Feira do Livro - “Cultivando livros, florescendo ideias” é o tema da edição que segue até 16 de outubro


FEIRA DO LIVRO  - Na próxima sexta-feira, 30 de setembro, inicia a 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul na Praça Dante Alighieri. A abertura do maior evento literário da cidade ocorre às 18h30min, com o espetáculo musical “Uma Rosa para Noel”, de Karine da Cunha, em homenagem ao centenário do poeta Noel Rosa. Também poeta, o patrono Marco de Menezes e a livreira homenageada Maria Helena Lacava, apadrinham a edição deste ano da Feira que tem como tema “Cultivando livros, florescendo ideias”.
     As mais de 300 atrações literárias, entre elas sessões de autógrafos, mesas temáticas, bate-papo com autores, contação de histórias, música, palestras, teatro e oficinas, ocorrem nos três mil metros quadrados de cobertura, que abrigam também as 43 bancas de livreiros de Caxias e de Porto Alegre. A estrutura conta ainda com a Biblioteca da Estação/SMED, Coordenação, Auditório com 150 lugares, Café Cultural, estande da Associação dos Livreiros Caxienses, Academia Caxiense de Letras, espaço do SESI, além do palco central e setor infantil.
     A novidade deste ano é um novo espaço destinado especialmente à leitura: o Leiturário. Um tablado ambientado em cima do chafariz acolhe os visitantes, com uma estrutura adequada para os momentos de leitura, possibilitando aos visitantes folhearem seus livros recém-adquiridos. A Feira do Livro aguarda um público superior a 300 mil pessoas, que poderá contar com os tradicionais descontos de 20% à vista (dinheiro ou cheque), e 15% nos cartões de crédito e débito, para a compra de livros.
    Outro projeto do PPEL, já tradicional na Feira do Livro, é o Passaporte da Leitura, que promove o encontro entre escritores e escolas da rede municipal e estadual de ensino. As escolas desenvolveram durante o ano estudo das obras dos seguintes autores: Annie Muller, Cléo Busatto, Gláucia de Souza, Jane Tutikian, Índigo, Ilan Brenman, Jonas Ribeiro, Leandro Angonese, Márcia Leite, Márcio Vassalo, Paulo Ribeiro, Rejane Romani Rech, Roger Mello, Rosa Amanda Strausz e Stella Maris Rezende.
     Grandes nomes da literatura fazem parte da nominata da 27ª Feira do Livro, entre os destaques estão Ana Maria Machado, Francisco do Espírito Santo Neto, Humberto Gessinger, José Castello, Leandro Narloch, Lya Luft, Marco Lucchesi, Reinaldo Morais, Tania Zagury e Claufe Rodrigues.
    A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta-se tradicionalmente no primeiro sábado de Feira do Livro. Será na manhã do dia 1º, às 11h, o concerto regido pelo Maestro Gilberto Salvagni. No repertório destacam-se as obras William Tell Overture, do reconhecido compositor italiano Gioacchino Rossini, além de “Silverado” de Bruce Broughton e “Bayou Breakdown”, de Brant Karrick, conferindo à festa literária ainda mais beleza e cultura.
     O maior evento literário da cidade ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro, na Praça Dante Alighieri, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC, e conta com o patrocínio da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Marcopolo, Empresas Randon e Visate, com apoio da Secretaria Municipal da Educação (SMED).
*Horários da Feira:
Quartas, sextas, sábados, domingos e feriados – 10h às 20h
Segundas, terças e quintas – 12h às 20h
Setor infantil – todos os dias das 12h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...