Súditos conhecerão a história da Rainha Giovana


FESTA DA UVA EM LIVRO – O ineditismo chegou à Festa da Uva. Pela primeira vez uma rainha conta com riqueza de detalhes toda a vivência e trajetória vivida, desde a decisão de se inscrever para concorrer ao título, a emoção da conquista, até a vivência com as coisas da festa.
Nenhuma outra rainha em todos esses 84 anos de reinado, teve a ideia de contar em livro, numa espécie de diário de bordo, tudo aquilo que viveu em dois anos como soberana. O objetivo principal, segundo Giovana Crosa, Rainha da Festa da Uva 2014, foi mostrar a rotina e a convivência dentro da Festa da Uva. “Tive toda uma trajetória desde a decisão de participar, realizar a inscrição, até o evento da escolha propriamente dito.
Procurei nessa obra a maior aproximação possível da realidade da Festa da Uva, foram momentos maravilhosos, fiz amigos, me emocionei e tive essa oportunidade de fazer parte de uma das páginas mais importantes da cidade de Caxias do Sul.
Espero ter podido retratar com maior fidelidade possível as coisas que cercam esse mundo maravilhoso chamado Festa da Uva”.
Um ano e meio, esse foi o tempo que levou Giovana e a pesquisadora Tânia Tonet para deixar pronto essa obra que promete ser muito esclarecedora e didática, que servirá de inspiração para essa leva de candidatas que lutam para conquistar o título de 2016, assim como as próximas gerações, fontes inesgotáveis de futuras postulantes. “Tenho a certeza de que todos vão gostar de ler o livro, que traz curiosidades, passagens marcantes que servirão certamente de inspiração para outras meninas, que assim como eu, viveu intensamente a Festa da Uva e tudo o que ela representa para a cidade”.

Falta pouco para acabar o reinado

“Desde pequena eu acompanho a Festa da Uva, sabia desde sempre da sua grandiosidade e beleza, mas só estando inserida é que a ficha vai gradativamente caindo. A gente ouve muitas brincadeiras, principalmente agora que o nosso reinado está chegando ao fim, sobre ‘reeleição’, permanência do trio atual. Claro que isso nos envaidece bastante, mas temos a noção de um trabalho bem feito, de uma participação que ficará marcada para sempre. Se fosse realmente possível a nossa permanência, eu faria tudo exatamente como vivi, como senti e me dediquei em prol da festa”.

Pequenos ‘senãos’

“Acredito que a Festa da Uva poderia ser mais divulgada fora do Brasil. Sabemos das dificuldades que todos encontram para realizar a cada dois anos esse evento, mas somos sabedores também que o reconhecimento das suas potencialidades está se espalhando por todos os cantos. Por se tratar de um evento que retrata principalmente as origens italianas e do imigrante italiano, seria bacana que esse chamamento pudesse acontecer em países que tivesse o alcance do apelo. Sem contar nos países vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai e por aí afora. Ainda vamos chegar lá, tenho essa certeza”.

Recado da Rainha às postulantes ao título

“Que a próxima Rainha da Festa da Uva tenha o mesmo engajamento, que ela trilhe com humildade, simplicidade e com orgulho de ser caxiense.
Que divulguem tanto ou mais a nossa festa maior, assim como eu e minhas princesas fizemos. Sei que é difícil, mas que ao longo do caminho, se assim precisar, que abram mão de coisas pessoais em prol de algo maior que é a Festa da Uva, com intensidade, obstinação e certas de que estão dando o seu melhor”.

Diário de Uma Rainha


“Acho que pelo tempo em que levamos para finalizar o livro, acredito que tenha ficado bem completo. Falamos do glamour de ser a Rainha, ao mesmo tempo em que evidenciamos as responsabilidades e o peso da coroa.
Não esquecemos da próxima festa que já estamos quase dentro do clima, não deixamos de mencionar todas as rainhas da Festa da Uva nesses 84 anos de história e muitas outras coisas que muita gente nem imagina que acontece dentro de um reinado de Rainha e princesas. O mais legal de tudo é que a obra é para a comunidade inteira”.

Obra dividida em seis capítulos

– Festa da Uva – a Herança Recebida – Como nasceu a Festa da Uva, a estrutura inicial e os principais marcos e transformações ao longo do tempo;
– A Saia da Bailarina – Como surgiu a ideia de concorrer ao título de Soberana da Festa da Uva, vivências anteriores com a Festa; o momento da Inscrição;
-Através dos Tempos – Uma breve história do Concurso e de suas mudanças, desde 1933, as Soberanas que ostentaram o título;
– Os Cabelos Enrolados nas Gavinhas – O Pré – Concurso e a aprendizagem por ele proporcionada;
– O Peso da Coroa – O dia da escolha, com suas emoções e responsabilidades;
– Uma Lição Cotidiana de Cidadania – O reinado, alegrias e dificuldades, fatos marcantes, lições aprendidas;

Patrocinadores

Diário de uma Rainha foi patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, Belas Letras Editora, Imobiliária Bento Alves, NL Informática, Sul Corte e o Grupo Randon.
Apoiaram a obra, Crosa Odontologia, Iguatemi, Festa da Uva, Nelson Studio Beauty, I9, Fattore, Inara Reis, Paulo Ledur, Carlos Bacchi, Dynamics e FW Flores e Decorações.
O livro tem 165 páginas e o lançamento acontece no próximo dia 29 de julho das 19h30min às 22h no espaço de eventos do Shopping Iguatemi.
Foto e texto Laudir Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...