Alceu Barbosa Velho debate 50 Anos da Legalidade com universitários


CAXIAS DO SUL – O Deputado Estadual Alceu Barbosa Velho (PDT) foi um dos mediadores, no dia 26/09, do debate sobre 50 Anos da Legalidade: Encontro com Universitários, promovido pela Assembléia Legislativa na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi o terceiro encontro da série que integra a programação oficial alusiva ao cinqüentenário do Movimento, comemorado em 2011. A atividade foi realizada no Auditório do Bloco H da UCS.
      O encontro propôs reflexões sobre a Legalidade. Além do Deputado Alceu, participaram do debate o professor Paulo Luiz Zugno, a representante do Arquivo Histórico do RS, Ananda Simões Fernandes, e o jornalista Carlos Bastos, repórter político do jornal Última Hora à época do movimento. A Deputada Marisa Formolo (PT) também participou como mediadora. Na platéia, entre estudantes e professores da UCS, estavam o reitor Isidoro Zorzi, o vereador caxiense Gustavo Toigo (PDT), e o secretário municipal do Turismo, Jaison Barbosa, entre outras lideranças da comunidade.
      Para Alceu, o Movimento da Legalidade tem especial importância por ter sido liderado pela figura que ele considera seu guru político – Leonel Brizola. “Era um visionário, pois via na Educação a arma mais poderosa para construir um mundo melhor. Na Legalidade, Brizola pregou aquilo que é certo: a defesa da Lei, da Constituição. Considero um movimento vitorioso que deve servir de inspiração permanente para nós”, disse.
      O professor Zugno destacou o contexto político da época. “Muitas pessoas tinham medo de que o comunismo fosse implantado no Brasil”, explicou. O jornalista Carlos Bastos relembrou com emoção episódios da cobertura da Campanha da Legalidade, principalmente aqueles protagonizados por estudantes. Já Ananda Fernandes, do Arquivo Histórico, resgatou aspectos históricos das conturbadas décadas de 50 e 60. Em seguida, os componentes da mesa responderam a perguntas dos universitários.
      Os próximos encontros serão realizados em Santa Maria (3/10), Santo Ângelo (4/10) e São Borja (5/10). Já ocorreram debates da série em Rio Grande e Pelotas, no dia 12 de setembro. A iniciativa é da Escola do Legislativo da Assembléia, em parceria com o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (Foto Alexandra Baldisserotto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...