Produtores da Campanha buscam valorizar a origem dos vinhos

Livramento_Grupo_Pesquisa_e_Associados_palestra Zanus

SANTANA DO LIVRAMENTO - Nivelar o conhecimento relacionado à temática das indicações geográficas foi o principal objetivo do Workshop sobre Indicações Geográficas de Vinhos Finos,direcionado aos produtores integrantes da Associação de Produtores Vinhos da Campanha, realizado no último dia 09, em Santana do Livramento (RS). O evento é parte do projeto IG Vinhos da Campanha, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, no âmbito da Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura (Recivitis), que integra o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).
O evento possibilitou analisar as indicações geográficas de vinhos do Brasil, Europa e em países do ‘novo mundo’, bem como apresentar as metodologias que estão sendo adotadas para a região da Campanha Gaúcha. Para tal, os produtores da região contaram com a participação dos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho Jorge Tonietto, Celito Guerra e Mauro Zanus, dos professores Ivanira Falcade (UCS) e Flávio Sacco dos Anjos (UFPel), e do consultor da Aprovale Jaime Milan.
Segundo o pesquisador da Embrapa Jorge Tonietto, que coordena esta atividade do projeto, o workshop deu início ao trabalho de definição do futuro Regulamento de Uso para a Indicação de Procedência dos Vinhos da Campanha. Segundo comenta, esta iniciativa vai definir os padrões e controlar a produção de vinhos de origem delimitada nesta importante região produtora. “Trata-se de um passo inovador que pela primeira vez está acontecendo fora da Serra Gaúcha, tradicional região produtora do Brasil, já que a geografia da produção de vinhos finos no Brasil foi ampliada também para novas regiões”, destaca Tonietto.
Para o presidente da Associação de Produtores Vinhos da Campanha, Giovâni Silveira Peres, o evento foi muito importante para que todos os associados ficassem informados. “Estamos com uma grande expectativa e confiantes que vamos conseguir obter esse importante reconhecimento para os vinhos da Campanha”, aponta Peres. Atualmente a entidade é composta por 17 associados – vinícolas e uma associação de viticultores (veja lista abaixo).
A região da Campanha do Rio Grande do Sul, produtora de uva e de vinho há mais de 30 anos, busca obter o registro de Indicação Geográfica, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que, em resumo, atesta o reconhecimento da produção em determinada região, no caso os vinhos finos e espumantes da Campanha Gaúcha.
Relação dos participantes da Associação Vinhos da Campanha:
Associação Quaraiense de Fruticultura
Batalha Comercial de Vinhos Ltda.
Brilia Empreendimentos Ltda (Bodega Sossego)
Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda
Dunamis Vinhos e Vinhedos Ltda
Guatambú Industria e Comercio Ltda.
Irmaos Camponogara
Miolo – Seival Estate
Pomar Arerunguá Ltda (Routhier & Darricarrère)
Rigo Vinhedos Indústria de Vinhos Nobres Ltda.
Rio Velho Vitivinicultura Ltda.
Vinícola Almadén Ltda
Vinícola Campos de Cima
Vinícola Galvão Bueno
Vinícola Peruzzo Ltda.
Vinícola Salton S/A
Vinícola Serra do Caverá
Vinícola Cordilheira de Santana

(Foto 
Ivanira Falcade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...