aplicamos os favores da Lei, aos inimigos os rigores da Lei.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA –  O município de Esmeralda foi criado em 27 de novembro de 1963, tem 3.200 habitantes e 2.700 eleitores. Integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário de Vacaria.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 15 DE MAIO  — DIA DO ASSISTENTE SOCIAL,  na data do decreto que regulamentou a profissão. – DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS, instituído pela ONU. –  DIA DO GERENTE DE BANCO — DIA DE COMBATE Á INFECÇÃO HOSPITALAR — DIA DO PROFESSOR APOSENTADO.

O DIA DE HOJE, 15 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1891 – VATICANO – ROMA – A Encíclica Rerum Novarum do papa Leão XIII é publicada. As bases da doutrina social da igreja são lançadas pelo papado.
1940 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - As inovadoras meias de nylon são disponibilizadas em lojas americanas, pela primeira vez, e obtêm tanto sucesso que são vendidos 64 milhões de pares no primeiro ano. A soma dos nomes NY, de Nova Iorque, e LON , de Londres, onde foram lançadas  simultaneamente, compõe a estratégia de lançamento e hoje identifica e eterniza o fio.
1957 – LONDRES – INGLATERRA – O governo britânico anuncia a explosão de uma bomba nuclear na área de testes da Ilha Christmas, no Pacífico.
1958 – MOSCOU – URSS - Lançado o satélite artificial Sputnik III, de 1.327kg.
1960 – MOSCOU – URSS  – Anunciado o lançamento de satélite com cabina para astronautas.
1964 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Suspenso o uso de aviões F-105. Causa: acidentes.
1980 – BERLIM – ALEMANHA  - O Comitê Olímpico da Alemanha Ocidental decide não participar dos Jogos de Moscou, elevando para 44 o número de países que aderiram ao boicote.
1989 – BEIJING – CHINA - O Presidente soviético, Mikhail S. Gorbachev chega em Beijing para a primeira reunião de cúpula entre a União Soviética e a China em 30 anos.
1992 – PAROIS – FRANÇA - Edith Cresson torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra na França, em substituição a Michel Rocard.
1995 – BEIJING – CHINA – A China conduz teste nuclear subterrâneo apenas alguns dias após concordar com uma extensão do Tratado da Não-Proliferação Nuclear.
O DIA DE HOJE, 15 DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL 
1922 – SÃO PAULO - Lançada a Klaxon, revista mensal de arte moderna, editada em São Paulo.
1945 – RIO DE JANEIRO – Apoiado por Getúlio Vargas, é fundado o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
1965 – BRASÍLIA - Brasil decide enviar tropas à República Dominicana.
1966 – ITAJUBÁ – MINAS GERAIS – Morre aos 98 anos, o ex-presidente Venceslau Brás.
1970 – AMAPÁ - Franceses tentam ocupar o Amapá e são repelidos pela população local.
1970 – BRASÍLIA – A moeda brasileira “cruzeiro novo” volta a se chamar “cruzeiro”.
1975 – BRASÍLIA – Governo encaminha ao Congresso projeto de lei para a criação da Portobras.
1995 – SÃO PAULO - D. Lucas Moreira Neves é eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
1996 – SÃO PAULO – SP - Após cinco anos de luta judicial, Sandra Regina Machado é reconhecida como filha de Pelé.
O DIA DE HOJE, 15 DE MAIO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1889 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Daniel D’Eglia Perlungieri, jornalista e poeta.
1898 – PORTO ALEGRE - Nasce Jandir Maia Faillace, médico, com pesquisas em sua profissão.
1908 – HIGIENÓPOLIS – MINAS GERAIS – Nasce  Guilhermino César da Silva. Advogado, dirigiu a Faculdade de Filosofia na UFMG. Veio ao Rio Grande do Sul, secretariando o Governo do General Ernesto Dorneles. Aqui, foi ministro do Tribunal de Contas, secretário da Fazenda, professor universitário, membro do Conselho Estadual de Cultura. Apaixonou-se pelo RS,  foi   amigo de nossa região. Teve livros publicados pela EDUCS, Editora da Universidade de Caxias do Sul.
1912– PORTO ALEGRE - Nasce Osmar Pilla, médico, autor de obras de pesquisa.
1915– PORTO ALEGRE - Nasce Albino de Bem Veiga, historiador, filólogo e professor.
SANTO DO DIA DE HOJE, 15 DE MAIO  – DIA DE LOUVOR A  SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE.– DIA DE LOUVOR A SÃO TORQUATO,  muito popular na península ibérica. Teria sido ordenado sacerdote por São Pedro. Com alguns companheiros, foi enviado à Espanha, a fim de pregar o evangelho. Aí foi sagrado bispo. Corroborava sua pregação com o dom dos milagres.
O DIA DE HOJE, 15 DE MAIO,  NA HISTÓRIA REGIONAL 
1831 – PICADA DO HORTÊNCIO - Os índios caingangues atacam a localidade e chacinam 11 pessoas, homens e mulheres, sendo feridos dois colonos a flechadas e um a tacape.
1846 – GRAVATAÍ - Nasce Laurindo Paim de Souza, famoso fazendeiro na região da Costa, nascente do Rio das Antas. Era Coronel da Guarda Nacional. Morreu em 1925. Lutou contra os federalistas na Revolução de 1893. Uma rua, em Bom Jesus, foi batizada com seu nome.
1904 – SANANDUVA - O Cel. Heleodoro de Moraes Branco vende a colônia nº 6, da Fazenda de São João da Forquilha, a Giácomo e  Abele Araldi. É a 1ª venda registrada na Colônia Sananduva.
1912 – CAXIAS DO SUL – Morre Pedro Stangherlin, famoso santeiro, cujas estátuas se encontram ainda em várias igrejas da região bem como outras estão recolhidas aos museus. Bom número foi vendido a comerciantes de arte de São Paulo e Rio de Janeiro.
1918 – CAXIAS DO SUL – Nasce Ruben Bento Alves. Presidente da Câmara de Vereadores, prefeito, deputado estadual e federal e diretor do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
1934 – RIO GRANDE - Morre o Padre José Baldelli, Josefino de Murialdo, missionário. Trabalhou, entre outras localidades, como vigário de Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Rio Grande. Era italiano, de Roma. Deixou fama de homem de grandes virtudes.
1938 – ANTÔNIO PRADO - Toma posse como vigário o Pe. Henrique Gelain, futuro bispo.
1965 – CAXIAS DO SUL – Cândido Calcagnotto instala o seu primeiro supermercado na Rua Sinimbu. Comerciante, muitas vezes eleito como o Homem do Ano do Comércio, dizia: ‘’Comecei com uma bodega e termino com um bodegão’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...