Vila Seca prepara 4ª Festa do Pinhão


A comunidade de Vila Seca está com a programação da 4ª Festa do Pinhão e semana do distrito pronta. As festividades iniciam no dia 04 de junho e seguem até o dia 12, com uma diversificada programação artística e cultural apoiada pela Prefeitura de Caxias do Sul. As atividades concentram-se no Ginásio de Esportes da comunidade, local em que acontecem a Feira de Artesanato, a programação artística e os tradicionais concursos culinário, de desenhos e fotografia.
         Um dos destaques é a gastronomia à base de pinhão e campeira, um traço cultural da comunidade que é oferecido aos visitantes na Praça de Alimentação. Além de pratos típicos e bebidas quentes e frias poderá ser degustado Café Campeiro, em diferentes dias e horários. O ingresso custa R$ 18,00 e dá acesso livre a um buffet de especialidades da cozinha campeira com leite, pão batido, pão de milho, morcilhas branca e preta, queijo de porco, salame, queijo, cucas, marmeladas, paçoca, cuscuz, broas, biscoitos, entre outras delícias.
       A abertura oficial será no dia 4, às 11h, seguida da abertura da Feira de Artesanato. Participam da comissão organizadora Raul Fonseca, Jairo José Rech, Raul Rodrigues, Grasiele Deves Alves, Oscar Martini e William César Pinsom. Mais informações podem ser obtidas na subprefeitura de Vila Seca, pelo telefone (54) 3267.6091.

Programação para Sábado, 04 de junho
11h – Abertura oficial, apresentação da Rainha da Festa do Pinhão, abertura da Feira do Artesanato e Praça de Alimentação
Local: Ginásio de esportes de Vila Seca
12h – Almoço: paçoca de pinhão, churrasco, galeto, salsichão, saladas, pão e vinho. Valor: R$ 20,00
Local: Ginásio de Esportes de Vila Seca.
14h – Passeio na Estação de Tratamento de Águas e no Barramento da futura Barragem, com os Grupos de Convivência Convidados
16h – Show artístico gaúcho – Cancioneiros do Sul
Local – Ginásio de Esportes de Vila Seca
16h – Café Campeiro
Local – Ginásio de Esportes de Vila Seca
20h – Noite Cultural
Local – Ginásio de Esportes de Vila Seca
22h – Encerramento das atividades

Conselho Regional de Psicologia defende a inclusão de psicólogos na educação


A defesa por maior atuação de psicólogos, no âmbito escolar, marcou a participação da representante do Conselho Regional de Psicologia, Rosa Veronese, no espaço da Tribuna Livre, no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (31/05). Segundo a psicóloga, é indispensável à participação dos profissionais da área junto a alunos e na orientação de pais e da equipe pedagógica dos colégios.
        Rosa também pediu aos vereadores a criação de uma lei municipal instituindo os cargos de psicólogos nas escolas da rede pública. Lembrou a existência de um projeto nacional, de teor semelhante teor, que tramita pelo Senado.
      No intuito de que a categoria venha a integrar o quadro de profissionais da Educação, Rosa afirmou que o Conselho e os profissionais, de um modo geral, estão voltados para os princípios fundamentais de uma educação para todos.

Foto: Leticia Rossetti

Secretaria da saúde conclui mais uma etapa de informatização das UBSs no município


A Secretaria Municipal da Saúde realiza a conclusão da terceira etapa de informatização e regulação do serviço público de saúde no município. No mês de maio, mais 24 Unidades Básicas de Saúde e todos os Centros de Atenção Integral à Saúde Mental foram informatizados com acesso on-line ao extrato do paciente. A mudança vai garantir mais visibilidade da rede de atenção à saúde, desde a assistência ao usuário, auditoria e regulação de fluxos, permitindo aumentar a qualidade e rapidez na prestação dos serviços.

      Segundo a Secretária Municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, a informatização vai facilitar o monitoramento dos pacientes. “A partir de agora, é possível visualizar todas as consultas agendadas, os medicamentos utilizados, o local de retirada das medicações e o histórico de consultas e exames realizados pelo SUS. Além disso, o novo sistema vai garantir a centralização dos dados dos usuários de Caxias do Sul e dos municípios da região, por meio do cartão SUS, garantindo o aumento da resolutividade dos serviços e maior controle dos gastos públicos.”
     O programa de informatização da saúde pública em Caxias do Sul iniciou em 2008 com a implantação do sistema nas farmácias do Centro Especializado de Saúde, Almoxarifado Central, Central de Marcação de Consultas Especializadas e Saca – Serviço de Avaliação, Controle e Auditoria. Em 2009 e 2010, o sistema foi implantado em sete Unidades Básicas de Saúde (Cinquentenário, Centro de Saúde, Reolon, Mariani, Tijuca, Santa Lúcia Cohab e Cruzeiro) e no Pronto Atendimento 24 horas. 
         Graças à informatização do sistema, 100% das consultas especializadas passam pela Central de Marcação do município, 41 serviços de saúde utilizam a marcação de consulta especializada on-line, assim como os municípios da região que utilizam os serviços da cidade, e 45 locais já utilizam o histórico do paciente para consultar o fluxo dos mesmos. 

