Fatos Históricos de hoje, por Valdir dos Santos


107521_Papel-de-Parede-Monumento-Egipcio-em-Las-Vegas_1024x768
Hoje é o dia 28 de fevereiro,  sexta-feira – – Nona semana do ano .– De janeiro a hoje passaram 59 dias. Faltam 306 dias para o fim  do ano.– Estação: Verão.  Lua Minguante.  – Signo de Peixes. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  NITHAEL e devem rezar o Versículo 19 do Salmo 102 para ter mais proteção.  HOJE É SEXTA-FEIRA DE CARNAVAL

Pensamento do dia:   As mãos de Deus trabalham através das nossas mãos.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A História de Caxias do Sul marca o dia 28 de fevereiro com fatos importantes: primeiro, em 1950, o lançamento da pedra fundamental do Monumento Nacional ao Imigrante, pelo Presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Em 1954, nesta data era inaugurada a VI Festa da Uva, em suas novas instalações também inauguradas nessa manhã, no local onde hoje é a Prefeitura de Caxias do Sul, pelo Presidente Getúlio Vargas, que após inaugurou o MONUMENTO NACIONAL AO IMIGRANTE,  cujo reconhecimento ocorrera no dia 2 de janeiro de 1953, quando Getúlio Vargas assinou lei que concedia recursos para essa obra, no texto dizia; “ Art.2º, O empreendimento de que trata o artigo anterior será considerado o Monumento Nacional ao Imigrante, homenagem do povo e do Governo aos bravos pioneiros da colonização do País e reconhecimento da Pátria à colaboração do bom imigrante e terá inscrito no seu pórtico a seguinte legenda: A NAÇÃO BRASILEIRA AO IMIGRANTE.”  Prof. Isidoro Zorzi, Reitor

O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1822 – LONDRES – INGLATERRA - A Inglaterra declarou a independência formal do Egito, mantendo o controle do Canal de Suez e assumindo a responsabilidade pela defesa do novo país.
1825 – MOSCOU – RÚSSIA - Assinado  tratado entre  Grã-Bretanha e Rússia fixando os limites fronteiriços entre o Canadá e o Alasca, então uma possessão russa.
1922 – CAIRO – EGITO – Independência do Egito.
1972 – PEQUIM – CHINA –  O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon encerra histórica viagem à China, convencido de que havia ajudado a criar uma “nova geração de paz.”
1983 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – O FMI empresta  4,7 bilhões de dólares ao Brasil.
1994 – BRASILIA -  O Plano Real de estabilização monetária, programa econômico que implantou a atual moeda do Brasil, é anunciado pelo Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.
1994 – BÓSNIA - Na Bósnia, palco de guerra civil entre sérvios e muçulmanos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entrou em combate pela primeira vez desde sua fundação em 1949. Nesse mesmo dia, “caças” americanos derrubaram quatro “jatos” sérvios.
1998 – NOVA IORQUE -  “My Heart Will Go On”, grande sucesso musical de Celine Dion e trilha sonora do filme Titanic, chega ao 1º lugar nas paradas musicais dos Estados Unidos.

O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1854 – RIO DE JANEIRO -  Introdução do Carnaval de rua no Rio de Janeiro .
1857 – CAXIAS, Maranhão – Nasce Teófilo Dias de Mesquita (1857-1889), sobrinho de Gonçalves Dias. Formou-se em direito, lecionou português, militou na imprensa e foi deputado na Assembléia Provincial. Patrono da cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras,  morreu em São Paulo.
1924 – SÃO JOSÉ DO CALÇADO – ESPÍRITO SANTO – Nasce o poeta Geir Campos, autor de Rosa dos Rumos (1950) e Tarefa (1982),
1928 – BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS – Nasce Paulo Mendes Campos, poeta e cronista, autor de Palavras Escritas (1951) e Diário da Tarde (1981). Pertenceu à Geração de 45.
1935 – RIO DE JANEIRO - Morre Francisca Hedwiges Neves Gonzaga,  a famosa Chiquinha Gonzaga,  compositora musical, com imensa e aplaudida produção. Foi pioneira do feminismo no Brasil. Cultíssima, poliglota, Chiquinha Gonzaga enfrentou a vida sempre trabalhando com coragem e constância. É uma das personalidades marcantes da história feminina brasileira.

