Beija-Flor é a Campeã no Rio

Com forte apelo popular, o Rio de Janeiro já tem sua campeã do Carnaval 2011, trata-se da Beija-Flor de Nilópolis, que venceu até com uma certa vantagem a segunda concorrente, a Unidos da Tijuca. O apelo popular se refere ao tema enredo e também ao homenageado, nada mais, nada menos do que o Rei Roberto Carlos que desfilou em carro especialmente para ele.
Para contar a vida do Rei, a agremiação de Nilópolis levou ao sambódromo diversas personalidades que fizeram parte da vida de Roberto. No quarto carro, por exemplo, vieram as cantoras Fernanda Abreu, Alcione e Rosemary e a apresentadora Hebe Camargo - que participaram do DVD "Elas Cantam Roberto".
Em outra alegoria, em reverência à Jovem Guarda, Erasmo Carlos dividia espaço com Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Miéle e Vanderléia, entre outros. Os sertanejos Chitãozinho e Xororó e Sula Miranda vieram em outra alegoria, que fazia menção aos caminhoneiros – Roberto tem uma música famosa em homenagem a essa categoria de motoristas.
No penúltimo carro, a réplica de um navio remetia ao projeto “Emoções em Alto Mar”, cruzeiro marítimo estrelado por Roberto. A figura de Iemanajá chamava a atenção na alegoria. O ex-marido de Claudia Raia, o ator Edson Celulari, e o filho do casal, Enzo, desfilaram como percussionistas da bateria, como de praxe.
Cercado de crianças
A expectativa pela chegada do rei ao sambódromo era visível. Ele chegou em um ônibus azul, parou ao lado de alguns carros alegóricos e precisou do apoio de seguranças para conseguir se deslocar sem a interferência da multidão ao redor. Os seguranças fizeram um corredor para que Roberto chegasse à escada que deu acesso ao carro alegórico. Depois de subir na alegoria, ele acenou e brincou com as crianças com quem dividia o carro.
Exatamente às 6h13 do dia 8/03, o carro alegórico que levava Roberto Carlos entrou na Sapucaí. Bastante aplaudido, o rei acabou cantando o samba em sua homenagem – antes, ele havia dito que não pretendia cantar uma música em homenagem a si próprio.
O público ficou até o último momento para homenagear Roberto, e a Beija-Flor cumpriu à risca sua proposta de retratar com simplicidade a vida do maior cantor popular do país. O carro abre-alas trouxe uma revoada de beija-flores em alusão a Cachoeiro do Itapemirim, cidade capixaba onde cantor nasceu.
A Beija-Flor encerrou o desfile aclamada pelo público e com a certeza de ter feito um desfile que entra para a história da vida do cantor e do próprio carnaval carioca.
Enquanto isso em São Paulo, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai, ou simplesmente Vai-Vai, para os fãs, é a campeã da folia. A disputa foi bastante apertada. A escola obteve 269,50 pontos, ficando apenas 0,25 pontos à frente das rivais mais próximas.
A segunda posição ficou para a Unidos de Vila Maria e a Acadêmicos do Tucuruvi, as duas com 269,25 pontos, seguidas pela Mancha Verde, que obteve 268,75 pontos e a Gaviões da Fiel, com 268,50 pontos. Por outro lado, os adeptos das escolas Unidos do Arouche e Nenê de Vila Matilde não têm o que comemorarem. Ambas foram rebaixadas.
A escola de samba do tradicional bairro do Bixiga, na capital paulista, conquistou o título pela 14ª vez. Nesta edição, o enredo escolhido foi “A música venceu”, que homenageava o maestro João Carlos Martins, que tem uma bonita história de superação após ter perdido o movimento das mãos.
Uma das nossas colunistas, Rosméri Argenta Dalprá da Roselar Móveis teve o privilégio de conhecê-lo pessoalmente num desses raros momentos de felicidade. Na foto, ela e o esposo Moacir, ladeiam o maestro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...