Fatos Históricos de hoje, 31/05 por Valdir dos Santos


31_Maio_dia_mundial_sem_tabaco
Hoje é o dia 31 de maio, sábado. — Vigésima segunda semana do ano.– De janeiro a hoje passaram 151 dias. Faltam 214 dias para o fim  do ano. –Estação: Outono. Lua nova.  — Signo de Gêmeos.. -  Os aniversariantes de hoje privilegiados e podem escolher a proteção de qualquer anjo de sua preferência.
Pensamento do dia: Não sabe governar quem nunca soube obedecer.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – O município de Harmonia foi criado em13 de abril de 1988 e integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário Vale do Caí. Harmonia tem  4 mil habitantes e 3.600 eleitores. Sua economia concentra-se na produção rural de frutas cítricas.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 31 DE MAIO  DATA NACIONAL da República da África do Sul, que fica no extremo sul da África e cuja capital é a Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (Administrativa) e  Bloemfontein (Judiciária), festeja hoje a República.– DIA DA AEROMOÇA E DO COMISSÁRIO DE BORDO  — DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO,instituído pela ONU — DIA DA JUVENTUDE EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL — DIA MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA, instituído pela  ONU.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1790 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS –  Lei de Direitos Autorais assinada pelo presidente George Washington protege os direitos autorais sobre livros, mapas e outros materiais escritos.
1874 – MILANO ITÁLIA -  Estreia na Igreja de São Marcos da Missa de Réquiem, de Giuseppe Verdi, composta em homenagem ao escritor Manzoni.
1907 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Importados de Paris, os táxis chegam à Cidade de Nova Iorque. Estes novos táxis são os primeiros nos Estados Unidos.
1910 – CIDADE DO CABO – ÁFRICA DO SUL - O Ato da África do Sul unifica e garante o autogoverno às colônias britânicas na região. A nova constituição concentra o poder nas mãos de todo o parlamento branco, e nega a participação de representantes negros.
1911 – BELFAST – IRLANDA DO NORTE - O navio White Star Titanic é apresentado como uma das maiores embarcações flutuantes mas  afunda em sua viagem inaugural em abril de 1912.
1916 – I GUERRA MUNDIAL - Começa a batalha  da Jutlândia, que terminou no dia seguinte.  Foi a única grande batalha naval da I Guerra Mundial. Começou com o choque dos 150 cruzadores britânicos com os noventa e nove navios alemães. As perdas inglesas foram superiores às alemães. Mesmo assim, o almirantado alemão não quis correr o risco de confrontação naval com os ingleses. Com isso, a Grã-Bretanha conservou a sua supremacia no Mar do Norte.
1957 – LONDRES – INGLATERRA - O Reino Unido detona sua segunda bomba de hidrogênio numa série de testes no Pacífico central.
1959 – CIDADE DO CABO – ÁFRICA DO SUL – África do Sul confina por cinco anos o presidente do Congresso Nacional Africano, Albert Luthuli, em sua fazenda em Natal.
1961 – CIDADE DO CABO – AFRICA DO SUL – Lideranças políticas proclamam sua república.
1962 – JERUSALÉM – ISRAEL –  Adolf Eichmann, um dos líderes nazistas responsáveis pelo Holocausto, é sentenciado a morrer enforcado em Jerusalém.
1971 – BANGLADESH – INDIA - A Índia pede ajuda internacional para combater um surto de cólera registrado entre refugiados da guerra civil em Bangladesh.
1979 – GENEBRA – SUIÇA - A OTAN aceita a primeira versão do tratado sobre limitação das armas estratégicas SALT-2, negociado por representantes dos EUA e da URSS.
1990 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Os presidentes George Bush, dos EUA, e Mikhail Gorbatchev, da URSS, iniciam em Washington sua segunda reunião de cúpula.
1995 – MOSCOU – RÚSSIA – A Rússia formaliza seu ingresso na Associação para a Paz da OTAN.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,   NA HISTÓRIA DO BRASIL 
1978 – BRASÍLIA – A DOPS entrega o nazista Gustav Franz Wagner à Polícia Federal para posterior extradição, pedida por Alemanha, Polônia e Israel.
1997 – BRASÍLIA – O imperador Akihito do Japão e a imperatriz Michiko iniciam visita de dez dias. 1999 – RIO DE JANEIRO - Greenpeace lança campanha de defesa da  Região Amazônica.
2001 – TOCANTINS – O Exército e o Ministério Público intervêm para acabar com a greve de policiais militares, no Tocantins, que já durava doze dias.
2004 – PORTO PRÍNCIPE – HAITI – O Exército brasileiro assume o comando da força de paz da ONU no Haiti e contribui com a maior parte de seu contingente.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,   NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1808 – PORTO ALEGRE - ‘’O Senado da Câmara recebe o alvará de  1º de maio de 1808, permitindo o estabelecimento de fábricas de toda qualidade de manufaturas.’’
1941 – ROMA - Morre Dom Máximo Rinaldi, bispo de Rieti. Como padre carlista esteve no Rio Grande do Sul, tendo trabalhado em numerosas localidades. Foi também provincial de sua congregação. Regressando para a Itália, foi nomeado bispo. Morreu com fama de santo.
1972 – FLORES DA CUNHA – Morre Frei Salvador Pinzetta, irmão leigo capuchinho. Nada fez a não ser viver de forma extraordinária a vida franciscana,  e desde1980 transita sua beatificação.  Anualmente, faz-se peregrinação ao seu túmulo, na igreja matriz, de Flores da Cunha.
SANTO DO DIA DE HOJE, 31 DE MAIO  – DIA DE LOUVOR À NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO – Festeja-se hoje a visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Nossa Senhora estava grávida de Jesus e Isabel grávida de São João Batista, o precursor.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,   NA HISTÓRIA REGIONAL
1892 – PORTO ALEGRE - Pelo Ato 205-A, é elevada a Vila, mudando o nome para Benjamin Constant, a povoação colonial de Alfredo Chaves (Veranópolis), com o território o 3º distrito de Lagoa Vermelha. Em 5 de julho seguinte, entretanto, pelo ato nº 232, é declarado sem efeito o ato 205-A, voltando Alfredo Chaves a constituir o 3° distrito de Lagoa Vermelha. Em 15 de janeiro de 1898, entretanto, pelo Ato 124-B, a freguesia de Alfredo Chaves é elevada a  município.
1900 – ANTÔNIO PRADO – Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, Bispo do Rio Grande do Sul, decreta a criação  da paróquia de Antônio Prado. O primeiro pároco foi o Pe. Cármine Fasulo.
1924 – CAXIAS DO SUL - O intendente José Penna de Moraes extingue o 5º distrito em Galópolis.
1934 – CAXIAS DO SUL - É aberta concorrência para a construção da igreja de Nossa Senhora das Neves, na 9ª Légua É um patrimônio cultural e religioso até hoje.
1934 – CAXIAS DO SUL - Visita a cidade o Cônsul da Itália no Rio Grande do Sul Américo Gigli.
1944 – CAXIAS DO SUL - A Paróquia de Santa Teresa é consagrada ao Coração de Maria.
1946 – CAXIAS DO SUL – A cidade registra a  inauguração da luz fluorescente.
1954 – CAXIAS DO SUL - Sai a revista PAX ET BONUM dos padres capuchinhos. É fonte preciosa de informações históricas, criteriosas e seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...