Acontece o primeiro Câmara Vai aos Bairros


Os 23 vereadores eleitos se fizeram presentes, bem como as suas respectivas assessorias

CAXIAS DO SUL - Como estava previsto, aconteceu no último dia 29 de abril no bairro Belo Horizonte, zona norte de Caxias do Sul a primeira edição de 2013 do Câmara Vai aos Bairros, projeto itinerante do Legislativo, que da o pontapé inicial de muitas reuniões que acontecerão ainda este ano.
O presidente Edson da Rosa abriu os trabalhos, explicando o formato do encontro, as tratativas elencadas e também dando espaço para que todos os vereadores pudessem fazer a sua apresentação individual para a comunidade que lotou as dependências do Centro Comunitário da referida localidade.
Transporte Coletivo Urbano
Dentre as principais reivindicações das comunidades dos 34 bairros que compõem a região norte, está a falta de serviço efetivo por parte da concessionária dos transportes coletivos urbanos.
O não cumprimento de horários e a falta de sensibilidade com os trabalhadores que utilizam esse serviço aos sábados para se deslocar. Faltam horários que atendam a demanda, principalmente para ir até o centro da cidade.

A comunidade solicita que seja ampliado o serviço de táxi e ônibus para deficiente físico. Segundo os usuários, faltam carros para atender a grande demanda existente.
Moradores reclamam também que muitos problemas são verificados no funcionamento do sistema, colocando em risco os cadeirantes. Cintos de segurança ineficientes e servidores mal preparados para operar o sistema são os maiores entraves para uma viagem segura e rápida. Segundo uma mãe de deficiente, quando acontece uma falha, o carro chega a ficar até 10, 15 minutos até que seja resolvido o problema e a viagem continue.
Correios e Telégrafos
A população reivindica um posto avançado dos Correios e Telégrafos na zona norte para auxiliar no envio e coleta de postagens. Faz tempo que foram realizados estudos nesse sentido, mas que infelizmente não tem surtido efeito os reiterados pedidos dos moradores da região norte.
Aglomeração de lixo
Os moradores solicitam providências das autoridades competentes no tocante ao lixo espalhados sob a rede de transmissão de energia elétrica. Salientam que é encontrado de tudo no local, desde lixo doméstico até móveis velhos, a exemplo do que acontece com frequência nos terrenos baldios.
Serviço de saúde
Os usuários da UBS do Santa Fé reclamam do mau atendimento naquela unidade de saúde. Salientam que o médico utiliza meia hora para atender quinze pessoas, inclusive crianças e que reiteradas vezes mandou algumas para casa argumentando que as mesmas não apresentavam nenhum tipo de enfermidade. Segundo relatos, já houve casos do médico estar enganado pelo simples fato de que ele não examina como deve os pacientes, preferindo atender mais sem se importar com o diagnóstico preciso. Um denúncia grave que precisa ser esclarecida pela secretaria da Saúde.
Escola Técnica
Os vereadores prometeram que estarão mais atentos com relação ás obras do Instituto Federal do Rio Grande do Sul que está com suas obras paradas há bastante tempo sem uma previsão de término.
A estrutura física localizada no bairro Fátima está sendo tomada pelo mato sem que haja uma definição de prazo para a conclusão. As alegações são diversas, vão desde a falta de mão de obra até a falência de empreiteiras.
A verdade é que lá se vão quase dois anos desde que iniciaram as obras e que até o momento tem prejudicado os interessados em ingressar nesse centro de estudos. Vale lembrar ainda que a comunidade do Fátima e arredores se organizaram nessa reivindicação e está diretamente ligada, pois houve uma negociação com a Associação de Moradores, que cedeu a área onde funcionava em troca de uma outra para continuar as suas atividades.
O novo Centro Comunitário foi erguido num curto espaço de tempo e já está em funcionamento, enquanto que o IFRGS não decolou. A população teme que haja falta de vontade política para concluir a obra, senão, como explicar tanta demora.
Área de lazer no Victorio Trez
Moradores do referido bairro, solicitam a construção de área de lazer para tirar literalmente as crianças da rua. Elas utilizam o meio da rua como campo de futebol, colocando em risco as suas vidas.
Centro Comunitário no Fátima Baixo
Pertinente o pedido por parte dos moradores que não têm um local para discutir as suas demandas.
De acordo com o presidente da Casa, Edson da Rosa, o principal objetivo das reuniões, que completarão seis edições ao longo deste ano, será o reforço e o esclarecimento sobre o conceito do poder Legislativo. “As pessoas precisam, cada vez mais, compreender as funções de um vereador e a rotina legislativa, para não confundirem as atribuições do Parlamento com as do Executivo Municipal”.
O presidente também destaca que, neste ano, a parceria com a União das Associações de Bairros (UAB), a partir do presidente Valdir Walter, ficou intensificada. Comenta que houve uma formalização durante assembleia da UAB, que auxiliará na definição de locais e horários e na própria divulgação dos eventos.
A comunidade teve a oportunidade de se manifestar e apresentar as suas demandas
Estes são os 34 bairros e loteamentos contemplados nesta edição: Belo Horizonte, Canyon, Centenário I, Centenário II, Condomínio Nossa Senhora do Rosário, Fátima Baixa, Garbin, Interlagos, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Linha 40, Loteamento Altos da Maestra, Loteamento Brandalise, Loteamento Caxias, Loteamento Colina do Sol, Loteamento Jardim das Torres, Loteamento Millenium, Loteamento Morada dos Alpes, Loteamento Parque Alvorada, Loteamento Parque dos Vinhedos, Loteamento Portal da Maestra, Loteamento São Bernardo e Franzói, Moinhos de Vento, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, Parque Oásis, Pioneiro, Pôr-do-Sol, Rota do Sol, Santa Fé, Santo Antônio, São Luiz, Veneza, Vila Ipê.
O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.
Além do presidente Edson da Rosa, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira, Clair Girardi (Kiko), Daniel Guerra, Denise Pessôa, Edi Carlos, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Jaison Barbosa, Jó Arse, João Carlos Virgili Costa, Mauro Pereira, Neri Pereira (Neri, O Carteiro), Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi, Renato Nunes, Rodrigo Beltrão e Zoraido Silva. (Foto Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...