O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1845 – REVOLUÇÃO FARROUPILHA - ‘’O General Davi Canabarro, depois de reunir em Ponche Verde um conselho de oficiais e de obter o consentimento deles, proclama  a aceitação das condições de paz estabelecidas pelo Governo imperial. Este concedeu 200 contos de réis para pagar as dívidas contraídas pela Revolução’’.
1884 -  RIO PARDO – Morre Joaquim Pedro da Silva Lisboa, memorialista.
1905 – ARROIO DO SÓ – Santa Maria -  Nasce José Pedro Barcelos Pena, poeta.
1931 -  BAGÉ -  Morre Pedro Luís Osório, romancista.
1950 – CAXIAS DO SUL - O Presidente Eurico Gaspar Dutra, no decurso da Festa da Uva, lança a pedra fundamental do Monumento Nacional ao Imigrante, que seria inaugurado quatro anos depois, em 28 de fevereiro de 1954, pelo Presidente Getúlio Vargas.
1954 – CAXIAS DO SUL - O Presidente Getúlio Vargas inaugura o Monumento Nacional ao Imigrante, no decurso da Festa da Uva.
1955 –  ALEGRETE – RIO GRANDE DO SUL - Nasce Susana Vargas, autora deSem Recreio (1983) e Sombras Chinesas (1990).
1955 – São instalados os seguintes municípios: Casca, Nova Petrópolis, Gramado e  Sananduva,
1966 -  PORTO ALEGRE – Morre Oscar Daudt Filho, agrônomo e poeta.

SANTO DO DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO DIA DE LOUVOR A  SÃO MACÁRIO, SÂO RUFINO E SÂO JUSTO -  Macário, Rufino e Justo eram três oleiros, de Sevilha,  na Espanha. Em sua oficina trabalhava-se a matéria prima, que era transformada em recipientes domésticos que vendiam para  comprar alimentos. E em algumas horas do dia, juntavam-se diante de uma cruz e   suas rezas chamaram a atenção dos pagãos. Foram denunciados. Veio um emissário do imperador Trajano, e questionou-os se eram cristãos. – Somos, foi a resposta unânime. Se não renegardes vosso deus e prestardes cultos aos deuses romanos, morrereis.  Postos diante da alternativa,  os três oleiros foram condenados. Morreram decapitados, o que faz supor fossem cidadãos romanos.  – Hoje é o DIA DE LOUVOR  A SÃO ROMANO, que protege e traz alívio aos portadores de hanseníase

O DIA DE HOJE, 28 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA REGIONAL 
1876 – CAXIAS DO SUL – Pedro Ferreira Coelho  deixa a direção da ‘’Colônia aos Fundos de Nova Palmira’’, hoje Caxias do Sul.
1937 – CAXIAS DO SUL - É inaugurada a última Festa da Uva, antes da Segunda Guerra Mundial. Preside a solenidade Dante Marcucci, prefeito municipal. As festas só serão retomadas em 1950. Dante Marcucci havia planejado a Festa das Festas para o ano de 1940. Seria a 6ª Festa da Uva.
1948 – CAXIAS DO SUL - Joaquim Pedro Lisboa, idealizador das Festas da Uva,  realiza mais uma exposição de uvas finas, nas dependências do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
1958 – RIO DE JANEIRO - O Conselho Nacional do Ensino Superior aprova o Regimento da Faculdade de Ciências Econômicas, antecedendo a autorização do  Decreto Presidencial 43.291, sancionado em 28 de fevereiro de 1958, e assinado pelo  Presidente Juscelino Kubitscheck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...