FOTOS: ANDRESSA BOFF

Candidatas da Festa Nacional da Uva 2012 participam de Curso de Degustação de Uvas e Vinhos


A Secretaria Municipal do Turismo - diretoria de Hospitalidade, com o apoio da UCS/ICIF e SHRBS Região Uva e Vinho promove neste sábado, dia 04 de junho, das 09h às 17h, na UCS/ICIF em Flores da Cunha, a primeira atividade das candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Uva 2012 com a diretoria de Hospitalidade.

A diretoria oferece às candidatas um curso de aperfeiçoamento e degustação de uvas e vinhos além de um almoço promovido pela UCS/ICIF. O encontro é importante para torna-las conhecedoras e divulgadoras dos vinhos, que é um dos produtos turísticos que mais atraem visitantes e turistas em nossa Região.

A atividade faz parte da programação da semana do Dia do Vinho.

* CURSO DE DEGUSTAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO VINHO

PALESTRANTES:

-Ariane Schiavenin, enóloga e ex-soberana da 12ª Fenavindima.

- Olir Schiavenin: Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho e Vice-Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho.

- Paulo Cesar: Maitre e sommelier da escola de Gastronomia UCS-ICIF

- Sommelier AIS Gianni Lercara


PROGRAMAÇÃO:

09h - Inicio com apresentação da Escola de Gastronomia UCS-ICIF

09h30min - Degustação: três tipos de uva, suco de uva branco e tinto, vinho de mesa branco, vinho fino merlot

10h30min - Realidade do mercado e produtos na região da Serra

11h - Intervalo

11h15min - Perguntas e dúvidas

11h45min - Introdução à harmonização

12h30min - Almoço

13h30min - Breve introdução à enologia e técnicas de degustação


- Regras de comportamentos de serviço: As melhores temperaturas de serviço e instrumentos da degustação.


- Fases da degustação: Exame visível; exame olfativo e exame gustativo.

17h30min - Término das aulas e retorno à Caxias.

Período de percurso: 30 minutos de viagem.

Música tema da Festa da Uva 2012


Os interessados em participar do concurso de escolha da música da Festa da Uva 2012 têm até o dia 30 de junho para efetuar sua inscrição. Poderão concorrer somente as pessoas que comprovarem residência em Caxias do Sul. Cada concorrente pode participar com apenas uma música e deverá ser o autor da letra ou da música inscrita, ou de ambas.
O diretor de Cultura da Festa da Uva, Antonio Feldmann, destaca que a iniciativa de promover um concurso para a música tema é uma maneira de envolver a classe artística da cidade antes mesmo da realização do evento, que ocorre em 2012. "Além de ser mais democrático, dá oportunidade para que músicos e compositores desenvolvam suas habilidades e tenham uma relação direta com o processo de construção da festa", afirma Feldmann.
A composição deverá ter como título o próprio tema da Festa da Uva 2012 "Uva, Cor, Ação! A Safra da Vida na Magia das Cores". Dentre os quesitos de avaliação serão julgados a letra, a melodia, o arranjo, o gênero e o conjunto da obra. Também serão levados em conta alguns critérios técnicos como qualidade da execução instrumental, qualidade vocal e qualidade de gravação, mixagem e masterização.
O vencedor do concurso receberá como prêmio 7 mil reais e irá apresentar a música vencedora no evento de escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva que acontece no dia 3 de setembro.
O regulamento completo do concurso já está disponível no site www.festanacionaldauva.com.br. As inscrições devem ser entregues na Casa 4 das Réplicas, de segunda a sexta-feira das 9h às12h e das 13h30 às 18h. Outras informações pelos telefones (54) 3901.1388 ou 3901.1288.
Foto divulgação
Leia Também Ouça a música Tema da Festa da Uva 2012

