Sabrina Martins, a Bela da vez


Mais uma beldade que desfila beleza aqui no quadro que conquistou o público de Caxias e região. Abaixo as considerações sobre um monte de coisas que todos têm vontade de falar, mas que só quem acompanha o quadro tem essa oportunidade.
Hoje uma catarinense, que juntamente com toda a família, adotou Caxias do Sul para viver e desenvolver os seus projetos. Trata-se de SABRINA MARTINS, 25 anos, olhos castanhos claros. Leia a matéria a seguir.

O que vi da vida

Vi que muito do que consideramos essencial e valioso na vida, não passa, às vezes, de superficialidade. Mesmo as coisas que crescemos acreditando serem verdades absolutas, se mostram ilusórias, assim que as provamos, como os bens matérias, por exemplo.
Gosto de estar com as pessoas que amo, dos momentos simples, da sinceridade. Gosto de desafios, de viajar e de aprender coisas novas. Estive recentemente no Chile e na Patagônia, conheci o Fim do Mundo, a mística Terra do Fogo. Foi uma experiência e tanto. Agora estou me preparando para viajar à Europa, em novembro.

O que espera da vida a Sabrina Martins

Espero amar e ser amada, tornar o mundo ao meu redor um pouco melhor do que era antes de minha chegada.

Considerações sobre drogas, gravidez na adolescência, família

As drogas são um problema gravíssimo, de saúde pública. E problemas sérios não são resolvidos do dia pra noite. Será preciso muito mais vontade política do que temos visto até agora, para resolver isso. A família, juntamente com as instituições, devem andar de mãos dadas para que possamos ganhar essa guerra.

Sobre a cidade de Caxias, tenho a dizer…

É uma potência econômica, que abrigou a mim, minha família e a muitas outras. Uma terra de oportunidades, que assim como dá aos seus cidadãos, também cobra, na mesma medida. Culturalmente falando, a cidade tem melhorado de uns tempos para cá, recebendo prêmios e eventos de alto nível. Uma nova Caxias se desenha e espero que a população esteja aberta para usufruir isso tudo.

Planos para o futuro

Espero conhecer muitos lugares, pessoas e culturas, me tornar uma pessoa melhor a cada nova vivência. Quero evoluir profissionalmente, fazer alguns cursos, preparar um mundo melhor para meu filho Íkaro. 
GOSTO DE – Trabalhar, Ler, Namorar, Cozinhar e Assistir a um bom filme
NÃO GOSTO – Traição, Hipocrisia, Arrogância, Inveja e Medo
UM LUGAR: Paris
RELIGIÃO: Acredito em Deus
LIVRO: Cem Anos de Solidão, Contos de Amores Vãos, A Menina que Roubava Livros
FILME: O Pianista, A Vida dos Outros, Separação
TIME DE CORAÇÃO: Corinthians
CAMPO OU MAR: Campo
COMIDA: Churrasco
UMA FRASE: Às vezes a gente ganha; às vezes a gente aprende.
Texto Laudir Dutra
Fotos FotoCine Caxias

