SAMU completa 10 anos de atuação em Caxias





SAÚDE - A Secretaria da Saúde, informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou 10 anos de atuação em Caxias do Sul no dia 24 de agosto. Para celebrar a data, nos dias 20, 21 e 22 de agosto foram realizadas atividades de demonstração de primeiros socorros e distribuição de material informativo para a comunidade na Praça Dante Alighieri.
O SAMU é um serviço pré-hospitalar móvel, ou seja, atendimento móvel de urgência. Atua buscando chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, psiquiátrica ou obstétrica), que possa levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O Serviço é responsável por organizar a relação entre os vários serviços de saúde, qualificando o fluxo de pacientes na rede e, também, atender os pedidos de urgências solicitados pela população. Em 10 anos de atuação junto à comunidade, foram realizados mais de 174 mil atendimentos com o envio de ambulância.
A diretora-geral do SAMU/Serra, Renata Carrazoni Fontes, destaca que a principal mudança nos 10 anos do Serviço foi a formação de um núcleo de treinamento dos profissionais, a informatização do sistema de regulação e a melhoria na qualidade dos equipamentos utilizados. “Na Central de Urgências temos um sistema informatizado de regulação médica, diferente do que iniciamos, que era o preenchimento de fichas em papel. Além disso, a qualidade de recursos dispendidos são superiores aos do início do SAMU por causa dos equipamentos de ponta e a qualificação profissional, treinamentos e valorização dos colegas”, explica.


O Serviço conta com cinco ambulâncias, sendo uma UTI móvel e quatro de suporte básico e uma equipe formada por 25 médicos, sete enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, três auxiliares de enfermagem, 20 motoristas e 17 auxiliares de regulação. Os profissionais da equipe do SAMU são responsáveis pelas, cerca de, 1.120 ligações diárias, 290 regulações médicas (atendimento pelo médico regulador) e, uma média de, 45 atendimentos diários realizados com ambulâncias.
Além do atendimento às urgências, o SAMU realiza ações em conjunto com a comunidade, por meio de capacitação de primeiros socorros, aos trabalhadores que não atuam na área da saúde, em empresas ou junto à comunidade. Nessas atividades, ocorrem demonstrações de primeiros socorros, além de orientações sobre quando o SAMU deve ser acionado. Em 2014, teve início o projeto SAMUZINHO, que atua nas escolas do Município por meio de atividades lúdicas ensinando as crianças sobre casos de urgência e como acionar o Serviço.
“Atualmente, os pedidos de atendimentos são, na maioria dos casos, pertinentes, ou seja, com envio da ambulância, o que nos leva a crer que as pessoas estão identificando o SAMU exatamente como sendo para emergências e urgências. Temos uma relação de confiança com a população e com as instituições de saúde, ou seja, credibilidade, pois primamos por um trabalho responsável e de qualidade”, argumenta Renata.

Confira a programação de comemoração dos 10 anos do SAMU em Caxias do Sul:

20 de agosto (quarta-feira)
Abertura oficial das comemorações de 10 anos do SAMU em Caxias do Sul
Horário: 14h (as ações decorrem até as 17h)
Local: Praça Dante Alighieri
Atividades programadas: Após a solenidade de abertura, com uma ambulância e equipe extra, serão realizadas demonstrações de primeiros socorros e apresentação de vídeo sobre atendimentos do serviço. (Foto Andressa Gallo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...