31 de maio Dia mundial sem tabaco


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tsiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram a cada ano 125 mil mortes no país por doenças associadas ao fumo.
O Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira, 31 de maio, está sendo utilizado para conscientizar a população por meio da Lei 377 - Antifumo, que vigora desde dezembro de 2010 em Caxias do Sul.
A equipe da SMU entregou aproximadamente 1.200 cópias da Lei 377 nos estabelecimentos, assim como a fixação de cartazes indicativos da proibição do uso de cigarro em aproximadamente 100 locais da cidade. Nestas abordagens, seis contribuintes foram intimados e mais de 90 notificados. A campanha antitabagismo tem sido desenvolvida por meio de ações explicativas, educativas, informativas e de conscientização dos riscos que o cigarro oferece.
Reflexo disso, um estudo feito pelo Ministério da Saúde revela que, desde 2006, a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior - o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

Aprenda a comparar marcas e veículos

Paulo Henrique Muller
Copio e assino embaixo a matéria do jornalista Gustavo Henrique Ruffo de uma grande revista especializada, que nos traz um comparativo de mercado:
     Se a aprovação pelo mercado (em vendas) fosse um critério classificatório, o segmento dos compactos premium teria entre os quatro primeiros colocados VW Fox, Ford Fiesta, Chevrolet Agile e Renault Sandero, nessa ordem, segundo dados da Fenabrave para 2011. Segmento dos mais concorridos, a relação de candidatos por vaga na garagem não para de aumentar. O mais novo calouro é o JAC J3. Para recebê-lo, convocamos a turma dos quatro veteranos com melhor desempenho nas lojas. Ficaram abaixo da nota de corte VW Polo, Chevrolet Corsa, Fiat Punto, Citroën C3 e Peugeot 207.
      Diferentemente da maioria de seus conterrâneos, o J3 não tem no preço seu mais vistoso diferencial. Aliás, o dele está próximo do de todos os citados acima. Sua maior virtude está no conteúdo. Ele é o único, entre os concorrentes selecionados, a oferecer ar-condicionado, direção hidráulica, vidros (nas quatro portas), travas e retrovisores elétricos, rodas de liga leve (de aro 15),  ABS com EBD e airbags dianteiros de série. Só não vem com pintura metálica, único opcional que o carro admite e que eleva seu preço em 990 reais, para 38 890 reais. O preço do JAC pode ser próximo do dos concorrentes, mas mesmo completo (com pintura, metálica) ele custa menos que Fox Prime (que traz direção hidráulica, ABS, airbags e nada mais), Agile LTZ e Sandero Privilège básicos. Estes dois últimos se preocupam só com itens de conforto. ABS e airbags elevam seus preços para 45 744 reais e 44 140 reais, respectivamente. Só o Fiesta custa menos que o J3, mas vem apenas com alarme e travas elétricas.
       Esperamos que com que esta matéria estejamos ajudando você consumidor a comparar os veículos. Nem sempre no valor está o grande diferencial.
      A grande dificuldade a que passamossem dúvida alguma está na hora da troca. O quanto nos pagam pelo nosso carro (sem mascaração de valores). A grande dica.
      Adquira seu veículo novo onde lhe passam transparência e credibilidade, saiba como se faz uma negociação, se informe. A grande arma da boa negociação: INFORMAÇÃO.
      Nas próximas matérias estaremos mostrando como é feita uma negociação dando seu veículo usado na troca.
      Saudações a todos os leitores continuem nos prestigiando seja nas nossas páginas na Internet pelo site: www.jornalpontoinicial.com.br ou em nossas edições quinzenais.

Paulo Henrique Muller
054 3204 5557
054 3204 8010

paulohiqui@hotmail.com
Veículos-Jornal Ponto Inicial

Desfile de Bonecos Gigantes no Parque dos Macaquinhos atraiu admiradores


A Unidade de Teatro realizou neste domingo dia 29 de maio o Desfile de Bonecos Gigantes, uma promoção da Cia. Molhados na Chuva, dirigida por Ranulfo e Rafael dos Santos. O evento aconteceu no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) e atraiu centenas de crianças e adultos que estiveram por lá.
Com uma bela tarde de sol convidativa para passear, rever amigos e principalmente para levar a criançada para algumas horas de lazer e entretenimento, os professores e alunos se esmeraram ao máximo e deram o seu recado, numa forma de dizer que a escola continua ensinando e só através dela, diversas manifestações de cultura e cidadania podem ser levadas adiante, contando evidentemente com a participação da comunidade
A ação marcou o encerramento do projeto “Bonecos Gigantes de Caxias do Sul”, contemplado no último edital do Financiarte e que previa a realização de oficinas para construção e manipulação de bonecos gigantes, ministrada pelos integrantes da Cia. Molhados na Chuva a estudantes e integrantes de três comunidades da cidade.
Os bonecos foram manipulados pelos próprios oficineiros que teram a oportunidade de mostrar um pouco do que aprenderam ao longo das oficinas.
O final da apresentação, crianças e adultos tiveram a oportunidade de posar ao lado dos criadores e das belas criaturas, numa bonita forma de interação. Parabéns a todos pela iniciativa, professores e alunos especialmente e que esta seja apenas uma de tantas outras apresentações.

