Juventude é a cara da administração

Adivandro: "Quero deixar alguma coisa para os meus filhos sentirem orgulho do 
meu trabalho"

Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)

CAXIAS DO SUL - A nova administração imposta pelo prefeito Alceu Barbosa Velho será vista daqui a alguns anos como aquele que inovou e renovou na forma e nos critérios de escolha para a sua composição.
Algumas jovens cabeças fazem parte da fotografia do novo governo baixando muito a média de idade se comparar com a administração passada.
Nesse universo está a figura de um funcionário de carreira, Adivandro Rech. Não se trata de maneira alguma de alguém novato dentro da administração pública, o atual Secretário do Meio Ambiente já assessorou vereador na Câmara de Caxias do Sul e como advogado, desempenhou importante função na Procuradoria, chegando inclusive a ser o titular da pasta no governo Sartori.
Mas não demonstra nenhum receio em desempenhar uma função totalmente diferente, pelo contrário, acredita que esses desafios devem nortear a sua trajetória nas novas funções.
“A diferença é que como procurador não estou exposto à população, é um serviço mais burocrático que não caminha lado a lado com o dia a dia da comunidade. Na Secretaria do Meio Ambiente é ao contrário, minhas ações devem responder imediatamente aos anseios da população, que vai cobrar com certeza, seguindo e acompanhando tudo o que é feito.
Mas é um desafio diferente, não entendo maior nem menor, apenas diferente, outro desafio. Confesso que estou gostando muito dessa nova fase, existe uma série de técnicos e servidores com muita vontade e competência, todos já sabem o que deve ser feito.
Só não dará certo mesmo se eu não tiver a competência para conduzir as coisas dentro da pasta, pois estou bem assessorado”.

Ter conhecimento sobre as funções é importante

“Preparei-me para estar aqui, gosto muito dessa área, venho trabalhando há anos esperando essa oportunidade. Fiz pós graduação em gestão pública e também mestrado, ou seja, já existia um objetivo traçado.
Sinto-me muito confortável nessa área, pois quero deixar alguma coisa para os meus filhos. Tenho que pensar que as questões envolvendo o Meio Ambiente irão nortear todos os debates envolvendo o futuro da humanidade.
Quero ter algo para contar quando estiver aposentado ou vendo meus filhos crescerem cheio de pontos de interrogações. Quero saber responder a eles caso perguntem o que fiz em 20, 30 anos de serviço público.
Depois existe a questão da retribuição a uma cidade que nos acolheu bem, eu e minha família. O interessante mesmo é deixar alguma contribuição”.

Acreditas que Alceu tenha escolhido tecnicamente cada secretário?

“Acredito que o prefeito Alceu fez belíssimas escolhas, tenho ouvido isso junto à comunidade, mas tudo é relativo e um complemento. Para atuar em qualquer área antes de qualquer coisa é estar bem assessorado, independente se a escolha tenha sido política ou técnica, é realmente uma mescla. Temos que ter o conhecimento e jogo de cintura para determinar bem as coisas, tomar cuidado nas tomadas de decisões para não prejudicar os outros e saber que temos uma grande responsabilidade enquanto gestores”.

O convite veio na hora certa? Foi difícil dar a resposta?

“A única coisa que posso dizer é que fiquei feliz pelo convite e lembrança e que não pensei duas vezes em aceitar. Aí não entra questões salariais, nem vaidade pessoal, fala mais alto o desafio e mostrar o valor.
Se veio na hora certa? O que posso dizer que estou em um momento legal na vida pessoal, já tenho algo sólido, já estou casado, tenho dois filhos, estamos adaptados à cidade como um todo.
A ideia é construir junto, pois é impossível desempenhar bem as funções nessa área se não tivermos parcerias, uma equipe que pensa a mesma coisa e quer muito acertar. Temos que compartilhar as informações e dividir as tarefas para alcançar os objetivos”.

Consciência ambiental

“O conflito homem natureza nos acompanha desde a criação do mundo. Estamos num momento em que devemos repensar as coisas. Não quero ser um extremista ambientalista, a posição da secretaria do Meio Ambiente é de equilíbrio ecológico e não dá para pensar em liberar tudo. É importante o desenvolvimento econômico da cidade, seu crescimento populacional, mas que isso seja feito de forma racional.
O importante é que tenhamos sempre um equilíbrio baseado no tripé economia, sociedade e meio ambiente, sendo assim, acredito que as coisas podem ser melhores entendidas por todos.
A sociedade está diretamente relacionada com as ações do Meio Ambiente. Todos querem moradia, qualidade de vida, mas esquecem que a natureza é que acolhe todas essas demandas, pois os espaços físicos estão cada vez mais disputados.
Os conflitos em liberar para as empresas construírem com todas as normas ambientais e permitir que as pessoas façam por conta própria sem o mínimo cuidado estarão sempre presentes.
A todo momento temos que estar refletindo sobre nossos atos, pois algumas ações são irreversíveis”.

A secretaria é um meio?

“O meu foco principal é a secretaria, estou aqui para completar uma tarefa e espero fazer da melhor forma possível. Pretendo permanecer aqui sem distrações, o depois é o depois”

Como será o Secretário Adivandro?

Cada um tem o tratamento da forma que agir. Algumas pessoas entram sabendo aquilo que precisam desempenhar e vão colocar ação sem que tenhamos que direcionar as coisas. Outras pessoas precisam ser estimuladas, mesmo que sejam competentes e outras diferentemente estão sempre com a resposta imediata.
Dito isso, acredito que cada um deve ser tratado de forma diferente, não há um modo para tratar a todos, pois cada um tem a sua particularidade e sua forma de ver e aceitar as coisas.
Mas acabamos aprendendo a conhecer as pessoas e tiramos algumas lições também.
Mas para aqueles que me conhecem, sabem que sou da paz, não gosto de levantar a voz, não preciso ser grosso para ser firme ou mostrar a liderança. Como falei, somos uma equipe, temos que procurar o bom entendimento para que tudo saia bem”. (Foto Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...