31 de maio Dia mundial sem tabaco


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tsiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram a cada ano 125 mil mortes no país por doenças associadas ao fumo.
O Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira, 31 de maio, está sendo utilizado para conscientizar a população por meio da Lei 377 - Antifumo, que vigora desde dezembro de 2010 em Caxias do Sul.
A equipe da SMU entregou aproximadamente 1.200 cópias da Lei 377 nos estabelecimentos, assim como a fixação de cartazes indicativos da proibição do uso de cigarro em aproximadamente 100 locais da cidade. Nestas abordagens, seis contribuintes foram intimados e mais de 90 notificados. A campanha antitabagismo tem sido desenvolvida por meio de ações explicativas, educativas, informativas e de conscientização dos riscos que o cigarro oferece.
Reflexo disso, um estudo feito pelo Ministério da Saúde revela que, desde 2006, a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior - o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...