2º Congresso Brasileiro de Direito Médico inicia nesta quinta-feira




Evento debate as falhas na medicina e suas consequências, na UCS

Os maiores nomes das áreas médica e jurídica do Brasil e exterior estarão reunidos em Caxias do Sul a partir desta quinta-feira, 21 de agosto. Os profissionais participam do 2º Congresso Brasileiro de Direito Médico, que acontece pela primeira vez no Rio Grande do Sul, na Universidade de Caxias do Sul.
Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética(Anadem); José Manuel Monteiro de Carvalho e Silva, bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal; Wilmes Roberto G. Teixeira, membro Fellow da American Academy of Forensic Sciences (EUA); e Miguel Kfouri Neto, mestre em Direito, estão entre os palestrantes do evento. Os especialistas discutem falhas na medicina, responsabilidade civil, prova pericial nos processos profissionais, responsabilidade ética do médico, reprodução humana assistida e pesquisa médica, entre outros assuntos.
Na quinta-feira, 21 de agosto, o Congresso inicia às 20h. Já na sexta-feira e no sábado, as atividades começam às 8h30min. O evento acontece no UCS Teatro, Bloco M da Universidade de Caxias do Sul. Os interessados em participar do Congresso podem se inscrever até esta quarta-feira, 20 de agosto, no site cursosanadem.org.br.
A realização é da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), com patrocínio de Unicred Caxias e apoio da Universidade de Caxias do Sul.

Programação

2º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO MÉDICO
Quinta-feira – 21 de agosto
A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO
Horário: 20h
Palestrante: Dr. Miguel Kfouri Neto
Presidente: Desembargador Dr. José Aquino Camargo – presidente do Tribunal de Justiça do RS
Moderador: Dr. Walduy Fernandes – diretor jurídico da Anadem
Debatedor: Isaías Levy – médico especialista em ortopedia e traumatologia, 1º secretário do CREMERS

Sexta-feira – 22 de agosto
RESPONSABILIDADE PENAL DO MÉDICO
Horário: 08h30min
Palestrante: Léo Meyer Coutinho
Presidente: Ambrosio Luiz Bonalume – advogado especialista em defesa médica
Moderador: Lisandra Stephanou – advogada especialista em defesa médica
Debatedor: Dr. Ronaldo Lara Resende – promotor de Justiça da Comarca de Farroupilha

PROFILAXIA DO ERRO MÉDICO
Horário: 09h20min
Palestrante: Dr. Raul Canal – advogado, referência nacional em defesa médica
Presidente: Dr. Evaldo Antonio Kuiava – Reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Moderador: Dra. Amelia Pessoa
Debatedor: Dr. Flávio Borges, diretor executivo da Fehosul


A INVERSÃO DO ONUS DA PROVA
Horário: 11h
Palestrante: Jeronimo Romanello Neto
Presidente: Dr. Luiz Antônio Marcon
Moderador: Dr. Luciano Bauer Grohs – delegado regional do CREMERS em Caxias do Sul
Debatedor: Dr. Air Paulo Luz – presidente da OAB, subseccional de Caxias do Sul

QUANTIFICAÇÃO DO DANO MORAL EM AÇOES INDENIZATÓRIAS
Horário: 14h30min
Palestrante: Cid Célio Jayme Carvalhaes
Presidente: Dra. Mariana Rotta Medeiros
Moderador: Edson Doncatto – vice-presidente da Unimed Nordeste-RS
Debatedor: Gabriel Felsky dos Anjos

