SOBRE O AUTISMO: CIDADE SE COLORE DE AZUL


AUTISMO - A Coordenadoria da Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Caxias do Sul (AMA) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), promoveu no dia 02/04 a abertura oficial das atividades alusivas ao Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, celebrado nesta quinta-feira (02.04). A apresentação de alunos do Mosaico Centro Dia marcou o início das atividades que reuniu mais de 130 pessoas.
Após a abertura, ocorreu uma troca de experiências entre as mães de autistas com representantes das entidades: Mosaico Centro Dia, Centro Dia Caxias, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, CAPS Aquarela e INSS.
A presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Caxias do Sul (AMA), Luiza Palhano, agradeceu a presença da comunidade. “Fico muito feliz em ver esta sala cheia e saliento que a AMA está se organizando e reativando seus trabalhos para poder ajudar todos os autistas de Caxias do Sul. Os nossos filhos autistas são capazes de evoluir sempre e, se investirmos neles, evoluirão ainda mais”, destacou.
A titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, deu as boas-vindas ao público presente. “A Coordenadoria está muito feliz em poder realizar mais uma vez esse evento comemorado mundialmente. A presença de vocês, que lotam esse auditório, nos fortalece e faz com que a Administração continue esse belo trabalho voltado às Pessoas com Deficiência”, disse.
O secretário de Segurança Pública e Proteção Social em Exercício, José Francisco Barden da Rosa, que no ato representou o Prefeito Alceu Barbosa Velho, lembrou a importância da Coordenadoria para o Município. “Lembro que uma das primeiras ações do Prefeito Alceu ao assumir o governo foi instituir efetivamente a Coordenadoria de Acessibilidade. É uma pequena equipe que faz um trabalho extraordinário. À vocês, mães e pais, quero dizer que mantenham firmeza nessa incumbência que Deus lhes deu e que estamos juntos, para cuidar sempre mais dos cidadãos caxienses”, lembrou.
Além disso, para marcar o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, a fachada do Centro Administrativo Municipal, o Monumento Nacional ao Imigrante e o chafariz da Praça Dante Alighieri receberam a iluminação e cor azul, símbolo do autismo.
No domingo, 12 de abril, ocorre a III Parada Tarde Azul, no Parque Getúlio Vargas – Macaquinhos, das 14h às 18h, com apresentações do músico Samuel Sodré, do grupo musical GAM e demais entidades, além de atividades recreativas da Secretaria do Esporte e Lazer, como o ônibus Brincalhão, camas elásticas e jogos gigantes. Em caso de chuva neste dia, o evento será transferido para o dia 19 de abril.
O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta disfunção faz parte de um grupo de síndromes chamada Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), também conhecida como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento.
Estavam presentes no ato, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Henrique Silva, o diretor de Proteção Social da SSPPS, Luiz Carlos Cruz da Silva, o coordenador distrital, Jones Pedó, presidentes dos Conselhos Municipais, pais, autistas e a comunidade.
(Foto Laudir Dutra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...