Edição 20_2012 Capa


Edição 20_2012 Página 2


Edição 20_2012 Página 3


Edição 20_2012 Página 4


Edição 20_2012 Página 5


Edição 20_2012 Página 6


Edição 20_2012 Página 7


Edição 20_2012 Página 8


Edição 20_2012 Página 9


Edição 20_2012 Página 10


Edição 20_2012 Página 11


Edição 20_2012 Página 12


Má postura pode ser a causa de muitas dores de cabeça


Juliana Steiner Bettiol/Foto Ponto Inicial
A cefaléia, conhecida popularmente como dor de cabeça está entre as dez doenças que mais comprometem o ser humano, afetando a qualidade de vida e a produtividade. Existem mais de 150 tipos de cefaléias e todas possuem uma causa que deve ser diagnosticada por um profissional especializado.
A cefaléia tensional é o tipo de dor de cabeça mais comum, podendo durar desde algumas horas até uma semana inteira. Este tipo de dor localiza-se, geralmente, na fronte, nuca ou têmporas (lados da cabeça) e costuma ser em pressão dando a sensação de aperto. A cefaléia tensional é causada pela tensão muscular na cabeça, pescoço, nuca e couro cabeludo. Essa tensão muscular é, muitas vezes, conseqüência de uma má postura. Pessoas que trabalham por muitas horas em frente ao computador, desenhistas, cirurgiões ou pessoas que tenham hábitos que causam disfunções nessas musculaturas, como dormir em posição de bruços ou falar ao telefone segurando-o com o ombro estão mais sujeitas a este tipo de dor.
A quiropraxia é uma especialidade na área da saúde que vem sendo reconhecida como importante forma de tratamento para os tipos de dores de cabeça mais comuns. Estudo norte americano apontou a quiropraxia como sendo um tratamento eficaz para pessoas que sofrem de cefaléia tensional e cefaléia cervicogênica (com origem da dor na coluna cervical). O quiropraxista, através de uma avaliação específica consegue identificar alterações nos movimentos das vértebras da coluna cervical, pontos de tensão na região do pescoço, cabeça, face e ombros (presentes na cefaléia tensional) e, através da correção de desalinhamentos articulares melhora a postura, reduz a tensão muscular e aumenta a amplitude de movimento do pescoço, contribuindo assim, para redução dos sintomas e para uma melhor qualidade de vida.
É importante também, identificar outros hábitos do paciente que possam estar influenciando este tipo de dor, como tipo de trabalho, alimentação, fatores de tensão e estresse, sedentarismo, alterações hormonais e de sono.
Não considere sofrer de dores de cabeça como uma normalidade, busque avaliação e tratamento seguro! Conheça os benefícios da quiropraxia em sua vida, com saúde para sua coluna e bem-estar para o seu corpo!
Juliana Steiner Bettiol
Quiropraxista ABQ 507
Rua Dal Canale, 2186 (Conj. Comercial Alvorada) Sala 5008 (1° andar) Caxias do Sul/RS Fone: 54 3039-0100

O Assis Melo não é uma invenção da mídia.


Por Laudir Dutra
Homem de palavras fortes, de origem humilde, de boa fala, de respeito entre a classe trabalhadora, de bons conhecimentos e reconhecimentos por onde quer que vá. Militante dos movimentos sindicais, líder nato e influente quando a questão é a defesa dos direitos dos metalúrgicos, colegas dos tempos do chão de fábrica.
Este é Assis Melo, que tem carreira meteórica na política, respaldado pelo entendimento de todos os ex-colegas que o elegeram e conduziram aos mais altos postos que um trabalhador um dia sonhou.
Assis Melo é casado, pai de dois filhos, torcedor do Caxias e Internacional, mas o time do coração é o Avaí do Fátima, do qual já foi de tudo, atualmente é conselheiro.
Na entrevista a seguir, saiba mais e tire suas conclusões a respeito de um dos ícones da política e da vida caxiense, que ao longo dos mais de cem anos de história, aprendeu a admirar e dar o devido respeito.

Um PCdoB assediado

“É da arte da política a tentativa de alianças, de apoio, mas temos uma posição já traçada, então, a exemplo de outros partidos, procuraremos apoio. Mas tem que ser agora essa discussão, o segundo turno ainda está um pouco distante, vamos superar a distância que nos separa dele, agora o tema é outro. Não há espaço para conjecturas e sonhos para o futuro. A política é muito dinâmica e exige que sejamos decisivos.
Mas nossa candidatura tem potencial, muito também fruto de um trabalho que vimos desenvolvendo ao longo dos anos, meu e do partido em favor dos trabalhadores.
Seremos uma candidatura de propostas novas, traçadas a partir de intensos debates junto ao eleitorado caxiense”.

Suelen Aguiar da Costa a Bela da Quinzena


Hoje os leitores do Ponto Inicial recebem mais uma das já consagradas figurinhas deste álbum que marca época aqui na serra. O Bela da Quinzena se orgulha de ter feito ao longo desses quatro anos de existência, muitos amigos e conhecimentos que nos inspiram para procurar sempre o melhor.
Hoje temos o prazer de apresentar SUELEN AGUIAR DA COSTA, 23 anos (26/02), regida sob o signo de peixes, manequim 36, 52 quilos, natural de Caxias do Sul.
Suelen trabalha atualmente como recepcionista e seu grande objetivo de vida é estudar para se tornar professora. E o processo já começou. A moça se prepara para fazer as provas do ENEM e se conseguir o seu intento, vai para a faculdade de letras e assim, realizar o seu grande sonho.
“Quero ensinar crianças, adoro os pequenos e quero ensiná-los para que seja cidadãos de bem e conscientes. Amo criança e sonho um dia em ter os meus filhos, educá-los bem para que não tenham tantas dificuldades de serem alguém.
Acredito que o futuro do mundo está nas mãos deles, então, quanto mais bem preparados mais condições eles terão de enfrentar todo tipo de adversidade que pintar na sua frente.
Já fui professora de catequese, já fui babá, já cuidei de muitas crianças, acho que tenho essa propriedade para falar delas”.

