Fiéis dão adeus ao Papa Bento XVI

Mais de 100 mil pessoas foram até Roma


ROMA - Com a frase, “Servir a Deus exige alguns sacrifícios”, o Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger, se despede para uma multidão estimada em 100 mil pessoas em Roma. A cerimônia foi marcada por lágrimas, acenos e comoção geral, uma vez que Bento usou palavras invocando o Evangelho conclamando as pessoas à reflexão neste momento de crise em que está mergulhada a Igreja Católica.
Bandeiras de diversos países e cartazes com a palavra “obrigado” em todas as línguas, Joseph Ratzinger citou “as águas agitadas” de seus oito anos de pontificado.
“Em algum momento enfrentei as águas agitadas por onde naveguei, mas sempre senti a presença de Deus do meu lado e jamais desisti de prosseguir”.
Por ocasião de sua última audiência pública, ele também expressou confiança na Igreja e nos fiéis que encontrou nos cinco continentes, a quem agradeceu em diversas línguas, do português ao árabe, do italiano ao polonês.
“Estou muito comovido e vejo a Igreja cheia de vida”, disse várias vezes, em resposta às aclamações da multidão que gritava seu nome em italiano, “Benedetto, Benedetto!”.
Muitas caravanas de diversos países estiveram presentes e em ‘sacrifício’ ao Papa, as pessoas falaram que tudo valia a pena em se tratando do pontífice, que abriu mão do posto em favor da unidade e do fortalecimento do catolicismo.
Bento XVI deixa o papado amanhã, 28 de fevereiro e logo em seguida abrem-se as especulações em torno do novo pontífice. Tudo está sendo preparada, inclusive Ratzinger mudou algumas leis (uma espécie de regimento interno, para que os trâmites corram no menor espaço de tempo possível (Foto Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...