Janaína Pain Martins é a mais Bela Negra 2011



DA ESQUERDA PARA A DIREITA, THAMI LOUISE KERVALD DA SILVA, JANAÍNA PAIM MARTINS E CAMILA XAVIER VELHO
CAXIAS DO SUL - A representante da UAB, União das Associações de Bairros de Caxias do Sul, Janaína Paim Martins foi com justiça eleita a Mais Bela Negra de Caxias do Sul 2011 na noite de 25 de novembro. Todas as candidatas realizaram com muito esmero seu desfile e algumas performances chamaram a atenção pela irreverência e criatividade, algo singular na escolha, que fugiu do comum e inovou para a apreciação dos presentes que foram em grande número levar o seu incentivo e carinho, numa demonstração de civismo e cultura, pois em nenhum momento houve qualquer tipo de incidente.
Foi realmente uma noite muito especial para a raça negra de Caxias e não era para menos, a data se revestiu de encanto e magia e tudo aquilo que se esperava se confirmou, para a alegria dos espectadores e também das 9 candidatas que num ato de coragem e amor colocaram ao público e ao corpo de jurados, beleza, simpatia e muita criatividade.
O Clube Gaúcho recebeu o evento que definitivamente entra para o calendário cultural da cidade e de uma forma toda dele, se esmerou na decoração e na ambiência do espaço e a nota não poderia deixar de ser a maior de todas elas, um 10.

Camila Xavier Velho (Clube Gaúcho), Carla Santos Teixeira (Escola de Samba Pérola Negra), Estefani Vargas Boeira (Escola de Samba Perola Negra), Gabriela Lisiane da Rosa (Banda Itamone), Janaína Paim Martins (UAB), Jessika Stella Pereira da Silva (Amob. Colina Sorriso), Taís Vilas Nova Morais, Thami Louise Kervald da Silva (Escola de Samba Imperatriz do Vale) e Welida Lira (Natiplas), realizaram dois desfiles, no primeiro coletivamente trajaram vestidos, todos iguais. No segundo, performance individuais onde eram avaliados os quesitos, Beleza, Expressão Corporal e Criatividade. No final das apresentações, foram finalizadas as avaliações dos jurados e por volta de 23h45min, a comissão organizadora divulgou o resultado, para o delírio dos presentes.
O trio ficou formado por Janaína Paim Martins, representando a UAB, eleita Rainha; Camila Xavier Velho, representante do Clube Gaúcho e Thami Louise Kervald da Silva, representante da Escola de Samba Imperatriz do Vale foram eleitas as Princesas Negras.
Foram jurados do concurso João Heitor Silva Macedo, Rosana Isabel Gil Moraes, Juçara de Quadros, Adriane Muneretto, Lucas Caregnato, Jaison Barbosa dos Santos, Karen Quadros, Daladier dos Santos Pereira, Laudir José Dutra, Elvino Santos e Ivani Teresinha Francisco de Lima.
Janaína substitui Jéssica Taís Jardim da Silva, a Mais Bela Negra 2010. Aliás, a eleita falou ao Ponto Inicial sobre a sua vitória, a participação no evento e também os planos para o futuro.

Participação no Mais Bela Negra 2011

“Acreditei, senti que estava preparada. Foi muito nervoso o processo, mas senti desde o momento da inscrição que estava preparada para qualquer resultado e para a minha felicidade, fui eleita.
Em 2007 quando da minha participação, foi mais em função de que eu precisava saber como é que era o funcionamento e sentir o clima que envolve a escolha, não me preparei adequadamente, não estava num bom momento pessoal e nem profissional. Hoje é completamente diferente, me sinto forte para enfrentar os desafios que a vida me apresenta. Tenho a consciência também que agora a dimensão é outra, a visibilidade também, represento Caxias do Sul e não a minha querida UAB, preciso agir com calma e com clareza, pois a responsabilidade é maior”.

Apresentação individual

“A coreografia foi pesquisada e a simbologia significou a paz entre as etnias. Na minha vida pessoa sempre busquei isso, o entrosamento com as pessoas, sem fazer distinção entre os seres humanos. Temos as diferenças, cada pessoa tem a sua particularidade, mas seres humanos acima de qualquer coisa”

O concurso melhorou bastante

“Todas as meninas estiveram muito bem, houve muita organização e cada uma pôde demonstrar toda a sua expressividade. Foi na verdade um desafio, mas fui com fé, mesmo fazendo a inscrição na última hora, confesso que relutei em participar, afinal de contas, não é fácil você enfrentar o público e mostrar o seu jeito de ser. Mas sempre acreditei que poderia dar certo. Agora me sinto orgulhosa, um sonho e um objetivo alcançados, depois de anos de espera”.

Agora é organizar a agenda de compromissos

“A partir da próxima semana, vamos sentar com o pessoal da organização e ver por onde começamos. Mas uma coisa é certa, não quero passar em branco, vou fazer com que as pessoas me vejam, me ouçam, este concurso deve ser valorizado e nesses doze meses em que estiver com a coroa, preciso deixar isso ainda mais em evidência, afinal de contas, é o nome da cidade e da nossa raça que está em jogo”.

Recado final a todas as negras

“Independente do resultado, nenhuma deve deixar de lado a participação. Vou querer ter contato com cada menina que participou do concurso e mesmo não tendo vencido, elas devem saber que são importantes no contexto, pois tiveram a coragem de emprestar sua beleza e demonstraram que são negras acima de qualquer coisa”.

Agradecimentos finais

“Quero neste momento fazer um agradecimento todo especial aos meus pais, Estevam e Maria Madalena Martins pelo incentivo grande que me deram, pela roupa que a minha mãe confeccionou e também ao pessoal da UABA, pela incansável diretoria que não mediu esforços para que eu pudesse fazer o meu melhor nesse dia tão especial na minha vida”.
Janaína Martins, 25 anos, é acadêmica da UCS, cursa Serviço Social, está no quarto semestre. Tem 1,63m, manequim 38, cabelos e olhos castanhos.


O concurso é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social - Coordenadoria de Igualdade Racial e Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Departamento de Arte e Cultura Popular (SMC).
(Fotos Ponto Inicial)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...