Agenor Basso, experiência à serviço de Caxias

Basso: "A cidade precisa se apossar das suas atribuições.
A poder público sabe das suas responsabilidades"


Hoje os leitores vão conhecer um pouco sobre o fiel escudeiro de Alceu Barbosa Velho.

Por Laudir Dutra (laudfir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Agenor Basso, quase vinte anos dentro da política. Já foi de tudo dentro da política. Candidato a cargo eletivo, assessor parlamentar na câmara de vereadores de Caxias, conselheiro dos principais expoentes políticos de Caxias do Sul, como Kalil Sebhe Neto, Vinícius de Tomasi Ribeiro e Alceu Barbosa Velho.
Aliás, sobre Alceu abre sempre um parêntese para falar, pois desde que o mesmo foi conduzido á condição de vereador, (1996/2000), permanecendo até 2004 nesta condição, por ocasião do segundo mandato no legislativo, Basso foi seu assessor. Concomitante a isso, pensando única e exclusivamente em ajudar o partido, colocou seu nome à apreciação do eleitorado caxiense em 2004, onde obteve 906 votos.

Mas o resultado em si foi muito contestado pelo pedetista, que confiou no eleitorado acreditando que teria uma melhor sorte. Mas nem por isso deixou de lutar por aquilo que acreditava, pensando assim, foi conduzido à condição de assessor do gabinete do então vice-prefeito Alceu Barbosa Velho em 2004, na eleição que deu a vitória a José Ivo Sartori. Em 2008 permaneceu com a permanência do projeto vencedor. Em 2009, Alceu se candidata a deputado estadual pelo partido e vence as eleições. Na metade do governo Sartori, sai e assume uma cadeira na Assembleia legislativa. Agenor Basso mais uma vez foi junto e comandou o gabinete por dois anos, até assumir a Secretaria de Governo na gestão do então prefeito eleito Alceu Barbosa Velho. Agora o bicho vai pegar?
“Para mim não é nenhuma novidade trabalhar com ou para o Alceu, pois já são 17 anos de parceria.
Temos assinado em conjunto tudo o que diz respeito aos trâmites legais que nos dá sustentação como gestores públicos e isso certamente vai continuar por alguns longos anos ainda. Da melhor forma possível certamente, uma vez que trabalhamos para uma população de quase quinhentas mil pessoas. Só pela grandiosidade de um município como Caxias já se percebe a singularidade do comprometimento e o cuidado que temos que ter.
Temos encaminhado algumas coisas e estamos nos apossando das atribuições da prefeitura e não da cidade ou de entidades organizadas que buscam a versão mais intimista para resolver as suas questões, deixando de lado muitas vezes a parcela que é dever do poder público”, salienta Basso, deixando claro de que o município não vai ficar refém de determinações ou encaminhamentos de pessoas ou empresas.

Sobre Alceu Barbosa Velho

“O Alceu Barbosa Velho é a mesma pessoa que sempre foi, o que muda é o cumprimento da agenda, que aumentou consideravelmente após a sua condução à prefeitura. O que era feito no gabinete enquanto o mesmo era vice prefeito ou deputado continua sendo feito, porém, o tempo encurtou, afinal, toda a sociedade o procura por alguma razão. Desde pessoas simples até as mais abastadas economicamente falando. Trata a todos sem distinção, pois é o seu jeito de se relacionar. É um administrador acessível a todos, simples e participativo, que gosta de saber e colocar os olhos em tudo”.

Basso é um soldado do partido

“Nas três vezes em que concorri a algum cargo eletivo, foi em função da necessidade do partido, precisavam do meu nome para compor um quadro, então me propus a isso.
Sofri de tudo quanto foi maneira com essas eleições. Acabei desistindo de tentar em função das peripécias que um candidato precisa fazer para garantir alguns votos ou ter a certeza de que as pessoas realmente cumprem o que prometem.
Eu tive algumas oportunidades de entrar para o serviço público de forma oficial, pois foram inúmeros os concursos que surgiram nesse período em que estive na política. Conheço muitos trâmites e a dinâmica. Mas faltou o interesse de ser um servidor, de estar o tempo todo atrelado ao sistema. Nunca me imaginei de estar na zona de conforto, acomodado. Sempre quis estar livre para realizar as coisas que acredito, aprender sobre tudo e desenvolver algumas ideias”.

Fidelidade total à causa

“Eu realmente sou fiel à missão Alceu Barbosa Velho. Tenho uma relação de confiança com o Alceu Barbosa Velho.
Ajo assim e o que ele me solicitar eu faço, pois jamais nos colocamos em situação constrangedora um ao outro. Procuro contribuir objetivamente para que o sucesso da sua liderança possa continuar. Busco ser competente em tudo eu faço e estou à sua inteira disposição.
Por outro lado, desde que entrei para o partido, juntos buscamos sempre o canal de avanço para a sociedade, a questão da Educação que é nossa bandeira maior. Temos uma sintonia fina, onde muitas vezes com apenas um olhar existe o entendimento sobre as questões importantes. Se algum momento houve algum questionamento, jamais deixamos de resolver e equacionar as coisas”.

Demora um pouco até acostumar

“O fator mais importante do Alceu é a sua capacidade de diálogo. Acho que vai levar algum tempo para as pessoas entenderem a maneira de ser do Alceu Barbosa Velho. Será gradual e forma com que as pessoas aceitarão o jeito do novo prefeito. Ele é um político de diálogo e com diálogo.
Mesmo que tenhamos uma base com 19 partidos, ele conseguirá comandar com tranquilidade, mesmo que por ventura um ou outro tenha que deixar o governo. Essas coisas podem acontecer, estamos em uma democracia onde cada um é livre para seguir o seu caminho.
Quem não estiver de acordo com aquilo que fora estabelecido está fora. Ou você trabalha com ele e trabalha realmente na efetivação daquilo que foi programado ou está fora, é bem simples assim. A expressão ‘TROTEIA OU SAI DA ESTRADA’, é real.
Ou sejam comprometidos com aquilo que foi proposto ou não terão espaço dentro da administração.
A sociedade precisa que nos dediquemos para ela. O prefeito dá o exemplo e é sempre o primeiro a estar dentro do centro administrativo todos os dias”. (Foto Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...