“Marcha para Jesus” leva milhares à Praça Dante


A estimativa é de que na marcha deste ano pelo menos se aproxime do público do ano passado, 8 mil presentes
CAXIAS DO SUL - Foi realizada na tarde de domingo, dia 27 de novembro, partindo depois de concentração no Parque Cinqüentenário para a Praça dante Alighieri, a “Marcha para Jesus”, com o tema “SIM PARA JESUS, NÃO PARA AS DROGAS” e foi coroada de êxito, pois milhares de pessoas se fizeram presentes entoando cânticos de louvores e que contou ainda com a participação de artistas gospel, músicos, repentistas e aficionados.
A iniciativa foi das igrejas evangélicas de Caxias, mas diversos grupos e pastores da região se fizeram presentes, dando ainda mais brilho ao evento. A organização, assim como todo o chamamento foi realizado pelo Pastor Renato Nunes (Foto abaixo), que também exerce as atividades de vereador na cidade.
PASTOR RENATO NUNES FOI UM DOS GRANDES IDEALIZADORES DO EVENTO NA CIDADE
A informação passada aos presentes e também à imprensa, dá conta de que a caminhada e concentração de Caxias do Sul já é considerada a maior do Rio Grande do Sul e já faz parte do calendário de eventos desta natureza.

HISTÓRICO

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no (Reino Unido), chamada de “City March”, foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, motivando a realização de um novo evento.
Em 1990, a Marcha já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda do Norte), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil religiosos participando do evento. A Marcha logo se expandiu para os demais continentes. No ano de 1993 o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil.
Em 1994 foi realizada a primeira versão global do evento, alcançando 170 países e com a presença de 10 milhões de participantes. A última versão global da “marcha” aconteceu em 10 de junho de 2000. Desde então, o grupo organizador original se dispersou e a organização do evento tem ocorrido por parte de iniciativas locais distintas.

BRASIL

O evento chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em Cristo e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais.
A maior das Marchas para Jesus é realizada na cidade de São Paulo e reúne anualmente milhões de pessoas. Além desta, centenas de cidades pelo mundo e no Brasil, incluindo as principais capitais do país, possuem a sua edição do evento.
Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, a Marcha para Jesus conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo diversas denominações. Em setembro de 2009 o presidente Lula sancionou lei que transformou a data da Marcha para Jesus. Por força desta lei a Marcha passa a ser comemorada anualmente no sábado seguinte ao 60º dia após o domingo de Páscoa.
A 19ª edição, de 2011 tornou-se um evento de afronta ao Supremo Tribunal Federal e de ameaças aos políticos, por ações de líderes evangélicos. Silas Malafaia atacou com palavreado vulgar a aprovação da união estável entre pessoas de mesmo sexo, orientando seus fiéis a não votarem em parlamentares defensores do PL 122.
Também criticou a decisão do STF de liberar marchas a favor da maconha, insinuando que após isto seriam aprovadas marchas a favor de crimes. (Fotos Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...