Fatos Históricos de hoje, 04 de dezembro - por Valdir dos Santos



Hoje é quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2013. -- Quadragésima nona semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 338 dias. Faltam 27 dias para o fim  do ano. -- Estação: Primavera. Lua nova. -- Signo de Sagitário. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAHAEL e devem rezar o Versículo 2 do Salmo 119 para pedir maior proteção

Pensamento do dia: Barco parado não ganha frete e, além disso, o casco enferruja.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL –  A Universidade de Caxias do Sul é uma universidade regional e comunitária, com  unidades acadêmicas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Farroupilha, Canela, Nova Prata, Veranópolis, Guaporé e São Sebastião do Caí e polos de Educação a Distância. Já  a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, oferece cursos profissionalizantes específicos dessa área e funciona em decorrência de convênio com o ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO DIA NACIONAL DO PUBLICITÁRIO  - DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL - DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA  -

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1791- LONDRES – INGLATERRA  - Circula o  Observer, o mais antigo jornal dominical do mundo.
1875 – PRAGA – REPÚBLICA TCHECA - Nasce o poeta austro-alemão Rainer Maria Rilke (1875-1926).
1892 – GALIZA – ESPANHA - Nasce Francisco Franco (1892-1975) no porto do Ferrol, na Galiza. Governará a Espanha, saída da Guerra Civil, de 1939 até à sua morte, em ditadura.
1918 – BELGRADO – IUGOSLÁVIA - O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos foi proclamado e mais tarde transformou-se na Jugoslávia.        
1958 – COSTA DO MARFIM – ÁFRICA - As ex-colônias do Daomé e da Costa do Marfim votam para se tornar repúblicas autônomas dentro da Comunidade Francesa.                      
1961 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – O Presidente John Kennedy prorroga a proibição de importar açúcar cubano até 30 de junho de 1962.          
1962 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - O Departamento de Justiça dos EUA anuncia que vai mover uma ação antitruste contra a General Motors por monopolizar a fabricação de ônibus.                               
1970 – CEILÃO - Paulo VI concluiu sua viagem de 10 dias ao Oriente com uma breve visita ao Ceilão.
1998 – GENEBRA – SUIÇA - Organização Meteorológica Mundial anuncia: ozônio sobre a Antártica apresentava a mais grave situação desde que foram iniciadas as medições, na década de 1970.

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1532 – OLIVENÇA – ORTUGAL - Morre Frei Henrique Soares de Coimbra, celebrante das duas primeiras missas no Brasil, por ocasião do descobrimento.
1810 – RIO DE JANEIRO – Criada a Academia Real Militar na Corte e Cidade do Rio de Janeiro”. É a atual  Escola Militar das Agulhas Negras.
1836 – RIO DE JANEIRO – Nasce Quintino Bocaiuva, advogado, jornalista, político e escritor. Combateu a monarquia e defendeu a republica. Redigiu os primeiros decretos republicanos.
1857 – MORRETES – PARANÁ – Nasce o historiador J. F. Rocha Pombo, autor de Honra do Barão (1881), In excelsis (1895), a História do Brasil em 10 volumes (1915-1917) e  Nossa Pátria (1914 mais de 60 edições). Eleito na Academia Brasileira de Letras, não chegou a tomar posse.
1943 - RIO DE JANEIRO - Morre Ildefonso Simões Lopes. Foi Ministro da Agricultura que  autorizou a compra da colônia de Antônio Pieruccini, em Caxias do Sul, para estabelecer uma Estação Experimental. No governo do Cel. Euclides Triches, em 1973, o imóvel foi doado à Universidade de Caxias do Sul.
1970 - BRASÍLIA - O Presidente Emílio Garrastazú Médici baixa decreto-lei que altera a estrutura do Conselho de Segurança Nacional no Brasil.        
1973 - BRASÍLIA - O Presidente Médici encaminha ao Congresso Nacional  lei complementar que sobre os convênios para concessão de isenções do imposto sobre circulação de mercadorias (ICM).                                   
1987- BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprova a chamada lei de software, que protege os direitos autorais sobre os programas de computador, preservados os princípios da reserva de mercado.

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,   NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1853  - PORTO ALEGRE - Nasce Demétrio Nunes Ribeiro, fundador do Clube Republicano de Porto Alegre, Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas no Governo Provisório da República, recém-implantada, e deputado federal constituinte.
1905 – BAGÉ – Nasce Emílio Garrastazú Médici, Presidente da República, autor de uma série de discursos intitulada “Nova Consciência do Brasil”. São obras suas o Programa de Integração Social, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural (PRÓ-RURAL), a Central de Medicamentos e o Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agropecuária do Norte e do Nordeste (PROTERRA).
1927 – PELOTAS – Nasce Epitácio Torres, filólogo e ensaísta, com várias  obras publicadas.
1946 - DOM PEDRITO – Nasce  José Filandro Alves, repentista, poeta e cantor.

SANTO DO DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO  - DIA DE LOUVOR À SANTA BÁRBARA - É a protetora contra os raios. A razão está relacionada à sua morte. Ela era uma jovem pagã, de grande beleza, atraía muitos pretendentes. O pai,  pagão ciumento, encerrou-a numa torre, para que não casasse. Certo dia, ele viajou e Bárbara aproveitou e se fez batizar. Quando o pai regressou, foi sabedor da conversão, ela conseguiu fugir e se refugiar no campo mas foi delatada por um pastor. Levada ao tribunal, confirmou sua fé. Foi submetida a toda sorte de tormentos. Por fim, o pai a decapitou. Instantes após sua morte, um raio fulminou-o. Daí a razão da invocação de Santa Bárbara como protetora contra os raios. - DIA DE LOUVOR À SÃO JOÃO DAMASCENO - 

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1901 - SÃO MARCOS - Assume o curato o Pe. João Doberti.
1904 - FLORES DA CUNHA - Lançada a pedra fundamental da igreja matriz, estilo gótico.
1905 - ANTÔNIO PRADO - Morre o pioneiro Camilo Marcantônio. Seu filho Francisco assume os negócios familiares e  foi intendente de Antônio Prado e primeiro prefeito.
1917 - I GUERRA MUNDIAL: No front italiano, onde era voluntário no Real Exército italiano, tomba  o capitão dos alpinos Pietro Brunello. Era natural de Garibaldi, Rio Grande do Sul.
1930 - CAXIAS DO SUL - Ato 61 empossa como Prefeito o Coronel Miguel Muratore,  primeiro documento que ele assina como Prefeito, usando o título de Prefeito no lugar de intendente.
1933 - RIO DE JANEIRO - Acidente aviatório deixa gravemente ferido o 3º sargento aviador Hugo Cantergiani, caxiense,  mas sucumbe   seu assistente Edmundo Seixas.
1960 - SÃO MARCOS - Inauguração do Hospital São João Bosco.
1961 - PORTO ALEGRE - Lei 4.213 cria Paim Filho, hoje com 4.500 habitantes e 3.686 eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...