Trânsito de A a Z


EM ALGUNS HORÁRIOS, TODOS TÊM A SENSAÇÃO DE FERIADO PROLONGADO

A

Áreas novas identificarão o tipo e o valor a ser pago. Área Azul o valor por hora será de R$ 2,00. Área Verde o valor será a metade, R$ 1,00 a hora. Área Branca será destinada ao atendimento dos serviços de emergências, sociais ou oficiais isentas de pagamento permitindo o tempo de 15 minutos com o pisca-alerta ligado.

B

Bairros devem receber algumas mudanças de chegadas dos ônibus no centro e também saindo do centro por outras ruas, ao invés da Sinimbu.

C

Corredores de ônibus novos serão instalados na rua Coronel Flores desde a rua Os 18 do Forte até a Bento Gonçalves, na rua Bento Gonçalves entre as ruas Coronel Flores e Moreira César (1 quadra) e entre as ruas Borges de Medeiros e Guia Lopes (2 quadras).

D

Dentro do programa com as novas medidas, novas estações e corredores exclusivos para ônibus.

E

Estacionar em área proibida, como para deficientes e idosos pode resultar em multa e guincho e conseqüentemente, pontuação na CNH.
Entre as ruas Moreira César e Dr. Montaury pela Sinimbu, não vai existir estacionamento no sistema de parquímetros. Quem vai ganhar com a medida serão os estacionamentos particulares, que se espera tenham fiscalização para não trancar o fluxo normal de veículos.

F

Faixas amarelas em frente a farmácias por exemplo, como se proliferou nos últimos anos não devem mais existir.

G

Garantia de mais agilidade moveu autoridades do trânsito a tomar essas medidas, mesmo que isso possa desagradar comerciantes dos pontos mais nevrálgicos.

H

Haja vista que algumas medidas precisam passar pela Câmara de vereadores, mudanças já começam a tomar forma no centro.

I

Instalação de novos semáforos para pedestres com aumento do tempo de travessia na via.

J

Juntamente com a Sinimbu, a Moreira César é aquela que vai sofrer mais alterações no trânsito, com estações de transbordos de passageiros e estacionamentos diferenciados.

K

Kit de material contendo todas as informações sobre as medidas da SMTTM e mais um prospecto da empresa concessionária dos transportes coletivos de Caxias foi entregue à imprensa e entidades envolvidas no processo.

L

Lombadas tipo quebra-molas serão instaladas em alguns pontos de maior velocidade.

M

Menos carro na zona central de Caxias principalmente é o grande objetivo da SMTTM.

N

Novos semáforos para pedestres serão instalados nas ruas Garibaldi com a Sinimbu, Vereador Mário Pezzi com a Sinimbu, Ernesto Alves com a Moreira César e Visconde de Pelotas com a Sinimbu.

O

Objetivo é proporcionar mais segurança, conforto e comodidade aos usuários do transporte coletivo, sobre a instalação de novas estações de transportes na área central.

P

Parquímetros novos deverão estar devidamente instalados e funcionando, pois atualmente muitos constantemente estão fora de uso ou apresentam problemas na recepção e devolução de moedas aos usuários.

Q

Quadra considerada mais problemática com relação à fluidez no trânsito pelos motoristas e a localizada entre a Garibaldi e a Visconde de Pelotas, justamente por causa dos estacionamentos particulares e a falta de fiscalização dos agentes de trânsito.

R

Resultados práticos fazem parte dos planos da SMTTM, uma vez que o projeto de mudanças vem há muito tempo sendo discutido internamente pela equipe técnica.

S

Somente terão faixas amarelas em frente aqueles estabelecimentos considerados de utilidade público de emergência, sociais ou oficiais, por 15 minutos e com pisca-alerta ligado.

T

Táxis terão aumento na frota através de licitação. 40 novos somente para atender as necessidades urgentes, assim como táxis lotação que terão o número aumentado de 21 para 42 veículos. Lei já foi aprovada em outubro deste ano na Câmara de vereadores.

U

Uma medida que pode gerar reclamações por parte da população diz respeito ao valor que será cobrado na Área Azul. Uma hora custará R$ 2,00 e não mais R$ 1,30, aumento de 54%.

V

Valores que serão cobrados no Zona Verde é uma medida interessante e satisfatória do ponto de vista social, uma vez que proporciona mais espaços para quem precisa se deslocar até as proximidades do centro, que hoje também apresentam sinais de saturação e retira desses locais, os ‘donos’ da rua, que ocupam os espaços como se fossem as garagens das suas casas.

X

Xis da questão passa por uma fiscalização adequada, uma vez que muitos não respeitam placas nem horário, principalmente o pessoal da carga e descarga e dos transportes de valores que literalmente trancam o trânsito.

Z

Zonas que impactam o trânsito são aquelas onde estão localizadas as instituições de ensino, os estacionamentos particulares, hotéis, grandes redes comerciais e também os corredores de ônibus que nem sempre dão vazão adequada aos veículos. (Foto Ponto Inicial)
Por Laudir José Dutra

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