Parklet é instalado em Flores da Cunha






Flores da Cunha acaba de receber um novo espaço de convivência no formato parklet – termo surgido nos Estados Unidos, em 2005, e que designa áreas que funcionam como extensões temporárias das calçadas. O projeto [com]vida sai do papel com o objetivo de contribuir na humanização e democratização das ruas, além de qualificar a paisagem urbana e histórica do município através da criação de novos cenários de qualidade para uso da população local.



O conceito dos parklets chegou ao Brasil em 2012, primeiramente em São Paulo, e hoje pode ser encontrado nos principais centros urbanos do país. Em Flores da Cunha, o primeiro parklet [com]vida é uma realização da Desterro Arquitetos, Olimóveis Urbanismo, Pilar Incorporadora e Metalco. A iniciativa, que tem a Bicofino Oficina Criativa e a Trento Iluminação como parceiras, é encabeçada pelos empresários Auber Césaro, Felipe Finger, Fábio Massochini, Pedro Toni e Vanessa Smiderle e foi regulamentada pelo município através do Decreto Executivo nº 5.309/2017.



O ponto escolhido para a implementação do primeiro parklet [com]vida foi o número 726 da Rua Dr. Montauri, um importante eixo de ligação do centro da cidade com a RS-122 e o acesso ao município de Nova Pádua. A área possui um considerável fluxo diário de pessoas em razão da concentração de comércios e serviços estabelecidos no local. Ocupando a vaga de um automóvel em via pública, o parklet com dimensões de 2,2m x 5m oferece inúmeras possibilidades de uso, tais como ambiente para leitura, encontros ao ar livre, atividades escolares, reuniões de grupo, manifestações artísticas ou simplesmente pontos para descanso e contemplação. O local abriga ainda uma placa fotovoltaica que fornecerá energia limpa e sustentável para carregar celulares e iluminar a área.



“A ideia é que o parklet seja integrado ao dia a dia de Flores da Cunha, tornando-se um ambiente público de estar, de trocas e interações sociais, e ajudando a fazer com que o protagonismo das ruas seja devolvido às pessoas”, destaca Felipe Finger, arquiteto responsável pelo projeto.



Situado em frente ao Restaurante Dona Dina, o parklet [com]vida irá reduzir minimamente a quantidade total de vagas de estacionamento no local, aproveitando para trazer à discussão o uso dos espaços públicos e os modos de deslocamento pela cidade. Conforme estimativas, enquanto uma vaga atende a no máximo 20 usuários motorizados durante um dia, um parklet pode beneficiar, no mesmo período de tempo, até 200 pessoas entre pedestres, transeuntes e ciclistas. Desta maneira, as instalações tornam as ruas mais atrativas e convidativas e, por consequência, mais ocupadas e seguras. “Nosso intuito é ajudar a reforçar o protagonismo do pedestre como os olhos das ruas, de forma a garantir mais segurança e urbanidade aos espaços públicos de Flores da Cunha”,ressalta Auber Césaro. O empresário florense diz que o grupo tem planos de envolver a [com]vida em futuros projetos de urbanização focados nos espaços públicos e também privados do município e cidades da região.



As ações do projeto [com]vida podem ser acompanhadas na página do Facebook fb.com/ComVida.Parklet.
Fotos: Auber Césaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...