O Assis Melo não é uma invenção da mídia.


Por Laudir Dutra
Homem de palavras fortes, de origem humilde, de boa fala, de respeito entre a classe trabalhadora, de bons conhecimentos e reconhecimentos por onde quer que vá. Militante dos movimentos sindicais, líder nato e influente quando a questão é a defesa dos direitos dos metalúrgicos, colegas dos tempos do chão de fábrica.
Este é Assis Melo, que tem carreira meteórica na política, respaldado pelo entendimento de todos os ex-colegas que o elegeram e conduziram aos mais altos postos que um trabalhador um dia sonhou.
Assis Melo é casado, pai de dois filhos, torcedor do Caxias e Internacional, mas o time do coração é o Avaí do Fátima, do qual já foi de tudo, atualmente é conselheiro.
Na entrevista a seguir, saiba mais e tire suas conclusões a respeito de um dos ícones da política e da vida caxiense, que ao longo dos mais de cem anos de história, aprendeu a admirar e dar o devido respeito.

Um PCdoB assediado

“É da arte da política a tentativa de alianças, de apoio, mas temos uma posição já traçada, então, a exemplo de outros partidos, procuraremos apoio. Mas tem que ser agora essa discussão, o segundo turno ainda está um pouco distante, vamos superar a distância que nos separa dele, agora o tema é outro. Não há espaço para conjecturas e sonhos para o futuro. A política é muito dinâmica e exige que sejamos decisivos.
Mas nossa candidatura tem potencial, muito também fruto de um trabalho que vimos desenvolvendo ao longo dos anos, meu e do partido em favor dos trabalhadores.
Seremos uma candidatura de propostas novas, traçadas a partir de intensos debates junto ao eleitorado caxiense”.

Propostas primeiras

“Vamos nos empenhar no sentido de dar destino aos resíduos industriais, principalmente dos pneus inservíveis e de resto, todos os resíduos que hoje sentimos uma grande necessidade de encontrar soluções para tal.
No nosso governo e na nossa concepção de gestão, a CODECA será uma empresa dez na coleta e dez na destinação. Se por interesses de outra natureza as coisas não saírem do papel, não seremos nós que vamos nesse momento levantar nenhum tipo de questionamento, pelo menos não agora, faremos isso no momento oportuno e que contemple os reais interesses e as atenções de toda a população”.

Uma candidatura respaldada

“As pessoas nos ajudaram a sermos o que somos e a chegar onde estamos conseguindo chegar, então temos o entendimento de que somos desta vertente de pensamento, desta origem.
Assis Melo não é fruto de mídia e sim de corrente política, por isso somos pré-candidatos para colocar em prática tudo aquilo que pregamos a vida toda.
Dia 24 deste mês, teremos a oportunidade de sermos homologados na nossa convenção e vamos para o debate de propostas políticas.
Acreditamos que tenha faltado em algum momento, iniciativa para fazer aquilo que ainda falta para a cidade. Temos sim que sair da teoria, da fala bonita e irmos de uma vez para a prática”.

Atenção especial à saúde

“É importante haver discussão com os profissionais satisfeitos com tudo que diz respeito à suas profissões, com ambientes e melhorias nas condições adequadas de trabalho. Infelizmente a população mais necessitada é que sofre com esse tipo de situação.
Num primeiro momento houve uma desconsideração de uma categoria. Os médicos não foram ouvidos e o exercício legal da medicina foi castrado.
Um administrador público tem que ter ouvido fino para ouvir e aceitar a crítica, isso faz parte do jogo político e temos que ter essa sensibilidade.
Queremos sentar com essa categoria para debater o assunto e chegar a um entendimento, pois este debate ainda não acabou, a qualquer momento a greve pode voltar, até porque algumas arestas não foram aparadas.
Não somos médicos, sou um soldador, por isso temos que ouvir de quem entende do tema, só quem está dentro do turbilhão, costumado a desafios e atender pessoas pode ter a exata noção daquilo que a população precisa. Essa sensibilidade nós temos que ter sempre.
Nossa administração será voltada para o diálogo e realizações. Vamos mostrar que a cidade pode mais. A cidade não chegou aqui sozinha, teve valorosos administradores ao longo de sua história, mas temos que unir pessoas em torno de um objetivo único que é administrar uma cidade com tantas conquistas e potencial imenso”.

Candidatura própria

“Não sou eu que decido sobre isso, é o coletivo, respeitamos todas as tratativas de conversa. Hoje é referendada essa disposição, já temos essa pré-candidatura posta, somos convictos, mas estamos vendo possíveis aliados, buscamos afirmar nossa candidatura, por isso temos que discutir até o último instante.
Acredito que os outros candidatos já tenham fechado cerco a alguns possíveis aliados, com esses não cremos que possam haver reviravoltas, mas existem aqueles que ainda não decidiram os seus destinos e é em cima destes acéfalos que vamos buscar alianças”.

