Caxienses são destaque no Sul-Americano de Canoagem na Colômbia

Foto: Vanessa Pedroso


 Isadora da Rosa Ribeiro, Débora Coelho Garcia, Sílvia Letícia Portella e Marcos Scolaro competiram com atletas de seis países


Quatro medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. Esta é a soma das medalhas conquistadas pelos atletas caxienses que representaram o Brasil no Sul-americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, na cidade de Paipa – Colômbia. Eles integraram uma delegação de 26 canoístas, sob o comando do técnico Rui Fernandes, e disputaram com adversários do Equador, Argentina, Uruguai, Venezuela, Chile e Colômbia.

Pela categoria júnior-feminino, Isadora da Rosa Ribeiro, 17 anos, Débora Coelho Garcia, 14, e Sílvia Letícia Portella, 15, alcançaram a terceira colocação em quatro provas. As atletas Isadora e Débora são oriundas do Projeto Remadas Solidárias. Elas participaram da primeira edição do projeto, realizada entre os anos de 2011 e 2013.

Débora ressalta sobre o significado da disputa: “Essa experiência serviu para dar mais incentivo, para buscar ser melhor e ter mais garra”. Isadora comenta sobre o nível da competição: “Foi muito bom! Competimos em um país diferente, com atletas diferentes e pudemos observar o nível técnico que diferencia um país do outro. Serve de incentivo para buscar treinar mais, melhorar”, finaliza.

“Competir no Sul-americano foi bom para adquirir experiência, pois disputei com pessoas que estão acima da minha categoria. É algo que vai ajudar nas próximas competições”, relata Sílvia, que iniciou na canoagem no Programa Caxias Navegar. Nas provas de K4, as meninas contaram com o reforço da jovem Emilly Schellworth, 17, destaque da cidade de Cascavel (PR). 

Pela categoria júnior-masculino, Marcos Scolaro, 18, fala sobre a realização do sonho e a expectativa para os próximos desafios: “Eu comecei no Programa Caxias Navegar e via a equipe caxiense treinando. Eu queria estar lá. Representar a Seleção Brasileira é um sonho realizado. O Sul-americano foi uma experiência boa, por eu ter conseguido alcançar a maior parte dos objetivos e ter trazido pra casa um bom número de medalhas. A expectativa agora é passar na seletiva e participar do Mundial-Júnior de Canoagem”. 

Os quatro atletas integram a equipe UCS/Prefeitura de Caxias do Sul. As meninas treinam em Caxias do Sul, junto ao complexo esportivo do SESI, no bairro Fátima. Marcos, há três anos treina em Curitiba (PR), com a seleção brasileira de canoagem velocidade.

A competição ocorreu entre 19 e 23 de abril. Confira a classificação dos caxienses:

Categoria Júnior-Feminino – Medalhas de bronze 
3º Lugar  K2 200m - Silvia e Isadora 
3º Lugar  nas provas  K4 1000m, K4 500m e K4 200m - Silvia, Isadora, Débora e Emilly

Categoria Júnior-Masculino - Marcos Scolaro – Medalhas de ouro e prata
1º Lugar nas provas  K4 1000m, K4 500m, K1 200m, e K2 200m
2º Lugar nas provas  K2 500m, K4 200m e K1 maratona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...