Aberta a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul




A maior festa literária da região teve a sua solenidade de abertura nesta sexta-feira (29), na Praça Dante Alighieri. Com o tema “Na Leitura nos Encontramos”, o coração da cidade estará pulsando no clima da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul até (15/10). No total, serão 17 dias com atividades gratuitas, nos espaços da Casa da Cultura, do Teatro Municipal Pedro Parenti, da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer e da Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.



A presidente da Associação dos Livreiros de Caxienses, Maria Helena Lacava, abriu os discursos da festa literária dizendo que o mais bonito é falar dos livros com o coração. “Eu, em 1988, na abertura da Feira daquele ano tentei fazer um discurso, mas eu fiquei tão nervosa e esqueci a metade do meu discurso. Desde lá então, agora eu não preparo nada, eu falo com meu coração e eu acho muito mais fácil, pois as palavras vem da alma e livros são isso, palavras da alma”, salientou Maria Helena que ao final da fala pediu uma salva de palmas ao livreiro Antônio Rossi, falecido no último dia (06/09) e que participou de 38 edições da Feira.

A Amiga do Livro 2023, a pedagoga e contadora de histórias, Aline Luz, fez de suas palavras uma contação de história. “Durante a pandemia que nós tivemos que ficar longe dos nossos entes queridos, eu criei um projeto chamado Contos ao Telefone. As pessoas me contavam histórias, me contavam um pouquinho dos seus amigos, dos seus entes queridos, e eu escolhia o conto, ligava pra pessoa e dizia: você foi presenteado com o conto ao telefone. E Eu já sabia o poder da palavra. Mas eu descobri que a palavra tem um poder muito leve.  Então hoje, como a Amiga do Livro, eu reverencio todos os contadores de histórias, os contadores das histórias escritas e das histórias narradas, pois foi através deles que hoje eu sei o verdadeiro poder da palavra”, disse Aline.

O Patrono da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Francisco Michielin, falou em seu discurso da emoção em ser lembrado.  “ Me sinto profundamente emocionado, intensamente grato. Mas essa homenagem eu tenho dito em outras ocasiões que para mim, sobretudo, é um prêmio à minha geração. Eu sou um fragmento da minha geração e, consequentemente, eles estão comigo”, disse o Patrono ao relembrar o início de sua carreira como escritor.

O cardiologista Dr. Michielin abriu seu coração, falou que foi na Praça Dante que sua vida literária iniciou e hoje ele abre a Festa da Literatura no coração da cidade. “ A Praça é pública   é diversão e é do povo, e o livro tem que ser do povo.  Querermos que todos venham para a praça, gostando ou não de livros, mas que venham ver, que venham absorver todo esse ambiente, pois a Festa já começou”, disse o Patrono.

Após a fala do Patrono, a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto saudou a todos os presentes dizendo da imensa alegria de estar na abertura da Feira do Livro e do valor que ela tem para Caxias do Sul. “ Nosso objetivo principal é incentivar a leitura, dando protagonismo para o livro, para a literatura, para a leitura para todas as idades, para todas as pessoas e classes sociais, com muitas atividades culturais, de dança, música, teatro, artes visuais, com todas as suas formas de expressão. Fazer com que as pessoas tenham mais motivos para se aproximar da leitura”, disse a secretária.

Na sua fala, Cristina Nora Calcagnotto anunciou a campanha de arrecadação de livros para recompor as bibliotecas das cidades atingidas pelas enchentes. As doações podem ser entregues na Secretaria da Cultura e na própria Feira. A ação conta com o apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).





Por fim, encerrando os discursos da noite, o prefeito Adiló Didomenico falou da importância da Feira do Livro, marco cultural do município. “A Feira nos transforma a cada ano que acontece, ela é mais que um simples encontro de leitores, autores e livreiros. Ela é um espaço de descoberta, de aprendizado e de compartilhamento de conhecimento. É um lembrete poderoso de que, independente das nossas histórias pessoais, a literatura tem o poder de nos unir, inspirar e enriquecer nossas vidas”, salientou o prefeito que completou ainda dizendo que os livros têm o poder de transportar para outras perspectivas e que neles encontramos respostas para perguntas e um convite à reflexão.

E às 18h45min, o momento mais esperado, o médico e escritor Francisco Michielin, Patrono da 39ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul e a Amiga do Livro, Aline Luz, tocaram a sineta abrindo a maior festa literária da Serra Gaúcha.

Após o encerramento do protocolo, o palco recebeu a cantora Tatiéli Bueno, que apresentou Tributo a Mercedes Sosa e emocionou o público presente. E às 20h, na Casa da Cultura, na Galeria Gerd Bornheim aconteceu a abertura da exposição "40 anos de Radicci", de Carlos Henrique Iotti, que na oportunidade recebeu o prêmio Caxias do Sul, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores. A exposição segue até (26/10).

A Feira vai promover mais de 300 atrações, como sessões de autógrafos, palestras, bate-papos, apresentações de música, teatro e dança, além da tradicional venda de livros a preços atrativos na Praça, em 17 dias. Ao todo, são 18 bancas neste ano: Livraria Clássica, Do Arco da Velha, Sebo só ler, Paulus Livraria, Livraria Rossi, Livraria da UCS, Editora da UCS (Educs), Fogaça Livraria, Cia do desenho - CLIP Caxias, Livraria Shalom, Mercado de Ideias, Livraria Correa e Bezerra de Menezes

Confira a programação da Feira do Livro pelo site

https://www.feiradolivrocaxias.com/programacao, ou acompanhe a Feira no Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul/) e no Instagram https://www.instagram.com/feiradolivrocaxiasdosul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...