FOTO PONTO INICIAL

Colunista Juliana Steiner Bettiol


Juliana Steiner Bettiol
Hérnia de disco: Como a quiropraxia pode ajudar quem sofre de dores causadas por disfunções nos discos da coluna!

Fala-se tanto em dores nas costas, hérnias de disco, dor ciática, formigamentos e o que percebemos são que as pessoas que sofrem desses males possuem poucas informações a respeito do que está acontecendo com seu corpo. Para esclarecer isso, vamos responder as principais dúvidas sobre hérnia de disco, um problema que acomete cerca de 5,4 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do IBGE.
O que são discos intervertebrais?
Os discos intervertebrais são estruturas formadas por uma substância gelatinosa e elástica que tem por função evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto que acontece em cada movimento e atividade que realizamos. Os discos localizam-se ao longo de toda coluna e as regiões mais acometidas por lesões são a região lombar (final da coluna) e região cervical (pescoço) por serem regiões de maior movimento e que suportam maiores cargas.
O que é a hérnia de disco, propriamente dita?
Hérnia é o termos usado para descrever o deslocamento de algo para fora de seu espaço habitual. No caso da hérnia de disco, um pedaço do disco (parte gelatinosa) rompe as fibras que o protegem e se deposita para fora da área normal, podendo atingir o espaço onde passam os nervos.
Quais são os sintomas da hérnia de disco?
Inicialmente dor discreta e localizada que pode aumentar com o passar de meses ou anos. Parestesias (formigamento), com ou sem irradiação para membros superiores ou inferiores, podendo também afetar as extremidades (mãos e pés).
Os sintomas vão variar conforme o local acometido pela hérnia de disco. Na região cervical pode haver dor no pescoço, ombros, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza nos membros superiores.
Na região lombar pode ocorrer uma forte dor atrás da perna que segue irradiando ao longo do trajeto do nervo ciático (até panturrilhas e pés). Dependendo da localização da hérnia ocorre dor em uma ou ambas as pernas, podendo também, ocorrer formigamentos, alterações de sensibilidade e de força na região das nádegas, pernas e pés do membro inferior acometido.
Imagem mostrando uma hérnia de disco.
O interior do disco (parte gelatinosa) migra 
para fora e causa uma compressão no nervo.
Quais são as causas da hérnia de disco?
A hérnia costuma ser resultado de um desgaste do disco, relacionado a muitos fatores como: genética, traumas (acidentes de carro, quedas), atividades repetitivas, trabalho físico pesado, vida sedentária, obesidade, dormir ou sentar de maneira errada, entre outros. Pessoas que dirigem por muitas horas, ou que costumam inclinar e girar o corpo frequentemente levantando, empurrando ou puxando pesos estão mais sujeitas a dores lombares por grande carga compressiva sobre os discos.
Como a quiropraxia pode ajudar na hérnia de disco?
A quiropraxia é uma profissão na área da saúde que diagnostica e trata alterações no sistema músculo esquelético. O quiropraxista, através de técnicas manuais apropriadas, vai corrigir os desalinhamentos na coluna vertebral, buscando restabelecer a função normal da área atingida, devolvendo o movimento e diminuindo a inflamação. O tempo do tratamento vai depender de cada individuo e, muitas vezes, é necessário acompanhamento para realização de exercícios e alimentação adequada (emagrecimento, se necessário), mudanças nas posturas do dia-a-dia e em alguns hábitos. O cuidado contínuo com a coluna vai permitir que se tenha uma vida normal, sem dores e sem medo. É fundamental que se de importância aos primeiros sintomas de dores nas costas, tratando-os de maneira segura e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Maiores informações:
Juliana Steiner Bettiol
Quiropraxista ABQ 507
Rua Dal Canale, 2186 (Conj. Comercial Alvorada) Sala 5008 (1° andar) Caxias do Sul/RS Fone: 54 3039-0100
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...