Pedro Incerti: “O foco principal agora deve ser a condução da eleição para prefeito”


Por Laudir José Dutra
As eleições estão chegando, alguns já montaram as suas estratégias, outros ainda estudam qual o melhor caminho a seguir, se vale a pena, os louros e as perdas de uma participação mais direta. Mas existem aqueles que já nasceram preparados, sabendo o que querem e onde podem chegar.
Este é o caso de Pedro Justino Incerti, 56 anos, filho de Sady Incerti e Delmina Piovezan Incerti. Nasceu às margens do Rio Forquilha (Yanhandava), Distrito de Santa Luzia, em Lagoa Vermelha e foi registrado em Sananduva- RS.
Casado com Elisa Maria Incerti é pai de Renan e Sabrina. De profissão bancário, tendo iniciado como estagiário em 03/04/1978 no Banco Mercantil de São Paulo, incorporado pelo Bradesco, em 2003, de onde é funcionário.
 “Tenho muitos motivos para concorrer e o principal deles é que sempre trabalhei para eleger candidatos de outros partidos e não seria agora, que temos o nosso próprio candidato a prefeito, que devo me furtar dessa vontade.
Sei das complicações que vão nortear esta eleição, por isso mesmo, o foco deve ser o da humildade e muito trabalho.
Mesmo atuando fora da Câmara como suplente, o que nos deu a possibilidade de exercer cargo na administração municipal como secretário de governo, jamais deixamos de ter contato com as pessoas, com aqueles que acreditam no nosso trabalho. Sabemos que a secretaria que atuamos não nos dá uma condição de visibilidade, tivemos uma atuação limitada nesse sentido, mas procuramos aproveitar o máximo, canalizar contatos e estar junto às comunidades que representamos”.

As atribuições do vereador

“No fundo, em última análise, ajudamos o gestor diretamente, pois, apesar das limitações que são impostas ao vereador, estamos sempre trazendo ao mandatário os reclamos da população, amparando o cidadão naquilo que ele mais necessita enquanto morador de um bairro da cidade.
Na verdade o poder dos vereadores se restringe às leis e a fiscalização das mesmas. Ficamos de mãos amarradas quanto às questões de demandas de verbas a serem empregadas em determinadas áreas, isso é atribuição do prefeito. Mas ficamos gratificados quando conseguimos resolver, coletivamente, as demandas da população. Em muitos casos talvez a população não acompanhe de perto a nossa participação.
A CODECA, por exemplo, se hoje está funcionando bem, deve muito à participação da câmara de vereadores que deliberou sobre as necessidades daquela companhia e aprovou iniciativas pertinentes. Quando solicitados para isso, nós vereadores entendemos que era necessário tomar essa ou aquela medida e hoje está aí. A empresa vem ganhando reconhecimento de todos e conquistando prêmios a nível estadual e nacional”.

As dificuldades das eleições

“Não existe eleição ganha até que o ultimo voto saia de dentro da urna. Tenho a exata noção de que pelo fato de termos mais cadeiras na próxima legislatura, não diminuirão as dificuldades, pelo contrário, teremos um número bem maior de candidatos que entrarão dividindo os votos, fazendo com que tenhamos um cuidado redobrado na caminhada em busca de uma condição de conquistar uma cadeira”.

Foco total na campanha

“Devemos trabalhar forte em alguns pontos e iniciativas que participamos. Existe a bandeira da vinda da UFRGS, que demos o pontapé inicial dentro da Comissão de Educação da Câmara, juntamente com outros companheiros. A vinda dessa entidade de ensino para a cidade será uma das maiores conquistas que a cidade já teve.
Já temos a certeza de que ela virá para a serra gaúcha e nossa atenção e empenho será no sentido de concretizar Caxias como sua sede. Entendemos também a intenção de outras praças da serra em pleitear isso, é legítimo, mas queremos lembrar que fomos nós que demos o primeiro passo nessa busca. Independente de quem seja o pai da criança, o importante mesmo é que a população precisa de mais esse instrumento de educação”.

Maior número de vereadores

“São dois lados de uma mesma moeda. Se por um lado diminuirá a quantidade de votos necessários para se eleger, por outro teremos maior divisão desses mesmos votos. Teremos uma disputa mais acirrada, as dificuldades serão maiores.
Mas a grande batalha do PDT e das outras siglas será eleger o prefeito Alceu Barbosa Velho. Sabemos que não teremos uma vida fácil nessa eleição, pois do outro lado existem outros candidatos que igualmente pensam em vencer a disputa”.

PDT com mais vereadores eleitos

“O número de cadeiras do partido vai depender da nominata. Não podemos deixar de reconhecer que o PMDB, por exemplo, tem nomes fortes em condições de buscar muitos votos. Então vamos trabalhar, canalizar o maior número de votos e ver como fica no final. Mas saliento que o nosso foco principal será no sentido de eleger o nosso prefeito”.
Trabalho no governo
“A secretaria de governo era burocrática, não me deixou um suporte de cunho político, pois é meio e não fim. Por este aspecto, a avaliação não é boa para quem, assim como eu, tem a disposição e intenção de concorrer a uma vaga na câmara.
Mas valeu como conhecimento da máquina de governo. De alguma forma, procurei capitalizar como pude politicamente, não parei no tempo. Na medida do possível, procurei manter o contato com aqueles que sempre estiveram conosco”.

Atual administração

“Acho que sempre somos suspeitos em falar sobre essa administração, até porque fazemos parte dela, mas eu te diria que uma nota oito estaria de bom tamanho, embora ela mereça um dez com louvor. Passamos longe da média de muitas cidades brasileiras. Isso tudo fruto de um trabalho coletivo. A administração atual tem o nosso respeito, pois teve coerência do início ao fim.
Mas todos os partidos foram e são importantes, desde o menor partido até o maior que é o PMDB. Todos trabalharam ajudando a fazer esta administração. É muito bom vermos as pessoas falando bem das obras e dos investimentos no saneamento básico.
O Marrecas, por exemplo, veio na hora certa para dar condições às pessoas e empresários, todos de alguma forma terão água todos os dias e não mais o fantasma do racionamento.
Outra questão de grande relevância é o saneamento básico. Com a construção de estações de tratamento – ETE – vamos deixar de poluir nossos rios e arroios e ao mesmo tempo, vamos ajudar os municípios que fazem divisa com Caxias e ficar livre desse problema.
Tudo isso teve também a participação especial da câmara de vereadores. Todas as grandes iniciativas tiveram nossa participação. Os resultados desta gestão tiveram a nossa assinatura e as gerações que virão, terão sim uma qualidade de vida muito boa. Cabe agora ao nosso próximo prefeito dar continuidade a tudo isso”.

Início da carreira política

“Iniciei minha vida pública e política dentro do sindicato dos bancários. A partidária teve a figura do Leonel Brizola, que sempre me inspirou.
Há mais de 60 anos alguém construiu seis mil escolas em território do Brasil. Vem daí a minha admiração por ele.
Os pilares dão sustentação a qualquer ideal e isso passa pela escola, pela educação”. (Foto Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...