Representante de uma classe

“Temos que resolver a situação da coletividade e não só dos metalúrgicos. Quem construiu essa liderança não foi o Assis Melo e sim os companheiros metalúrgicos. Então sou uma alternativa e espero o apoio deles, caso isso não seja do entendimento desses companheiros, não sentirei nenhum tipo de mágoa.
Quero deixar bem claro que aquele companheiro que trabalhou e brincou com eles no chão de fábrica, continua o mesmo. Os trabalhadores e o partido têm e continuarão tendo essa alternativa”.

Assumir um compromisso

“O que nos fortalece sempre é a nossa política partidária, já temos uma bagagem muito grande respaldada pelos movimentos sociais e sindicais que nada mais é do que fazer política, mesmo que não de partidos, mas de um ideal de vida. Agora somos um representante dessa classe, que a vida toda esteve junto conosco. Somos agentes de uma categoria, respaldados por um mandato que nos permite lutar por coisas reais e pontuais.
Lembro que quando assumimos o primeiro mandato na câmara de vereadores, existia certa desconfiança sobre os nossos posicionamentos e forma de atuar dentro do legislativo, mas mostramos nosso valor, criamos alguns projetos, tivemos o reconhecimento dos colegas edis e vetamos algumas iniciativas que entendíamos não ser o melhor para a população, isso tudo com apenas dois vereadores do partido.
Em dois anos acredito, tivemos uma ascensão expressiva na política, isso prova que não fui inventado ou colocado goela abaixo, venho de uma corrente partidária com ideia coerente.
Quem fez oito mil votos ou quem fez dois mil votos tem o mesmo peso. Tenho a legitimidade e também a simplicidade de entender isso, não é porque fiz a maior votação, mais de oito mil votos que devo me intitular o campeão de tudo. Meu voto em qualquer situação tem o mesmo significado e importância do que outro qualquer.
Temos uma trajetória política de muito tempo. A vida ensina, temos a sensatez para sabermos o nosso lugar”.

Pela vida

“O jeito de falar forte, às vezes até com tom ríspido, diz exatamente o que sou, as minhas raízes, afinal de contas, fui sendo conduzido pela vida, aprendi com os tombos.
Venho de uma família de analfabetos, meu pai era analfabeto, mas mesmo assim a educação o cuidado na lida com as pessoas não requere estudo ou cultura, apenas educação. Ouvia dele que quem faz o ambiente somos nós, desde que respeitando os outros, com simplicidade, honestidade, se chega onde quer. Por outro lado, aprendi que temos que ter posição, defender nossos direitos, nossos ideais, é assim na vida, é assim na política.
Sou um cara simples, nunca me prendi a coisas materiais, vivi em cima de coisas pontuais, necessárias á minha sobrevivência ou condição de vida. Juntar dinheiro sempre foi algo que passou longe do meu pensamento. Vivo como me sinto melhor. Já me viram com uma cerveja na mão, dentro de um bar. Sim, e daí, não vou negar minhas origens, minha condição.
Realmente é difícil falar da gente, mas o que sou é o que eu faço. Quando encontro meus antigos colegas de chão de fábrica parece que o tempo não passou, contamos histórias, relembramos fatos passados e de como fomos e somos iguais.
São histórias que às vezes a gente nem se lembra, mas que são fatos e coisas que vivemos. Mas temos essa tranquilidade de saber o que queremos e onde podemos chegar.
Em três mandatos como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, não houve nenhum que não tenhamos conseguido um acordo favorável aos trabalhadores. Ao contrário do que talvez muitos possam pensar, não temos um histórico de truculência, sempre primamos pela simplicidade, pela sinceridade.
A mesma fala que tenho em cima de um caminhão é a mesma que tenho sempre que sento em torno de uma mesa para tratar dos interesses dos trabalhadores com os patrões. Não vou e não quero me privar do direito de viver aquilo que acredito ser bom para mim e para as pessoas que me cercam. Ninguém ensinou sermos assim, aprendemos pela vida. Esse diploma temos, somos formados na maior faculdade deste mundo. A vida.
Não temos medo do enfretamento mesmo, aquele que muitas vezes alguns não têm coragem de fazer, mas não somos encrenqueiros, somos frutos da luta dos trabalhadores.
Se a população de Caxias, seja de qual for a categoria ou condição social, entender que devo ser o prefeito, assim será, não tem outro caminho, são as pessoas que vão dizer o que querem para elas.
Não estamos aqui fazendo nenhuma crítica contra esse ou aquele, temos tranquilidade para ficarmos cara a cara com todo mundo, somos amigos dos outros pré-candidatos, mas isso aqui não é uma monarquia e sim uma democracia onde todos têm as mesmas igualdades de condições. Está na hora de mudar”.

Limites do Assis

“Estamos ai sem medo, prontos para enfrentar mais um desafio. Temos um grande exemplo que nos foi dado quando Lula foi conduzido á presidência da república. Podemos seguir e aproveitar o legado que ele deixou. Temos sim aspirações maiores nesta nossa trajetória política.
Não temos nenhuma pretensão de reinventar a roda, até porque existem grandes nomes neste cenário, mas queremos sonhar e tornar realidade todos os nossos sonhos e vamos galgar um a um, enquanto tivermos o apoio e compreensão de que somos sim uma alternativa viável para mudarmos alguns paradigmas”. (Fotos Ponto Inicial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...