Começa a coleta de amostras para o XX Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul







A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) iniciou o período de visitas às cantinas para coleta das amostras de vinho e suco de uva que participarão do XX Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul. O evento está na sua vigésima edição, valorizando o produto local, promovendo a sua qualificação e oferecendo às vinícolas possibilidades de negócios. Além disso, busca celebrar o fruto do trabalho das vinícolas familiares.




Desde 1997, o proprietário da Vinícola Michelon, Antônio Pedro Michelon, participa do Concurso dos Melhores Vinhos. A família Michelon trabalha com o setor vitivinícola desde a década de 40, na região de Santa Justina, interior de Caxias do Sul. “A sensação de participar é muito gratificante para nós vitivinicultores. O concurso mostra os produtos que a gente tem e os produtos da nossa região. Também mostra aquilo que nossos pais começaram há muito tempo… Levamos esse aprendizado com muita garra e seriedade”, destaca. Nessa mesma comunidade, foram coletadas três amostras da vinícola Lizot, que também participa do Concurso dos Melhores Vinhos há quase 20 anos.




O engenheiro agrônomo da Smapa, Flávio Hillebrand, é um dos profissionais que integra a equipe no processo de coleta de amostras. Hillebrand acompanha o Concurso dos Melhores Vinhos desde a sua oitava edição, em 2005. “Assim que todas as amostras estiverem recolhidas, elas passam por uma análise sensorial e físico-química com enólogos convidados”, explica.




As variedades avaliadas no concurso são: tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva. Os vinhos premiados recebem troféus e poderão ser comercializados com o selo Vinho de Caxias do Sul, conforme a sua premiação.




O XX Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul é realizado pela Smapa, em parceria com a Revinsul (Rede de Vinícolas de Caxias do Sul) e tem o patrocínio máster de Sicredi e Programa Juntos para Competir (Sebrae, Senar e Farsul). Também são patrocinadores: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), Agrimar, Microsal, Irmãos Luvison, Vêneto Mercantil, Biotecsul e Aranha Indústria e Comércio.




Contato para entrevistas:

Gilmar Octavio Onsi, agrônomo da Smapa, um dos coordenadores do Concurso pela Smapa

(54) 3290 3816 ou 9 9108-2527*

*Favor agendar inicialmente neste celular, que é da assessoria de imprensa




Foto Angela Nadin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...