POR ONDE ANDA VOCÊ, LEONIR TAUFE


ENTREVISTA – Às vezes tentamos buscar explicações para a saída de cena de pessoas que fazem parte da história da cidade. No caso específico de Caxias do Sul, de um povo que participa ativamente das mudanças e faz parte delas como uma extensão das suas vidas fica ainda mais evidente que esse distanciamento é mais estratégico do que permanente.
Com o avanço dos meios de comunicação, onde as informações ficam armazenadas em discos rígidos, em arquivos convencionais físicos e imagens com alta resolução, nada se perde. Volta e meia recorremos a esses para avivar a memória das pessoas e chamar a atenção para o fato de que nem sempre se valoriza aqueles que continuam por aí, levando as suas vidas, se esbarrando com a gente e volta e meia, tirando um tempo para trocar algumas palavras com os amigos.
Esse espaço nos permite falar com personalidades, pessoas normais, profissionais de diversas áreas que tiveram a oportunidade de contribuir em algum momento com os rumos da cidade. No caso, Leonir Taufe, advogado, pai de família e que entre outras funções, foi o Diretor Presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae no governo Pepe Vargas.


“Hoje atuo na advocacia e não tenho nenhuma intenção de voltar à vida política. Na verdade saímos da política, mas ela não sai da gente. Faço política na comunidade onde moro. Tive várias oportunidades de voltar, recebi alguns convites. Acredito que dei uma contribuição importante na vida das pessoas, mas no meu horizonte não vislumbro um retorno, o foco hoje é na profissão como advogado, junto à família, que tem uma importância muito grande”.

Momento político da cidade

“Vejo como muito bom, não houve uma descontinuidade nos avanços e nos projetos pensados lá atrás. As coisas que foram feitas são ressaltadas como positivas.
O tempo que estivemos no Samae nos dedicamos muito ao Plano Diretor de Esgoto e isso foi e continua sendo discutido. Mesmo com momentos econômicos diferentes e toda a conjuntura, houve uma continuidade em todo esse cenário, mesmo com todos os pensamentos distintos”.

Discussões ambientais

“Felizmente vejo uma geração mais cuidadora quanto às questões envolvendo o meio ambiente.
As crianças que participavam do Caminho das Águas e do Lixo há 15 anos, hoje são pais de família, adultos mais conscientes, até porque muita coisa mudou nas questões sobre ecologia e meio ambiente.”

Se precaver para o futuro

“O desafio da nossa cidade é represar a água com os pequenos arroios e nascentes que temos e esse custo se eleva muito porque são precisos muitos investimentos.
Infelizmente, em razão da geografia, das pessoas, ainda temos um coeficiente muito grande de desperdício de água. Perder 30%, 40% é inadmissível.
É preciso fazer uma reflexão enquanto gestor público e cidadão para encontrar uma solução para esse problema, caso contrário, o usuário vai continuar pagando essa conta. Existem algumas pessoas que não se enquadram dentro das regras estabelecidas, acabam prejudicando aqueles que querem evoluir, cumprir a lei”.

Voltando no tempo

“Acho que deveríamos ter sido mais ousados com relação à gestão. Não tínhamos capacidade de investimentos, mas acredito que poderíamos ter priorizado projetos à longa distância.
Hoje, com certeza teríamos todas as condições de realizar mais e com mais qualidade, pensando no coletivo que deve ser sempre o foco principal”.
Leonir Taufe é advogado, formado pela UCS em 1995. Casado com Rose Brogliato e tem 3 filhas, 13, 17 e 20 anos.
(Foto Laudir Dutra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...