SOCIEDADE RECEBE AS CANDIDATAS DA FESTA DA UVA


AGORA É OFICIAL – O dia 10 de julho de 2016 ficará marcado na lembrança das 20 meninas que oficialmente foram apresentadas à sociedade como candidatas da Festa da Uva. Aliás, todos os dias desde o último das inscrições tornaram passo a passo a certeza de que a partir de então, a história ganhava mais personagens.


Como de praxe, muita dedicação e cuidado por parte dos organizadores no que tange à organização e zelo pelas famílias, amigos e aqueles que têm a incumbência de divulgar e elevar ainda mais este que sem dúvida alguma, é o evento com maior envolvimento da comunidade de todo o sul do país e quiçá do Brasil, tamanha é a participação das famílias e a seriedade com que todos se referem à Festa Nacional da Uva.





















Os novos trajes que serão usados pelas candidatas, idealizados pelo estilista nacional Walter Rodrigues e confeccionados por empresa caxienses, precedeu o desfile, com as meninas realizando as suas apresentações, enaltecendo os apoiadores, e suas respectivas entidades.
Observando eventos anteriores onde as moças foram elevadas à condição oficial de candidatas, uma evolução e aperfeiçoamento daquilo que parece ser o formato ideal, reverenciando a mulher caxiense e serrana, a vestimenta e a figura importante e imponente da Rainha e Princesas, pois o trio funciona como uma espécie de cartão de visita e postal para o chamamento do público local e de todas as partes do mundo.


Não é exagero se referir à Festa da Uva como imponente e única, pois a partir dela, todas as outras festas realizadas no interior de Caxias do Sul e em diversos municípios da serra gaúcha se inspiraram e adotaram este jeito de fazer evento reunindo o maior número de pessoas possíveis. A verdade é essa, tanto é que com o passar dos anos, a questão da presença de público é um dos pontos que recebe maior atenção da Comissão Comunitária.
O presidente da comissão comunitária e da Festa da Uva Edson Nespolo, o presidente da Comissão Social, Roberto Delazzeri e demais integrantes das comissões recepcionaram os convidados. Entre eles, o secretário-geral do Governo do Estado, Carlos Búrigo, no ato representando o Governador José Ivo Sartori, o Prefeito Alceu Barbosa Velho, o Vice-Prefeito Antonio Feldmann, as atuais Soberanas, secretários municipais, vereadores, prefeitos e representantes de Municípios e de festas da região e a imprensa. Os familiares e entidades das candidatas, além de patrocinadores e apoiadores da Festa também estavam presentes no evento, que foi transmitido ao vivo pela UCS TV.
Com voz embargada e visivelmente muito emocionado, o presidente da Comissão Social Roberto Delazzeri deu as boas-vindas a todos os presentes. Falou que as 20 jovens são protagonistas da história da cidade, com a participação no concurso da Rainha da nossa festa máxima. Comparou a coragem das candidatas com a força da mulher imigrante que aqui chegou há 140 anos, destacando a generosidade e o empreendedorismo, além da fé e da alegria. Aproveitou para convidar para o Filó das Embaixatrizes no dia 08 de agosto, quando as meninas receberão o título de ‘Embaixatriz da Festa da Uva 2016′. Também agradeceu os demais membros da comissão, ressaltando a união de todos para o sucesso da escolha da Rainha, agendada para o dia 05 de setembro.

O presidente Edson Nespolo lembrou a trajetória da Festa que está em sua 31ª edição e da contribuição de cada um dos prefeitos e ex-presidentes para a festa e nas melhorias do Parque, enumerando obras de cada um deles. Ressaltou a união de esforços da comissão, de apoiadores e patrocinadores para dar continuidade a festa, apesar da crise econômica. Falou que a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul é muito bem conceituada em todo país, por onde é divulgada, e disse ter a certeza que a de Festa da Uva de 2016 será a melhor de todos os tempos. Também destacou o caráter regional que terá a festa do ano que vem, trabalho de integração que está sendo feito pelo Vice-Prefeito Antonio Feldmann. E por fim, proferiu uma frase de Raul Seixas. “Um sonho que se sonha só é apenas um sonho e um sonho que se sonha junto é uma realidade”. Néspolo
O prefeito Alceu Barbosa Velho agradeceu a participação de todos no evento, principalmente das famílias e entidades das candidatas. “A Festa da Uva, está provado, só se perpetuou porque famílias emprestaram suas filhas lindas e queridas para fazer parte de um concurso de cultura e beleza. A Festa só atravessou o tempo, porque famílias da colônia e da cidade trouxeram o melhor de suas safras para a exposição de uvas, para vender produtos que constituem a base de nossas origens”.
E ressaltou o caráter voluntário do trabalho em prol da Festa “A Festa da Uva só chegou até aqui, porque famílias inteiras se agregaram voluntariamente à tarefa de promover a festa. Rainhas, princesas, embaixatrizes não disputam apenas um concurso cultural de beldades. Elas se submetem a um grande vestibular, onde todas são aprovadas. Estar nesta escolha, participar desta festa implica na honra maior de escrever seu nome e sobrenome no rol das pessoas que se dedicaram parte de sua vida a representar Caxias do Sul no mundo”.

Um registro muito positivo foi o tratamento dispensado à imprensa, num sinal de respeito e reconhecimento com os profissionais que têm muito peso nas questões de espalhar a notícia positiva a todos os cantos. Desta vez, ao contrário de festas anteriores, muito espaço de circulação entre os convidados, uma passarela que contemplou os melhores ângulos dos fotógrafos, cinegrafistas e repórter presentes. Leva um 9,5 neste quesito, só não levando a nota máxima por causa de uma luz muito forte (na foto acima a luz atrás da Laura Denardi ilustra bem), que vinha do palco diretamente para as lentes, dificultando um pouco a imagem. Mas estão todos de parabéns.
Foto Laudir Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...