Uma novela chamada ‘Oi’

Instalar uma linha telefônica, adquirir internet está cada vez mais difícil em Caxias do Sul. O que era para ser uma coisa tão simples se tornou uma verdadeira novela.
Primeiro, você liga para o 10314 e escuta uma voz eletrônica te dando todas as opções disponíveis. Após você escolher a opção, a mesma voz novamente vem e te oferece mais opções sobre a opção que você escolheu. Em seguida, outras opções para você se situar. O protocolo é informado logo a seguir.
Vem a funcionária, pede teu CPF, nome, endereço e no caso de uma nova linha em espera para instalação, há a promessa da atendente que dentro de no máximo sete dias o pessoal da área técnica irá lhe ligar para agendar o dia e a hora certos para a instalação. Mas não, esse tal telefonema não vem. Aí o cliente liga para a Oi, é informado que o instalador esteve no local e não encontrou ninguém. Em outra ligação e de todos os procedimentos novamente, a atendente diz que o endereço não foi localizado, mas por fim, é registrada a sua reclamação e lhe é dado o prazo máximo de mais sete dias para ser solucionado. Já se passaram 14 dias então.
A RM, terceirizada da Oi, através dos seus técnicos informam que na verdade as operadoras não sabem quais as condições da rede e seu único objetivo é vender linhas, sem a preocupação de instalar ou resolver qualquer problema técnico e que nós clientes não devemos nos iludir com as promessas feitas.
Em média, o prazo para a instalação de uma linha telefônica, dependendo do local, leva até 25 dias, contando desde o pedido feito.
A concorrência é algo salutar para qualquer tipo de seguimento, evita esse tipo de descaso, a qualidade dos serviços melhora e novos produtos podem ser desenvolvidos, uma vez que a estagnação leva a perdas irreversíveis para qualquer evolução.
Em muitos aspectos a Oi e a GVT são diferentes, enquanto a primeira, líder de mercado pelo menos aqui em Caxias do Sul, pratica preços mais elevados e qualidade inferior, a GVT trata melhor os seus clientes, praticando preços mais baixos e serviços diferenciados, praticamente exclusivistas.
A maior gama de clientes deveria ser um diferencial e motivo de sobra para não perdê-los. Uma das coisas mais difíceis, aliás, é manter os clientes adquiridos, os empresários deveriam ficar atentos a esse quesito. No caso de concessões, é preciso urgentemente rever os prazos oferecidos para evitar que alguns desmandos sejam verificados.
Para finalizar o assunto Oi, seria mais interessante que os vereadores de nossa cidade pudessem de alguma forma, ficar atentos a esse tipo de dificuldade que os milhares de pessoas enfrentam todos os dias. Os muitos loteamentos novos que estão sendo criado, o que é algo louvável e bom para todos, deveriam ser mais estudados e os serviços dessa natureza deveriam ser requisitos fundamentais na evolução de qualquer criação, seja no aspecto prático, como no aspecto subjetivo, uma vez que o crescimento da população é notório. Se não existem condições técnicas ou materiais para a instalação de postos de saúde, novas linhas de ônibus, posto de polícia, creches, escolas e linhas telefônicas, o projeto da casa própria sim já nasce morto, pois tudo isso citado, são aspectos obrigatórios e pertinentes para qualquer cidadão.
Não devemos prometer aquilo que não podemos cumprir, assim como um chefe de família não gasta mais do que ganha em favor da sua boa gestão familiar, que essas empresas não ofereçam produtos que não funcionem direito, brincando assim com a boa fé das pessoas.
Por Laudir j. Dutra

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