RIMVIVER lança cartilha sobre direito dos doentes renais no Dia Mundial do Rim

RIMVIVER_DSC_0324


CAXIAS DO SUL - A Secretaria da Saúde, em parceria com a Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul (RIMVIVER), promoveu no dia de ontem, 13/03 ações alusivas ao Dia Mundial do Rim, celebrado nessa mesma data. O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, contou com a participação do Vice-Prefeito, Antonio Feldmann, da diretora-geral da SMS Marta Fattori e do vereador Pedro Incerti.
Durante a manhã, 400 pessoas participaram da atividade que tinha aferição de pressão e distribuição de folderes informativos sobre medidas preventivas para evitar doenças renais crônicas. No período da tarde, a entidade promoveu uma palestra com o médico nefrologista Dirceu Reis da Silva, com o tema “Conhecendo a doença renal”. De acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros tem problemas renais.
Na solenidade, Feldmann destacou a importância de iniciativas de orientação sobre doenças renais. “Fiz questão de estar aqui hoje porque tenho um caso de doença renal na família. O poder público quer somar-se a essa luta, esse esforço e essa caminhada. Podemos fazer nossa parte falando com um irmão, um vizinho ou um amigo para que essas pessoas tornem-se doadoras de órgãos”, declarou.
Ao final do evento, a RIMVIVER fez o lançamento da cartilha “Renal tem direito sim…Você precisa saber!”. O objetivo do material é apresentar aos doentes renais quais são os direitos garantidos em lei nas áreas de saúde, assistência social e previdência social.
Atualmente, a RIMVIVER atende 512 usuários que são pacientes com funções renais comprometidas, em tratamento hemodiálico e transplantados. Além disso, em Caxias do Sul 300 pessoas fazem tratamento com hemodiálise.
Saiba como prevenir doenças renais:
  • saiba sua pressão arterial;
  • controlar o açúcar no sangue;
  • fazer atividade pelo menos quatro vezes por semana;
  • controlar o peso;
  • ter uma dieta alimentar saudável;
  • beber água;
  • não fumar;
  • não usar remédio sem orientação médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...