Quando precisar, chame o ‘Chico’ que ele resolve!


Francisco Spiandorello: "Sem dúvida este é mais um grande desafio na minha carreira política"
Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Mais um desafio na carreira desse abnegado político, querido por todos, conciliador, agregador e acima de tudo, bom caráter. Francisco de Assis Spiandorello está de volta à administração municipal, desta vez como titular da pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.
Não há desafios que ele não tenha enfrentado com o mesmo afinco e por ser algo novo na sua extensa folha de serviço para a política, certamente este será mais um a ser vencido.
A Secretaria, considerada nova (apenas 11 anos de atuação), localizada numa casa ampla na Visconde de Pelotas, 2050 no bairro Pio X, tem um novo comandante. Quem for até lá encaminhar alguma solicitação ou reservar alguma vaga que possa credenciá-lo à qualificação através de cursos, foi ao lugar certo.
Trata basicamente de assuntos relacionados a fomento á economia familiar, empreendedorismo, desenvolve ações que favoreçam jovem e adulto na busca por uma condição satisfatória no mercado de trabalho e por consequência, uma melhor qualidade de vida.

“O desenvolvimento econômico tem muita relação com o trabalho e o emprego, entre outras ramificações. Nosso objetivo principal é propiciar através da capacitação profissional através de órgãos como o SENAI, SENAC, SEBRAE, SENAST, que seriam nossos parceiros nessa grande jornada que pretendemos implementar neste espaço”, salienta Chico, que está no cargo a pouco mais de 20 dias e ainda se familiariza com a nova função dentro do serviço público do qual ele é profundo conhecedor.
Para o ex-vereador, o fundamental é dar condições de trabalho e qualificação acentuada para as mais de vinte famílias que chegam à cidade diariamente, oriunda dos mais diversos pontos do interior do estado. “Precisamos oportunizar emprego a essa gente e para isso, deve existir a qualificação para não se tornar uma concorrência desigual ou até mesmo aumentar ainda mais as estatísticas de pessoas fora do mercado de trabalho em Caxias.
Nossa rede social é boa, mas precisamos juntar todas as entidades de classe nessa empreitada, Sindilojas, CDL, CIC, Sindigêneros, Sindiplás, só para citar algumas, juntamente com os órgãos públicos como a FAS, Codeca, SAIS, etc. Certamente todos agregarão de alguma forma e tornarão possíveis essas iniciativas”.
Mudanças se fizeram necessárias
“Aqui precisamos planejar estratégicas com o objetivo de fomentar renda, trabalhamos com programas e projetos específicos. O nosso objetivo é trazer para a secretaria todos aqueles que podem ser parceiros e participantes e juntos com a comunidade, com consciência para o resultado. Como fazer isso?
Primeiro temos que fazer cursos de rápida duração, sem peso de custeio, com a inclusão das famílias, que precisam estimular os jovens e adultos. Coisas práticas com resultados imediatos, tendo sempre o sentimento que houve as mudanças.
Temos que incentivar as pessoas a desenvolver suas aptidões. Vamos regularizar isso, fazendo com que elas tenham a firmeza e o respaldo legal”.
Trabalhar com quem conhecemos
“O mandato eletivo te dá algumas condições de escolha. A câmara de vereadores está cheia de leõezinhos, ali é o retrato da sociedade, com ideias contrárias, cada um tem a sua equipe para tratar especificamente de determinados assuntos que a própria representada respalda.
Já no governo existe a cabeça do processo, que nada mais é do que uma junção em busca dos resultados determinados ou esperados por este. Ali sempre deve existir o consenso para decidir qualquer questão.
Para o prefeito a escolha se dá no sentido de que os seus elegidos para atuar na administração atenda as suas expectativas. A montagem exige determinadas condições, o que envolve um universo bem mais amplo.
O Alceu Barbosa Velho fez parte do governo Sartori, mas o discurso de campanha dava conta de que faria mais, por isso a cobrança também será maior, temos que trabalhar mais.
Aqui temos que trabalhar em grupo, ter grande comunicação, um diálogo permanente na busca pelos resultados.
No Legislativo são discussões e debates e demora mais para decidir sobre as deliberações. Mas vamos aos poucos nos inteirando de tudo e dando o toque pessoal para que possamos deixar nossa marca”
Oportunidade ímpar para se reinventar
“Acredito que seja uma oportunidade muito boa para nos remotivarmos. Não podemos cansar de manter o diálogo, temos que trabalhar para encaminhar os projetos. O problema maior acredito, seja no momento em que definiremos pela afirmação das nossas ideias enquanto equipe de trabalho. As coisas precisam ser aceitas, temos que buscar recursos, até porque trabalhamos com um orçamento apertado”.
Afirmação do governo Alceu
“Penso que dentro de cem dias já teremos a cara do jeito Alceu de trabalhar. Nós fazemos parte deste contexto e o prazo também no inclui. Todas as secretarias de alguma forma precisam fazer o seu trabalho para mostrar ao prefeito que ele fez as escolhas certas. Claro que algumas coisas levam tempo, mas a partir do centésimo dia já dá para ter uma formatação de governo”.
O governo não pode pensar que está tudo bem
“Não podemos ficar na zona de conforto, precisamos estar atentos e desenvolver o nosso trabalho. Enquanto as pessoas acham que está tudo indo bem, dentro do cronograma, temos que ter bem pontual de que fazemos parte de um projeto arrojado. O governo anterior deixou um legado muito bom, estamos concluindo algumas coisas, mas já vamos entrar no foro íntimo, por isso temos que mexer, desenvolver ações que acrescentem e que agreguem ao que já existe e sobre aquilo que o ex-prefeito Sartori deixou.
Daqui a pouco vão começar as cobranças, mas como cada um tem a sua forma de governar, é preciso saber na hora certa, diferenciar as ações e dar aquilo que de direito, cada um merece, pois se trata de dois excelentes gestores públicos”.(Fotos Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...