Bruxismo: sintomas e tratamento


Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. As contrações musculares nos bruxistas podem desenvolver forças pesadíssimas (de 150 a 340 kg de carga puntiforme durante períodos ativos).
Atualmente, estima-se que a incidência do bruxismo está entre 6 e 20% dos adultos e em torno de 14% das crianças, sendo que os indivíduos de 15 a 35 anos e as mulheres são os mais atingidos.
A etiologia do bruxismo ainda é obscura, mas a maioria dos pacientes relata aumento da tensão psíquica. A má oclusão, alterações posturais da cabeça e cervical, doenças do sistema nervoso central, distúrbios do sono, uso de psicofármacos também são fatores citados como possíveis causas para o desenvolvimento do problema.
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.
Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.
O tratamento é multidisciplinar, mas é importante destacar as placas interoclusais, que reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem dos desgastes provocados pelo hábito. Além disso, é necessária a mudança de hábitos para que o estresse emocional seja diminuído, através de esportes, exercícios de relaxamento e terapias.
A quiropraxia, em seus estudos, tem se mostrado muito importante no tratamento do bruxismo. Através de correções de desalinhamentos na região cervical e cranial e correções de desequilíbrios musculares da mastigação, a quiropraxia reduz dores de cabeça, no pescoço e tensão nos ombros, além de diminuir os estalos, e a frequência dos episódios de bruxismo. É importante buscar um profissional para realizar o diagnóstico e tratamento adequado do bruxismo.
Rua Ângelo Chiarello, 2811. Bairro Pio X  Sala 803
54 3039 0100
Centro Empresarial Recreio Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...