Marco de Menezes é o Patrono da 27ª Feira do Livro

CAXIAS DO SUL – Marco de Menezes é o Patrono da 27ª Feira do Livro, que acontece de 30 de setembro a 16 de outubro. A livreira Maria Helena Lacava é a homenageada deste ano.

Os nomes foram eleitos por aclamação, em votação realizada durante reunião que ocorreu na noite desta sexta-feira, 29 de julho, na Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, antiga Estação Férrea. Os livreiros também decidiram na reunião o cronograma de montagem da estrutura da feira, fizeram o sorteio da localização das bancas e definiram a data de lançamento do evento, que será em 15 de setembro.


MARCO DE MENEZES
Marco de Menezes, natural de Uruguaiana/RS, está radicado há mais de 20 anos em Caxias do Sul/RS onde atua como médico, graduado pela Universidade de Caxias do Sul. Participou de coletâneas e antologias regionais, entre as quais “Matrícula Dois” (1998), onde figura como representante da nova geração de poetas da Serra Gaúcha. Em 2003, em parceria com o músico Vinicius Todeschini, assinou a obra autoral “Arrebaldeação”. Em 2006, organizou e apresentou a coletânea “3″, que reúne a produção de três poetas contemporâneos de Caxias do Sul (Dhynarte de Borba e Albuquerque, Fabiano Finco e Odegar Junior Petry). Em 2007 e 2011, respectivamente, participou como letrista nos álbuns “Percussivè” e “Tamburilando canções”, do violonista e compositor gaúcho Felipe Azevedo, com quem mantém parceria regular. Ainda em 2007, trabalhou como letrista da composição da trilha do curta-metragem de Bruno Polidoro “O vazio além da janela”. Possui quatro volumes de poesia publicados: “As Horas Dragas” (1999 – Obra vencedora do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul de 1997), “Pés de Aragem” (2007), “Fim das Coisas Velhas” (2009 – Açorianos em Poesia e Livro do Ano 2010) – dado pela primeira vez a um livro de poesia em 16 edições da premiação e “Ode Paranoide” (2010). Uma das características do escritor Marco de Menezes é sua constante e marcante presença na Feira do Livro.


MARIA HELENA LACAVA
Maria Helena Lacava é livreira, proprietária da Mercado de Ideias, livraria localizada na Galeria Martinato. Tem 50 anos e é natural de Vacaria. Uma das livreiras mais antigas da cidade. Participou em todas as edições da Feira do Livro, exceto a primeira, e foi importante em vários momentos do evento, inclusive na formação da Associação dos Livreiros Caxienses. Por muitos anos também exerceu a função de “xerife”, a pessoa que zela para que o regulamento da feira seja respeitado por todos. Antes de possuir o próprio negócio, Maria Helena trabalhou por dez anos na filial da Organizações Sulinas de Representação S.A. A Mercado de Ideias surgiu em 1995. A homenageada da 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul é assídua leitora e incentivadora do ato de ler. No momento lê “Se você gostou da escola, vai adorar trabalhar”, de I Irvine Welsh. Ela credita que no período de Feira o livro se torna popular. “O livro sai das quatro paredes e fica próximo do povo. As famílias se deslocam para a praça, não é necessário comprar, a feira se torna uma programação”. Maria Helena diz também que a feira evoluiu muito nos últimos anos. “Antes não tinha espaço, eram barraquinhas de madeira sem piso, não tinha nem proteção para dias de chuva”. Para ela, um dos reflexos do crescimento é o aumento de vendas a cada ano. (FOTOS ANDRÉIA COPINI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...