Max Gehringer: “O que o empresário brasileiro mais quer é que não o atrapalhem”


CAXIAS DO SUL O público lotou o UCS Teatro na noite do dia 25 de outubro, para acompanhar a palestra de Max Gehringer, dentro da programação da Semana Municipal do Empreendedorismo.
     Max Gehringer contou experiências de vida e mostrou que o empreendedorismo está além de simplesmente abrir um negócio. “Empreender é agarrar primeiro. É preciso descobrir, antes, aquilo que os outros vão dizer que é óbvio depois. As pessoas não são lembradas apenas por aquilo que foram, mas por um abraço, por uma palavra no momento certo. O empreendedor de sucesso será lembrado por sua capacidade de fazer o bem, de enxergar o que as outras pessoas precisam, de ser humano”.
    
Max também lembrou que, atualmente, as relações entre empresa e empregado mudaram. “Antigamente, as pessoas entravam e se aposentavam no mesmo trabalho e se orgulhavam disso. Hoje em dia existe uma troca, algo mútuo, e não uma relação de dependência. A partir do momento em que a empresa não for mais útil para o empregado, ele sai em busca de outra oportunidade.”.
     Antes dessa palestra, Max falou à reportagem, dando dicas e versando sobre assuntos variados do cotidiano. Acompanhe abaixo a fala desse renomado empreendedor.

 

Regras básicas para empreender

     “É preciso antes de mais nada, correr riscos, ter vontade de trabalhar sozinho. Mas alerto para algo muito importante, a soberba não é uma boa aliada, ninguém sabe tudo, é preciso identificar aquilo que temos aptidão para fazer”.

Negócios nas redes sociais

     “O meu cliente não está só em Caxias, ele está no Maranhão, mas alguém do Maranhão acredita que tem cliente aqui em Caxias, então temos que quantificar esse nicho. Temos que aproveitar essas ferramentas e adequá-las à nossa realidade, entender e aproveitar o momento certo”.

Aos jovens a missão para o futuro

     “Não devem de deixar de fazer um curso técnico, pela rapidez de colocação e também pela disponibilidade de vagas no mercado de trabalho. É importante sim fazer uma faculdade mas se possível paralelamente a isso, ter um curso técnico. Em muitos casos, a faculdade se torna obsoleta em termos de resultados, uma vez que se gasta muito dinheiro para se formar e quando isso acontece, não é garantia de que estará empregado ou inserido no mercado de trabalho”.

Empreender com regras ditadas por grandes grupos ou corporações

     “Eu já li e ouvi na minha profissional de que os pequenos iriam desaparecer e que só teria lugar para os grandes conglomerados, mas isso não ocorreu, o que se vê na verdade é a proliferação de pequenos e micros empreendedores. Acredito que a única coisa que os grandes podem fazer é roubar o empregado dos pequenos, mas para isso o ideal é comprovar com trabalho sério sem muito alardes , que o seu empreendimento é viável e que o seu produto é de boa qualidade, criando na sociedade a idéia de que existem outras alternativas”.

Concorrência desleal e monopólio

    
 “Não existe nenhum setor da economia que é bom sozinho, sempre haverá outra empresa que oferece os mesmos serviços e que também vai querer uma fatia desse negócio, querendo a mesma coisa, isto é, ganhar dinheiro com produto competitivo. Antes de mais nada, é preciso oferecer um serviço de boa qualidade e praticar preços competitivos.
     A concorrência é desleal quando um determinado seguimento fazem verdadeiros leilões oferecendo serviços mais baratos no intuito de quebrar com a outro, sem se importar se vai ganhar ou perder dinheiro. O que está acontecendo por exemplo com as companhias aéreas que estão vendendo passagens a preço de ‘1,99’ só para derrubar a concorrência, usando o seu poderio financeiro. Isso é caso de polícia e não se pode conceber de maneira alguma”.

A greve em qualquer situação, ajuda ou atrapalha

     “Esse é uma prerrogativa assegurada por lei e que começou há muitos anos em uma praça em Paris. O objetivo principal sempre foi o de ser ouvido com as atividades paralisadas. Havia um entendimento de que trabalhando não haveria tento para reivindicar geralmente melhores salários.
     Quando não há entendimento o julgamento da questão deve ser bem rápido pelo simples fato de que vindo uma ordem do juiz de que alguém está errado ou deve fazer aquilo que se propôs a fazer e que imediatamente as coisas devem voltar à normalidade, pronto, está decidido, foi deliberado sobre o assunto, deve ser cumprido imediatamente sob pena de sofrer sansões da lei.
     Existem muitos instrumentos incentivadores e um vai vencer o outro pelo cansaço e com certeza o poder público não será o perdedor, pois ele não cansa”.

Abrir um empreendimento

     “É preciso ter informações, ter visão para descobrir coisas novas. É preciso investigar e ficar atento a tudo o que acontece ao nosso redor. No começo é bom se associar com pessoas, mas devemos tomar alguns cuidados sobre as atribuições de cada um, determinar qual a função de cada um dentro do investimento e procurar cumprir cada tarefa com igualdade.
     Mas caso iniciar um empreendimento sozinho e decidir fazer uma sociedade, procure uma pessoa ou pessoas que você acredita ter muita capacidade e competência e que estejam dispostos em obter sucesso, jamais com parentes, evite correr riscos”.
     A Semana Municipal do Empreendedorismo 2011 ocorre até 28 de outubro, com mais de 40 atividades, envolvendo parcerias com 50 entidades. (Fotos Ponto Inicial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...