Escola Helen Keller preparada para os novos tempos


Por Laudir Dutra (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Com o slogan, “O amor ultrapassa a barreira do som”,uma das mais importantes e a pioneira na educação de surdos de Caxias do Sul, a Escola Municipal Helen Keller está adaptada para os novos tempos e busca reconhecimento junto à comunidade caxiense.
Fundada em agosto de 1960, completa este ano 53 anos de atividades, sempre com a preocupação de renovar-se, buscando o que há de melhor em informação e material didático que possa de alguma forma, auxiliar a demanda existente.

Sobre
A Escola Helen Keller está localizada na Luiz Michielon
Escola Municipal Helen Keller foi o primeira de Educação dos Surdos de Caxias do Sul. Visa à educação integral da pessoa, do educando, na busca constante da qualidade de ensino, sendo ele o arquiteto, o autor do seu projeto de vida.
Missão
A Escola Municipal Helen Keller pertence à Educação dos Surdos, fundado em 22 de agosto de 1960, leva no bojo de sua história, muita vida, dinamismo, criatividade e lembra com carinho seu primeiro professor nome: David Batastini Filho, acolhendo os setes alunos dos surdos, ensinando-as a viver, a trabalhar, a desenvolver seus talentos, tornando-as aptas e úteis para a vida.
História
1960 o Sr. Aldo João Fedrizzi muito se empenhou na busca de escolarização para seu filho surdo, procurou Secretaria de Educação Sr. Nestor Gollo.
Autorização do Prefeito se foi à procura do professor David Batastini Filho, surdo desde os 13 anos de idade, natural de Caxias do Sul, mas residia em Porto Alegre, para fazer parte do corpo docente.
Aldo Fedrizzi, Hercílio Randon, Lions e Rotary de Caxias apoiam e criam em 1960, Escola Municipal de Surdos Mudos, funcionando junto ao grupo Escolar João Paternoster (Vila Kaiser). No mesmo ano, passa para o Grupo Escolar Henrique Emílio Mayer. O trabalho desenvolvido era voltado para a oralização, à metodologia oral – áudio – visual (fala e leitura labial). Os alunos recebiam reforço pedagógico com o objetivo de encaminhamento para as Escolas regulares. Ainda na década de 1960 ocorreu a alteração do nome da instituição, Centro Educacional para Deficientes da Audição e da Fala Helen.
1970: Houve o investimento do setor público, cedendo professores tanto da rede municipal quanto da rede estadual desenvolvendo a mesma proposta de trabalho.
1980: O modelo proposto era clínico devido ao convênio firmado com a extinta LBA. Houve a contratação de uma equipe técnica, este era o enfoque de atendimento ao surdo;
1987: Pensando em melhor atender as atividades pedagógicas dos surdos, cria-se a Escola Municipal de 1º grau Incompleto Helen Keller, neste momento, separa-se o trabalho clinico do pedagógico. A escola passou a usar a proposta de comunicação total onde se desenvolvia no processo de trabalho a estimulação auditiva, a protetização, leitura labial, escrita, Língua de Sinais e a dramatização.
1992: Inicia-se a mudança da proposta pedagógica da Escola com o estudo sobre o modelo bilíngue de educação (Língua de Sinais, leitura e escrita no português). Com estas alterações, um instrutor de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais passou a fazer parte do quadro de pessoal da escola).
1994: O Grupo de profissionais da Escola passou a receber assessoramento do Prof. Dr. Carlos Skliar. O objetivo da estrutura bilíngue é que a criança surda adquira a Língua de Sinais de sua comunidade naturalmente e promover o desenvolvimento comunicativo e cognitivo normal. A Língua de Sinais, então é um fator de identidade cultural dos surdos e o direito à informação que toda a pessoa possui.
A escola constitui-se em um espaço pedagógico onde as crianças surdas possam construir sua identidade e suas ideias, mudanças e confirmações de concepções, sua singularidade. (Clique nas fotos abaixo para ampliar).
Os alunos são de vários bairros, distritos e de outros municípios, visto que a Escola Helen Keller é a única na região nordeste, que trabalha com a educação de surdos, funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite. A Escola atende alunos desde a Intervenção Comunicativa até 9º ano do ensino fundamental. Hoje, a escola também atende a 40 alunos com múltiplas deficiências associadas à surdez.
Serviços
28 Professores
05 Instrutores de Libras
01 Estagiário de Markentig/Assessor da Diretora
3 – Serviçais
2 – Merendeiras
1 – Psicologia
1 – Assistente Social
2 – Monitoras
1 – Secretaria
1 – Diretora Andrelise Gonçalves Sperb
3 – Vice-direção: Edi Boff, Flávio Reis e Magda Viganó
Também nossa escola oferecer no curso de Libras, possiu diferente os horários de turno.
A escola tem os alunos que participar o Coral como apresentar Hino Nacional e Grandense e também apresentar Noite Encantada em todos os anos.
A Escola Municipal Helen Keller está localizada na Rua Irmão Robertão, 31, bairro Nossa Senhora de Lourdes, Caxias do Sul.
Maiores informações podem ser obtidas no site WWW.mhelenkeller.com.br. (FONTE Marcelo Lorensi Bertoluci/Fotos Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...