A IMPORTÂNCIA DA PROVA PERICIAL NOS PROCESSOS ÉTICOS PROFISSIONAIS E ETC
Horário: 15h50min
Palestrante: Dr. Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira
Presidente: Dr. Asdrubal Falavigna - médico neurologista, coordenador do curso de Medicina da UCS. Atual conselheiro do CREMERS
Moderador: Dr. Sadi Poletto – médico especialista em otorrinolaringologia e medicina de tráfego. Mestrado em Medicina Forense pela Universitat de Valencia - Espanha. Mestre em envelhecimento humano pela Universidade de Passo Fundo. Docente da Universidade de Caxias do Sul - disciplinas de Medicina Legal e Criminologia do Curso de Direito e Bioética dos Cursos de Biologia, Farmácia e Medicina.
Debatedor: Ney Wiedemann Neto - desembargador da 6ª Câmara Cível do TJRS, mestre em Poder Judiciário (FGV Direito Rio), coordenador do Centro de Estudos do TJRS, professor de Direito em cursos de graduação e pós-graduação.


Sábado - 23 de agosto

A RESPONSABILIDADE ÉTICA DO MÉDICO
Horário: 08h30min
Palestrante: Roberto Dávila
Presidente: Carlos Castellano Silveira – médico pneumologista e cirurgião de cabeça e pescoço. Atual presidente da Unimed Nordeste-RS
Moderador: Dr. Mario Fedrizzi – médico cirurgião e atual conselheiro do CREMERS
Debatedor: Dr. Marlonei dos Santos – presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul

HISTÓRIA DA ORDEM DOS MÉDICOS DE PORTUGAL
Horário: 09h45min
Palestrante: José Manoel Monteiro de Carvalho e Silva
Presidente: Dr. Rossano Dal Molin
Moderador: Dr. Antonio Celso Koehler Ayub – médico especialista em ginecologia. Atual conselheiro do CREMERS

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA
Horário: 11h20min
Palestrante: Sandra Lima Alves Monteiro - Professora de Direito Civil desde 2000, mestre pela UFRGS com dissertação sobre os aspectos jurídicos da reprodução humana assistida. Atualmente professora de Direito Civil em Quito - Equador e coordenadora da área de pesquisa em Direito da UDLA
Presidente: Dra. Dilma Tessari – médica especialista em ginecologia e obstetrícia. Atual Secretária de Saúde de Caxias do Sul
Moderador: Rafaela Petracco – ginecologista Post Doctoral Research Fellow pela Universidade de Yale (Estados Unidos). Fellow do Instituto Valenciano de Infertilidade de Valência (Espanha). Instrutora do ambulatório de ginecologia endocrinológica da Santa Casa de Porto Alegre. Doutoranda em clínica médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Debatedor: Dr. Fabio Pasqualotto - especialista em reprodução humana, andrologia e microcirurgia pela Cleveland Clinic Foundation (EUA). Mestre e doutor pela Faculdade de Medicina da USP - Urologia.

A PESQUISA MÉDICA, A PESQUISA EM SERES HUMANOS
Horário: 14h30min
Palestrante: Anibal Gil Lopes
Presidente: Walter Prado Nepomuceno - graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em direito empresarial (PUC/RS/2003), especialização em processo civil (UNISINOS/2003) e mestrado em direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS/2004). Atualmente é advogado e professor universitário concursado nos cursos de Direito e Administração de Empresas na Universidade de Caxias do Sul e Faculdade São Judas Tadeu. É coordenador do Serviço de Assistência Jurídica ligada a Universidade de Caxias do Sul. Atual Vice-Presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.
Debatedor: Dr. Raul Canal

RESPONSABILIDADE CIVIL HOSPITALAR
Horário: 16h20min
Palestrante: Dr. Eduardo Dantas
Presidente: Alceu Barbosa Velho - formou-se em Direito na Universidade de Caxias do Sul. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Caxias do Sul por dois mandatos e vereador da cidade entre 1994 e 2000. Foi também vice-prefeito durante o governo do José Ivo Sartori (2005-2011). Atual Prefeito de Caxias do Sul
Moderador: Sandro Junqueira - Graduado em Administração Hospitalar, pós-graduado em Auditoria em Saúde e atual diretor do Hospital Geral em Caxias do Sul
Debatedor: Dr. Walduy Fernandes – diretor jurídico da Anadem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...