Colunista Juliana Steiner Bettiol


Juliana Steiner Bettiol
Hérnia de disco: Como a quiropraxia pode ajudar quem sofre de dores causadas por disfunções nos discos da coluna!

Fala-se tanto em dores nas costas, hérnias de disco, dor ciática, formigamentos e o que percebemos são que as pessoas que sofrem desses males possuem poucas informações a respeito do que está acontecendo com seu corpo. Para esclarecer isso, vamos responder as principais dúvidas sobre hérnia de disco, um problema que acomete cerca de 5,4 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do IBGE.
O que são discos intervertebrais?
Os discos intervertebrais são estruturas formadas por uma substância gelatinosa e elástica que tem por função evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto que acontece em cada movimento e atividade que realizamos. Os discos localizam-se ao longo de toda coluna e as regiões mais acometidas por lesões são a região lombar (final da coluna) e região cervical (pescoço) por serem regiões de maior movimento e que suportam maiores cargas.
O que é a hérnia de disco, propriamente dita?
Hérnia é o termos usado para descrever o deslocamento de algo para fora de seu espaço habitual. No caso da hérnia de disco, um pedaço do disco (parte gelatinosa) rompe as fibras que o protegem e se deposita para fora da área normal, podendo atingir o espaço onde passam os nervos.
Quais são os sintomas da hérnia de disco?
Inicialmente dor discreta e localizada que pode aumentar com o passar de meses ou anos. Parestesias (formigamento), com ou sem irradiação para membros superiores ou inferiores, podendo também afetar as extremidades (mãos e pés).
Os sintomas vão variar conforme o local acometido pela hérnia de disco. Na região cervical pode haver dor no pescoço, ombros, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza nos membros superiores.
Na região lombar pode ocorrer uma forte dor atrás da perna que segue irradiando ao longo do trajeto do nervo ciático (até panturrilhas e pés). Dependendo da localização da hérnia ocorre dor em uma ou ambas as pernas, podendo também, ocorrer formigamentos, alterações de sensibilidade e de força na região das nádegas, pernas e pés do membro inferior acometido.
Imagem mostrando uma hérnia de disco.
O interior do disco (parte gelatinosa) migra 
para fora e causa uma compressão no nervo.
Quais são as causas da hérnia de disco?
A hérnia costuma ser resultado de um desgaste do disco, relacionado a muitos fatores como: genética, traumas (acidentes de carro, quedas), atividades repetitivas, trabalho físico pesado, vida sedentária, obesidade, dormir ou sentar de maneira errada, entre outros. Pessoas que dirigem por muitas horas, ou que costumam inclinar e girar o corpo frequentemente levantando, empurrando ou puxando pesos estão mais sujeitas a dores lombares por grande carga compressiva sobre os discos.
Como a quiropraxia pode ajudar na hérnia de disco?
A quiropraxia é uma profissão na área da saúde que diagnostica e trata alterações no sistema músculo esquelético. O quiropraxista, através de técnicas manuais apropriadas, vai corrigir os desalinhamentos na coluna vertebral, buscando restabelecer a função normal da área atingida, devolvendo o movimento e diminuindo a inflamação. O tempo do tratamento vai depender de cada individuo e, muitas vezes, é necessário acompanhamento para realização de exercícios e alimentação adequada (emagrecimento, se necessário), mudanças nas posturas do dia-a-dia e em alguns hábitos. O cuidado contínuo com a coluna vai permitir que se tenha uma vida normal, sem dores e sem medo. É fundamental que se de importância aos primeiros sintomas de dores nas costas, tratando-os de maneira segura e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Maiores informações:
Juliana Steiner Bettiol
Quiropraxista ABQ 507
Rua Dal Canale, 2186 (Conj. Comercial Alvorada) Sala 5008 (1° andar) Caxias do Sul/RS Fone: 54 3039-0100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...