Festa da Uva recebe homenagens na Assembléia Legislativa do RS

HomenagemAssembleia_Luiz Chaves (1)

Espaço do Grande Expediente foi dedicado à Festa.
Deputados exaltaram a essência da celebração de mais de 80 anos
        
PORTO ALEGRE – Venerar uma história de 83 anos e um povo que mantém viva as tradições e o orgulho de seus antepassados. Com esse discurso, a Festa Nacional da Uva 2014 foi homenageada, na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Proposta pelo Deputado Vinicius Ribeiro, em conjunto com os demais Deputados Estaduais caxienses, Marcos Daneluz, Marisa Formolo e Maria Helena Sartori, a homenagem ocupou o Grande Expediente Especial da sessão.
A Deputada Maria Helena Sartori iniciou o pronunciamento, exaltando o encantamento que as Soberanas e os Desfiles Cênicos Musicais causam na comunidade. “A festa é o símbolo e a síntese dos caxienses, porque resgata a saga de um povo que se deparou com muitas adversidades, mas venceu. Hoje celebramos a safra da vida, a mistura de raças que se funde em uma soma de talentos”, frisou.
Momentos importantes das últimas edições, como a inauguração do Pórtico do Centro de Eventos, do Salão Paroquial e das inovações no Desfile Cênico Musical, nas festas de 2006, 2010 e 2012, respectivamente, foram lembrados.
Para o Deputado Marcos Daneluz, a Festa da Uva mostra a grandeza de culturas, a pujança e a diversidade do povo caxiense. “A Festa da Uva cresceu junto com a cidade, mas não esqueceu suas raízes, sua produção, os colonos e os agricultores, aqueles que verdadeiramente construíram o início de nosso desenvolvimento”, afirmou.
Já o Deputado Vinicius Ribeiro destacou a alegria e a honra de ter participado de edições passadas da Festa, seja como figurante do Corso ou como diretor dos espetáculos. “Caxias do Sul é uma cidade grande, mas que ainda cultiva a alma de colônia. Nada demonstra mais essa tradição do que a nossa Festa da Uva. Fazê-la requer muita dedicação e amor para garantir o sucesso de uma das maiores festas comunitárias de todo o país”, completou.
A deputada Marisa Formolo, também proponente da homenagem, está em viagem fora do país e não prestigiou a sessão. O grupo A Festa Chegou e as Soberanas cantaram o tema da Festa, Na Alegria da Diversidade. Ao final foi entregue uma placa para homenagear a Festa em nome da Assembleia Legislativa.
A comitiva da Festa da Uva foi composta pelo casal Presidente da Comissão Comunitária, Edson e Cristina Nespolo, Rainha Giovana Crosa e Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin, Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, Vice-Prefeito, Antônio Feldmann, Vice-Presidente do Legislativo da Festa da Uva e Presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa, a Diretora de Hospitalidade e Secretária Municipal do Turismo, Drica de Lucena, Embaixatrizes, Cristiane Palandi e Valdnéia Borges de Abreu, além dos secretários municipais Agenor Basso, de Governo, Marléa Ramos Alves, de Educação, e Carlos Búrigo, de Gestão e Finanças.
A Festa Nacional da Uva 2014 acontece de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014, em Caxias do Sul. São patrocinadores do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Caxias do Sul. (Foto Luiz Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...