Água: Poupar agora para não faltar depois


CAXIAS DO SUL – Em decorrência da falta de chuvas que têm acometido a cidade, o prefeito José Ivo Sartori decretou medida para que a população utilize a água de forma racional.
O decreto prevê que após a conscientização, o usuário que for denunciado novamente poderá receber uma multa no valor de 10 tarifas mínimas de água, hoje R$ 169,00. Se reincidir no desperdício durante o período do decreto, pagará a multa dobrada e poderá ter a água cortada.
A nossa reportagem tem feito periodicamente algumas incursões pelas represas da cidade e procede a preocupação das autoridade no que tange aos baixos níveis de água.
A represa da Maestra, por atender a maior parte da população da cidade (zona norte) e também pelo seu porte é aquela que mais tem recebido atenção. Com 2,80 metros abaixo do seu nível normal, vai precisar de chuva abundante por pelo menos dois dias para que sua bacia consiga obter uma quantidade suficiente para satisfazer as necessidades da população.

Algumas medidas tardias e outras incoerentes, despertam a atenção do poder público


CAXIAS - Duas medidas tomadas pelas autoridades despertou a atenção do vereador Mauro Pereira, a primeira diz respeito da construção afinal de passarela no bairro São Ciro na BR 116, local este, palco de muitos acidentes, inclusive com vítimas fatais.
“O primeiro projeto de passarela comunitária é de nossa autoria e data de 2001, quando analisamos a necessidade e junto com a Neobus, Universidade de Caxias do Sul e Marcopolo, estudamos a viabilidade de concretizar este que era um anseio da comunidade da época, mas infelizmente o então prefeito Pepe Vargas não deu respaldo para que isso fosse possível.
Depois de tantos anos vai sair do papel, a demora deve-se principalmente às dificuldades de entendimento sobre quem tem a responsabilidade sobre obras desta natureza. Existe muito jogo de empurra. Daer, Convias, Denit e município não se entendiam com relação à paternidade da obra.
Ficou decidido então que o Daer fará a manutenção e a Polícia Rodoviária Federal fiscalizará a passarela. Acredito que chegamos ao fim esse tormento. Existem ainda outras passarelas que precisam ser estudadas e implementadas, porém a burocracia acaba por dificultar tudo, levando anos e anos de discussão”.

Acesso ao Sagrada Família

Outro assunto que está na pauta do dia diz respeito ao acesso ao Sagrada Família. O Ministério Público determinou que seja fechado o acesso ao bairro pela BR 116, em frente ao Supermercado Imec e Dambrós. A comunidade está indignada com a decisão.
“Já fizemos abaixo assinado, fomos até o MP, falamos com juíza federal que nos informou que está no aguardo do poder público municipal para que tudo seja resolvido. Em outras palavras, dependem 100% do município para que seja resolvido esse imbróglio. Basta que seja enviado estudos de viabilidade técnica e projeto referente a isso para que haja um entendimento favorável aos moradores do local.
Ocorre que não existe nenhuma outra alternativa de acesso a não ser por ali mesmo. Caso não seja resolvida a questão, além do prejuízo que a comunidade terá, haverá grandes congestionamentos na rótula da UCS, hoje insuportável na hora de pico e também no acesso ao posto da Policia Rodoviária. Agora com a palavra o secretário dos Transportes e Mobilidade Urbana, Edson Néspolo”. (Fotos Ponto Inicial)

Uma tradicional opção de lazer e entretenimento está de volta



A conquista se deve especificamente à perseverança, clientes e amigos que sempre estiveram juntos.
CAXIAS - Na Jacob Luchese, 3074, no bairro Santa Lúcia, em frente à CEASA, um tradicional ponto de encontro está de volta. O Bar do Luizinho, reabriu suas portas.
Depois de um período fechado para reformas, foi inaugurado no último final de semana, com ambiente moderno, aconchegante e familiar, para entrar definitivamente no roteiro daqueles que apreciam um bom pagode, que curtem estar com os amigos e que gostam de uma boa culinária.

O antes e o depois do Bar do Luizinho. Foram anos de muito trabalho até chegar ao atual estágio.
Aproximadamente 300 pessoas foram até lá levar o seu abraço e desejar todo sucesso do mundo para um cara que batalhou muito e merece tudo o que está vivendo.

