Secretário Municipal do Desenvolvimento Urbano avalia ações da pasta e projeta o seu futuro

CAXIAS DO SUL - Francisco de Assis Spiandorello vê de perto o término de seu mandato na SMU, uma vez que o prazo fatal para se afastar do cargo é 31 de março de 2012, até lá, tem muita coisa ainda a ser feito, mas são coisas pertinentes ao cargo e por força da lei, precisa ser interrompido um trabalho sem contestação e que tem combatido principalmente a pirataria, com forte atuação na fiscalização das regras vigentes na cidade.
          “Sobre a minha saída da secretaria, ainda preciso falar com o prefeito Sartori e também tem a questão do nosso partido, o PSDB que vai definir para onde vamos. O que eu sei é que o prazo fatal realmente é 31 de março”.
          “Quanto à nossa atuação enquanto secretário, chegamos no auge das questões que envolvem a Habitação, com números de projetos batendo todos os recordes. Tivemos com isso que mudar a forma de atuação junto ao Sinduscon e aos profissionais sobre a melhor condição de trabalho para que pudéssemos realizar sem descontentar ninguém”.
          “Foram nada mais nada menos do que cinco milhões de metros quadrados de regularização fundiária, um montante muito alto que procuramos conciliar na medida do possível, esse é o nosso desafio maior e trabalhamos com o objetivo de equacionar todas as demandas. Nada existe, nem financiamento, nem programas habitacionais ou empréstimos para a construção de qualquer imóvel se o terreno em questão não for regularizado, por isso temos a responsabilidade de atuar de maneira firme com o objetivo único de ser justo com todos”.
          “Outro dado importante diz respeito à criação de 800 novas empresas por mês em Caxias do Sul, isso não é pouca coisa não e só explica o crescimento fantástico e a referência que cidade possui perante outras cidades do RS e também de fora daqui”.

Responsabilidades iguais para todos

         “Os direitos e os deveres são os mesmos para todos, quem não paga imposto não é inserido na sociedade de forma igualitária e todos precisam participar desse processo. Importante também é o diálogo com diversos segmentos da sociedade, só assim teremos êxito nas nossas ações. As empresas precisam zelar pelo local onde estão, todos são responsáveis pelo sossego e o bom convívio social”.

Combater a pirataria é necessário

          “Hoje a pirataria atinge muitos itens, óculos, perfumes, remédios. Temos a preocupação com a saúde da população. Esse não é um problema só nosso da secretaria e sim de todo um segmento, Polícia Federal e Receita Federal e isso está levando muitas empresas fecharem as portas”.
          “Nesse intuito de acabar com a grande demanda de produtos falsificados, campanhas permanentes devem ser realizadas no sentido de conscientizar as pessoas quantos aos riscos. Infelizmente essa prática já foi institucionalizada. Existe o grande distribuidor que descarregue periodicamente toneladas de produtos que são repassados a essas pessoas que realizam o trabalho formiguinha, conclamando a todos a comprar por apenas, 20, 30% do valor real do produto”.
          “Gostaria, talvez num futuro bem próximo que as pessoas que vendem produtos nas calçadas, em sacolas pudessem ter um espaço só deles onde não atrapalhassem ninguém e não vivessem fugindo da polícia para esconder muitas vezes o seu sustento. Temos que pensar num projeto maior onde tenhamos uma estrutura legal com as mínimas condições de atuar com banheiros, praça de alimentação”.
          “Atuar firme é nossa atribuição, todos precisam se colocar no mercado de trabalho, sabemos disso, mas daqui a pouco, com o crescimento dos seus estados de origem, a tendência são essas pessoas que estão na ilegalidade retornarem à sua terra natal e seguindo com a sua vida e sendo mais feliz, vivendo mais sossegado”.

Não existem privilégios

          “Grandes empresas, grandes investimentos, grandes problemas, soluções adequadas e regramentos, esta é conta que devemos fazer sempre, independente de qualquer coisa. Caxias tem captado grandes investimentos no setor do comércio e da indústria. As empresas investem pesado, contratam pessoas, geram emprego, então precisamos dar as condições necessárias de atuação, adequando os acessos, auxiliando com projetos logísticos adequados e combatendo a sonegação e a pirataria. Estamos todos no mesmo barco, algumas ações, por mais antipáticas que possam parecer, são necessárias para o bom andamento da cidade”.

Cinco mandatos e nem sinal de aposentadoria

          “Tenho um amor muito grande pela causa política, temos que gostar e trabalhar pela cidade e para isso tem que existir quem nos apóie. Então é isso, enquanto existir alguém nos dando força e incentivo seremos políticos”.
          “Entendo que a política não passa por um bom momento, está sendo usada para fins pessoais e isso é ruim, até porque isso inibe a participação do jovem, que possui idéias novas. Mas graças a Deus aqui na cidade existem ideologias partidárias e vejo uma mudança significativa na visão das coisas. Todos estão se inteirando no processo político e observo uma oportunidade de ser útil, de estar presente e ajudar de alguma forma”.
          “Aprendi que cada dia é um ensinamento novo, mas é preciso ser honesto e amar aquilo que gente faz. Gosto do debate, de participar de comissões, isso está no meu sangue”.

Atuar e mudar a postura se for para melhorar

          “Sou um candidato artesanal, faço política assim, busquei novas áreas de atuação e observei que a população viu o nosso trabalho, a experiência e isso me obrigou a trabalhar mais. Com a própria imprensa tive uma aproximação maior, pude transmitir de forma clara aquilo que entendo ser o melhor para a cidade e para as pessoas que aqui vivem”.
          “Me reciclei com relação aos mandatos anteriores, adeqüei minha linguagem e acima de tudo, ouvi mais do que falei, outra dificuldade que tinha. Estamos aí para cumprir com o nosso papel”.
          “Me considero satisfeito, pretendo enfrentar as urnas com certeza. Acho que será uma eleição muito interessante, mas acima de tudo, tenho um grande compromisso com a cidade de Caxias do Sul”.

No meio de tantos assuntos que cercam a política…

          “O nosso partido tem suas posições, mas gostaria que nós tivéssemos um consenso que unificasse. Para ser candidato a vereador é fácil, depende só da gente, da nossa vontade, mas para a majoritária, precisamos ser escolhidos por ampla maioria”.
          “Acho que o prefeito Sartori será a grande liderança para as próximas eleições. Acho que dá para fazer um processo de integração e saber que acima de qualquer coisa, existem os interesses de Caxias do Sul e que não podemos abrir mão”.
“Enquanto nos sentirmos em condições de exercer nossas atividades políticas, temos que continuar atuando”. (Foto Ponto Inicial).
Leia também no Site: jornalpontoinicial.com.br
No Twitter, no Facebook e na edição impressa que circulará dia 10 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...