Pedro Incerti: “O foco principal agora deve ser a condução da eleição para prefeito”


Por Laudir José Dutra
As eleições estão chegando, alguns já montaram as suas estratégias, outros ainda estudam qual o melhor caminho a seguir, se vale a pena, os louros e as perdas de uma participação mais direta. Mas existem aqueles que já nasceram preparados, sabendo o que querem e onde podem chegar.
Este é o caso de Pedro Justino Incerti, 56 anos, filho de Sady Incerti e Delmina Piovezan Incerti. Nasceu às margens do Rio Forquilha (Yanhandava), Distrito de Santa Luzia, em Lagoa Vermelha e foi registrado em Sananduva- RS.
Casado com Elisa Maria Incerti é pai de Renan e Sabrina. De profissão bancário, tendo iniciado como estagiário em 03/04/1978 no Banco Mercantil de São Paulo, incorporado pelo Bradesco, em 2003, de onde é funcionário.
 “Tenho muitos motivos para concorrer e o principal deles é que sempre trabalhei para eleger candidatos de outros partidos e não seria agora, que temos o nosso próprio candidato a prefeito, que devo me furtar dessa vontade.
Sei das complicações que vão nortear esta eleição, por isso mesmo, o foco deve ser o da humildade e muito trabalho.
Mesmo atuando fora da Câmara como suplente, o que nos deu a possibilidade de exercer cargo na administração municipal como secretário de governo, jamais deixamos de ter contato com as pessoas, com aqueles que acreditam no nosso trabalho. Sabemos que a secretaria que atuamos não nos dá uma condição de visibilidade, tivemos uma atuação limitada nesse sentido, mas procuramos aproveitar o máximo, canalizar contatos e estar junto às comunidades que representamos”.

Edição 19_2012 Capa


Edição 19_2012 página 2


Edição 19_2012 página 3


Edição 19_2012 página 4


Edição 19_2012 página 5


Edição 19_2012 página 6


Edição 19_2012 página 7


Edição 19_2012 página 8


Edição 19_2012 página 9


Edição 19_2012 página 10


Edição 19_2012 página 11


Edição 19_2012 página 12


Desempenho da economia caxiense


Carlos Calcagnotto
Por Carlos Calcagnotto
Em torno de duas décadas ou um pouco mais, a CIC – Câmara de indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul e a CDL – Câmara de Dirigentes lojistas de Caxias do Sul acompanham a evolução mensal da economia local, apresentando-a à imprensa e aos seus associados.
Esse é um trabalho que procura retratar o quadro econômico e suas tendências. Na apresentação feita neste mês nas dependências da CIC, suas equipes econômicas relataram o desempenho da economia caxiense referente ao mês de março de 2012, comparado com o mesmo mês do ano anterior, sendo este o item mais correto de ser analisado, pois são confrontados meses anuais idênticos, não influenciando os efeitos de sazonalidade desigual acometida em meses específicos. Tais como mês de férias, de retorno de férias, de datas festivas, quando comparadas por meses imediatamente anteriores ou posteriores, representando aí, variações que distorcem análise da evolução econômica como tendência.
Assim sendo, a indústria acusou a retração de 0,5%, o comércio cresceu 1,7% e o setor de serviços, 20,9% que, respeitando-se a ponderação setorial, acumulou o crescimento real do quadro econômico em 6,2%, bem próximo da inflação oficial.
Esse dado pode ser entendido como positivo, embora não represente expressivo crescimento real de venda, mas evidencia um quadro de recuperação econômica, tendo em vista o acumulado dos últimos 12 meses em comparação com o acumulado dos 12 meses anteriores, que registrou uma performance de crescimento de 0,6% na indústria, decréscimo de 4,5% do comércio e crescimento dos serviços de 8,3%, totalizando 2% no período analisado.
Outro fator que começa a estimular as empresas industriais exportadoras caxienses é a recente recuperação do valor real do dólar, passando na última semana a valer R$ 1,99 reais por dólar.
E isto também refletirá como tendência positiva da economia, aliada á política governamental da presidente Dilma de redução expressiva dos juros bancários.
Embora o quadro tendencial se apresente positivo, preocupa o momento acumulado de desempenho negativo da indústria, resultando nas medidas restritivas de produção, com a concessão antecipada de férias, proibição de horas extras, redução do horário de trabalho em função do banco de horas com saldo positivo a ser revertido, o que de algum modo, refletirá nas vendas do comércio e serviços, entendido como mercado consumidor.
No entanto, podemos evidenciar que o Brasil, em especial a região nordeste do estado gaúcho, atravessa um pequeno momento de transição econômica, mas com visão futura positiva.
Ouvindo alguns industriais nesta última semana, pude senti-los algo preocupados com esta pequena transição, onde estavam acostumados com o alto desempenho no ano de 2010 e um pouco menos, mas também expressivo de 2011.
Contudo, vejo o quadro de forma otimista, com recuperação de tendência crescente e contínua, para tanto, é esperar para ver.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...